Jogamos

Análise: Ultimate Marvel VS. Capcom 3 (PS3)

Games de luta são divisores de gostos dos gamers por aí. Alguns simplesmente amam esse gênero, estudam os movimentos, os quadros de cada ... (por Anônimo em 01/12/2011, via PlayStation Blast)

Ultimate_Marvel_vs_Capcom3Games de luta são divisores de gostos dos gamers por aí. Alguns simplesmente amam esse gênero, estudam os movimentos, os quadros de cada personagem e até mesmo participam de campeonatos. Outros gamers preferem manter distância de todos esses tais combos, golpes especiais e movimentos complexos. É difícil haver um meio-termo, pois os games de luta não são feitos para serem terminados ou para se envolver em um modo história: o que importa é saber jogar e derrotar os amigos em confrontos emocionantes. Neste último, a Capcom é mestre e Ultimate Marvel VS. Capcom 3 é sua mais nova empreitada de sucesso.

Eles VS Você VS Eu

Para quem não é familiarizado com o estilo da franquia VS. da Capcom, eu vou explicar: Nele você usa três personagens à sua escolha e enfrenta outros três personagens em lutas eufóricas, movimentadas e rápidas, muito rápidas. Em seu arsenal você tem armas, magias, combos (sequências de golpes), especiais lindos de se ver e um pouco de sorte. São 48 personagens de cada lado. Há opções óbvias como o Wolverine e o Capitão América no lado da Marvel, e Ryu e Morrigan no lado da Capcom. As relativas surpresas são aparições do ótimo advogado Phoenix Wright e do pequenino Rocket Raccoon, já que não os imaginamos dando um pau no Hulk, por exemplo. Mesmo com essa premissa maluca do encontro de muitos personagens diferentes em um confronto para salvar ou não a Terra (e convenhamos que não há necessidade de uma boa história), o game se agarra ao seu gameplay competitivo, onde cada personagem – se bem treinado – pode ser uma arma extremamente forte nas mãos de um hábil gamer.

ultimate-marvel-vs-capcom-3

Apenas uma atualização?

Houve muita reclamação de gamers por causa da tão recente “atualização” entre ultimate-marvel-vs-capcom-3-revealedo primeiro Marvel VS. Capcom 3 (lançado em fevereiro deste ano) e esta versão chamada de Ultimate. São apenas 9 meses de diferença entre um game e outro, mas colocando de lado toda a polêmica, é mais fácil enxergar este título como uma sequência. Isso porque além dos 12 novos personagens, o game possui um rebalanceamento de todos os outros anteriores, novas animações, novos cenários e o mais importante: ainda mais competitividade. O design de cada lutador foi repaginado, os gráficos estão ainda mais belos, o fundo dos cenários mais parecem pinturas vivas que dão uma profundidade maravilhosa às batalhas e os efeitos sonoros estão ainda mais afiados. O modo online foi muito melhorado. Agora ficou mais fácil de você encontrar ultimate-marvel-vs-capcom-3-xbox-360-gameplayadversários e criar um lobby, as atualizações ficaram mais leves, a quantidade de lag foi diminuída, resultando em partidas mais rápidas e completas. Mesmo sabendo que chamá-lo de atualização é, de alguma forma, correto, o game me parece mais uma nova versão do que o anterior e deveria ser visto desta maneira.

 

Eu combo, você comba, nós combamos

Ultimate Marvel VS. Capcom 3 possui um sistema em sua jogabilidade para dar uma chance aos gamers novos neste gênero. Há uma opção de se jogar de forma mais phoenix_wright_ultimate_marvel_vs_capcom3simples, com golpes especiais sendo feitos com um único apertar de botão. Este estilo mais “casual” é benvindo, pois dá chances a outros de se apaixonarem pelos confrontos frenéticos. Mesmo assim, este gameplay acaba enjoando rapidamente, pois combos mais complexos não podem ser realizados desta maneira. E é aí que entra aqueles gamers mais “viciados”, que gostam de treinar combos de 99 hits que acabam com o adversário de uma só vez. Isso quer dizer que para aproveitar totalmente este título, não basta apenas ter vontade, mas sim ser muito competente em games de luta. Essa exigência é muito cabível para não desanimar nunca aquele que gosta de ser o melhor.

ultimate-marvel-vs-capcom-3-gc0052-00000_bmp_jpgcopy

Após jogar cerca de 100 partidas, eu já não conseguia mais me imaginar jogando a versão anterior do game. É bem simples resumir: 12 novos personagens, mais competitividade, cenários mais belos, um modo online mais competente, uma jogabilidade mais fluída. Todos estes fatores fazem esta versão ser muito melhor do que a anterior, e por isso merece ser adquirida e muito bem jogada. Parece o mesmo game, mas não é, entende?

 

Prós

  • 12 novos personagens para nos encher ainda mais com as opções
  • A possibilidade de jogar com Phoenix Wright
  • Novo e mais competente modo online
  • Reformulação dos cenários

Contras

  • A forte e inevitável semelhança com a versão anterior
  • Pouco espaço para jogadores mais casuais
  • Esta versão poderia ter sido a única lançada

 

Ultimate Marvel VS. Capcom 3 - Playstation 3 - Nota final: 9,0
Gráficos: 9,0 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão: 9,0

 

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook