Stage Select

Stage Select: Normandy SR-2 (Mass Effect 2)

Mass Effect 3 acabou de ser lançado e, é claro, será avaliado pelo PlayStation Blast. Mas enquanto isso não acontece (afinal, a graça se... (por Unknown em 07/03/2012, via PlayStation Blast)

normandy01Mass Effect 3 acabou de ser lançado e, é claro, será avaliado pelo PlayStation Blast. Mas enquanto isso não acontece (afinal, a graça será fuçar cada canto possível), para entrar no clima vamos falar a respeito do cenário principal de qualquer história de ação espacial: a nave. E não se trata de uma nave qualquer: a Normandy é a melhor nave da frota humana. Vamos lá, embarque e aproveite a tour por essa maravilha tecnológica.

ATENÇÃO: Essa matéria contém spoilers de Mass Effect e Mass Effect 2. Leia com cuidado caso não tenha jogado ainda.

A história da Normandy começa em Mass Effect, título (infelizmente) lançado apenas para Xbox 360 e PC. Conhecida como "a nave mais poderosa da frota da Aliança”, ela é comandada inicialmente pelo Capitão David Anderson, que tem como Segundo em Comando o/a Comandante Shepard, protagonista do jogo.

Normandy1[3]

Tendo sido construída usando como base a tecnologia dos Turians, uma raça alienígena que já esteve até em guerra com os humanos, não há nada como ela em todo o Universo. Dotada de um sistema de propulsão stealth, ela pode entrar em território inimigo sem ser notada e é ideal para missões de infiltração. Para completar, a nave possui um grande poder de combate.

No deck superior da nave encontra-se o cockpit, a ponte de comando e uma sala específica para comunicação externa. No 2º deck, estão os alojamentos e a enfermaria. E no andar abaixo fica a sala do reator da nave, com toda a equipe de engenharia, e o hangar, onde ficam os armamentos e veículos terrenos.

SR-2

Infelizmente, no início de Mass Effect 2, a Normandy SR-1 é destruída, levando junto a vida do protagonista e deixando qualquer jogador impressionado. O interesse da organização Cerberus no(a) Comandante Shepard leva-os a reconstruir tanto a nave quanto ele(a) e, agora rebatizada de Normandy SR-2, começa a nova jornada.

Normandy_SR2_Infography_2_0_by_nico89_fx[3]

Boa parte da estrutura da nave foi alterada pela Cerberus. Como não se trata de uma organização militar, as instalações ficaram menos modestas, a começar pelo quarto de Shepard, agora espaçoso e contando com um belo aquário e uma cama de casal. As alterações na estrutura vão mais além. Confira detalhadamente, em ordem de importância:

  • 1º deck: o "piso superior" da Normandy é onde fica o alojamento de Comandante Shepard.
  • 2º deck: ainda lembrando o layout da Normandy anterior, o andar "médio" da Normandy comporta o cockpit; a ponte de comando, agora ampliada e com um computador para que Shepard possa consultar seu correio eletrônico; a sala de armamentos; a sala de comunicação, bem menor que a apresentada antes e o laboratório.
  • 3º deck: logo abaixo, temos os dormitórios, agora mais numerosos, a sala de manutenção vital (onde se controla o fluxo de oxigênio, por exemplo), o escritório do Oficial Executivo, uma pequena área de alimentação, a sala de manutenção da bateria principal e a ala médica, além do núcleo central da inteligência artificial EDI, que controla as funções básicas da nave (leia mais sobre ela adiante).
  • 4º deck: o andar mais baixo, que pode ser acessado livremente durante o jogo, é o que compreende a área de engenharia, duas áreas para carga e o reator principal.
  • 5º deck: acessível somente em uma sequência de ação do jogo, é aqui que ficam os veículos terrestres da Normandy.

EDI

Um personagem à parte dentro da Normandy SR-2, EDI é uma inteligência artificial que controla as funções mais básicas da nave. Ela não tem grande autonomia, apenas assumindo o uso das armas e de manobras evasivas em situações de combate. Mas sua influência não agrada muito ao piloto Joker, que utiliza o botão "Mudo" durante boa parte do tempo.

EDI, na verdade, é muito carismática e prestativa. Ela é que lhe apresenta as novas instalações e ajuda Shepard com questões diferentes, incluindo nomear um personagem. Sua programação é bastante rígida e ela não pode ir contra a vontade da Cerberus, a não ser que suas travas de segurança sejam retiradas no núcleo central. Se isso ocorrer, EDI passa a ser uma parte integrante da Normandy, adquirindo funções maiores por toda a nave.

E onde você entra nisso?

Todo mundo sabe que Mass Effect 2 termina em uma missão suicida. Não sabe? Bom, Shepard é designado(a) a passar através de um Mass Relay (um aparelho gigante que flutua no espaço e facilita as viagens entre os sistemas solares) para destruir os Collectors, inimigos que ameaçam a existência do ser humano na galáxia.

O sucesso dessa missão depende unicamente de você. No decorrer do jogo, Shepard pode desenvolver projetos que melhoram a nave, desde armas até defesas. Quem traz essas melhorias são os companheiros de equipe, e cada projeto custa um número determinado de recursos minerais, que são garimpados nos planetas da galáxia.

Omega-4_Thanix_Firing[3]

Desenvolver esses projetos pode salvar a vida de seus companheiros, do próprio Shepard e manter a nave intacta ao final da missão. Tendo feito isso, Shepard teve de voltar à Terra para seu julgamento, e a nave foi confiscada pela Aliança. Claro que o/a Comandante terá sua nave de volta em Mass Effect 3, e que ela e EDI serão fundamentais na vitória contra os Reapers.

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook