Perfil

Perfil: Clay Kaczmarek (Assassin's Creed)

Semana passada, eu comprei o novo DLC single player de Assassin's Creed: Revelations , intitulado "O Arquivo Perdido". Compre... (por Unknown em 10/03/2012, via PlayStation Blast)

Semana passada, eu comprei o novo DLC single player de Assassin's Creed: Revelations, intitulado "O Arquivo Perdido". Comprei só porque sou fã da série, realmente não estava muito empolgado, visto que seriam novamente aquelas irritantes fases com plataformas. Ao final do DLC, fiquei boquiaberto. Como a Ubisoft ousa colocar a maior revelação dos últimos jogos da franquia em um conteúdo baixável? Mas esqueça essa parte, o importante é que, se você acompanha Assassin's Creed O Arquivo Perdido é compra obrigatória. Nele, é contada a história de Clay Kaczmarek, popularmente conhecido como Sujeito 16. O que ele fazia antes de entrar para a Ordem dos Assassinos, os conflitos em sua família, a missão dentro da Abstergo e até a sua morte são mostrados. Eram praticamente escassas maiores informações desse importante homem na série, mas agora seus problemas acabaram. Será que Lucy realmente tentou salvá-lo? Só sei que você pode descobrir abaixo.
ATENÇÃO: Esta matéria contém informações que podem ser consideradas spoilers caso você tenha deixado de jogar algum título da série Assassin's Creed. Esteja avisado.

Os Kaczmarek são engenheiros


Nascido em 1982, Clay possuía o sonho de um dia se tornar astronauta. Porém, era sempre contrariado pelo pai, Harold Kaczmarek, que insistia que ele devia seguir os passos da família e se tornar um engenheiro. Essa diferença de interesses causou um certo afastamento entre os dois mas, mesmo assim, Clay entrou em uma escola de engenheiros, apesar de seu pai ainda ficar insatisfeito por ela não ser uma das melhores do país. Transtornado com as frequentes brigas que tinha com Harold, Clay foi a procura de um psiquiatra.

Clay Kaczmarek, como aparece em Revelations
Estranhamente, a auto-estima de Clay foi subindo, impressionando o psiquiatra. Este sabia que Clay estava sendo influenciado por alguém, mas não sabia quem era essa pessoa. Não era ninguém mais ninguém menos que William Miles, pai de Desmond. O Assassino introduziu Clay à sua Ordem, que aceitou o compromisso sem o conhecimento de seu pai. Em 2010, graças à crise econômica mundial, Harold estava praticamente sem dinheiro, mas Clay regularmente lhe enviava cheques. Mais tarde, a mulher de Harold - mãe de Clay - se separou dele.

As Indústrias Abstergo


Clay estava pronto. Era hora de se infiltrar em uma das sedes das Indústrias Abstergo - fachada para os maléficos planos dos Templários em dominar o mundo - e conseguir dados do computador pessoal de Alan Rikkin, CEO da empresa. Tendo sucesso em sua missão, Clay retorna a William e lhe conta sobre um projeto da Abstergo, denominado "Animus" - consistia de um programa que explorava as memórias dos antecessores de quem o usava. Querendo saber mais sobre isso, William decide que Clay deveria se infiltrar ainda mais dentro da Abstergo, dessa vez como cobaia do projeto Animus. Uma Assassina - que foi treinada  por um longo tempo fora da Ordem para não falhar em sua missão - já estava disfarçada na Abstergo e ela ajudaria Clay em sua fuga. Nós a conhecemos por Lucy Stillman.

 
 

Em 2011, Clay foi propositadamente capturado pela "Descoberta de Linhagem e Aquisição" na Itália, um departamento da Abstergo. Ele recebeu o codinome de Sujeito 16 e foi apresentado ao Dr. Warren Vidic, responsável pelo projeto Animus. Obrigado a reviver as memórias de Ezio Auditore, Clay passou longos dias na Animus, o que traria mais tarde sérios problemas. Ele não sabia porque a Abstergo fuçava sua cabeça, mas sabia que tinha algo relacionado com a Maçã do Éden.

O destino de Clay


Como eu disse anteriormente, o muito tempo que o Sujeito 16 passou na Animus trouxe graves consequências. Uma delas foi o Efeito Sangria, que o permitia ver a vida de seus ancestrais sem estar ligado a qualquer programa. Em uma de suas visões, ele se encontrou com Juno, uma figura holográfica que dizia ser da Primeira Civilização. Ela revelou para ele que seu destino era ajudar Desmond Miles, já que o Assassino era o único que poderia salvar o mundo de uma nova destruição. Clay primeiramente recusa, mas Juno possuía uma carta na manga; ela diz que Lucy não era quem ele pensava e que se ele não ajudasse Desmond, o fim do mundo seria apenas questão de tempo. Mais tarde, 16 mudaria de ideia.

 

Os dois lados da moeda


Curioso para saber mais sobre o que Juno havia dito sobre Lucy, Clay procura por informações. Ele descobre por fitas que Warren Vidic havia feito a cabeça de Lucy, dizendo para ela como os Assassinos a abandonaram e que se ela se juntasse aos Templários, ela não estaria mais sozinha no mundo. Ingênua e enganada, ela concordou em ajudar a Abstergo a achar uma das Maçãs do Éden. Como? Confundindo Desmond. Se ele começasse a ficar nervoso, ela deveria levar ele a um lugar seguro e ganhar a sua confiança, para que ele usasse a Animus sem medo. E foi o que aconteceu em Assassin's Creed II. Mais tarde, quando os Assassinos acham a Maçã escondida por Ezio, está explicado porque Juno obrigou Desmond a matar Lucy; ela era a tal "cruz" que atrapalharia a missão.


Lucy descobriu que Clay sabia sobre sua verdadeira identidade. Ela tentou se desculpar e dizer que William Miles usa os Assassinos para promover uma guerra, sem se importar com as vidas que perde. Clay não cai no papo dela. Ela disse que manteria a promessa de protegê-lo, mas não poderia deixá-lo fugir da Abstergo. E agora, como o Sujeito 16 entregaria a mensagem ao Desmond? Suicidando-se e recriando-se na Animus.

Mensagem entregue, missão cumprida


Durante semanas, Clay hackeou a Animus para poder ficar por lá assim que se suicida, preparando suas mensagens para Desmond. Pouco depois de sua morte, era a vez de Desmond ir para a Animus. Após reviver as memórias de Altaïr, o Assassino ganhou a Visão Aquilina, que lhe permitiu ver diversas mensagens criptografadas escritas com o sangue do Sujeito 16 na parede da sala da Animus. E essa era só uma das diversas mensagens dele; durante Assassin's Creed II e Brotherhood, há diversos glifos espalhados pela Itália que permitiriam que os Assassinos modernos vissem diversos itens relacionados aos Templários, Assassinos, Primeira Civilização e os Pedaços do Éden.

 
 

Duas das grandes revelações ao final dos glifos resolvidos eram um vídeo contendo uma fuga de Adão e Eva logo após roubarem uma Maçã no Jardim do Éden e a outra era um holograma bem destruído do Sujeito 16, que conversa com Desmond e lhe fala para encontrá-lo no escuro. E é o que acontece em Revelations: Clay, em forma artificial, se encontra com Desmond dentro da Animus e lhe conta um pouco sobre si. Ao final, quando tudo dentro da Ilha é deletado, Clay se sacrifica para salvar Desmond, tirando-lhe do coma. A única coisa que ele não pôde contar ao Miles é sobre a verdadeira identidade de Lucy; ele prometeu para a moça que iria guardar segredo, se essa não revelasse que Clay estava hackeando a Animus.
E por aqui terminamos o nosso perfil de Clay Kaczamarek, o Sujeito 16. Agora que você entende porque Desmond teve que matar Lucy, você pode aguardar por um final digno para Assassin's Creed III. Clay certamente foi um personagem fundamental na trama e sem ele o fim do mundo seria inevitável. Sua missão era preparar Desmond para o que der e vier.
Revisão: Alberto Canen 

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook