Trophy Blast

Todas as dicas para platinar Metal Gear Solid 3, uma aventura lendária no PS3

Metal Gear Solid HD Collection é a típica coletânea que todo caçador de troféus que se preza comprou feliz da vida, pois além de reunir tr... (por Thomas Schulze em 22/06/2013, via PlayStation Blast)

Metal Gear Solid HD Collection é a típica coletânea que todo caçador de troféus que se preza comprou feliz da vida, pois além de reunir três dos melhores jogos já lançados para plataformas da Sony, o blu-ray conta com nada menos que três platinas! Nada mal, hein? Mas nesse Trophy Blast vamos dissecar apenas Metal Gear Solid 3: Snake Eater, jogo que considero não apenas a melhor parte da coletânea, mas também um dos melhores jogos de videogame da história.

Se você quiser platinar a aventura, tenha em mente que é possível fazer tudo em uma só jornada, mas essa empreitada exigirá muita disciplina e organização, pois há muitos troféus que podem passar batidos e acabar exigindo que você recomece tudo do zero depois. Felizmente, o nível de dificuldade escolhido é irrelevante para a obtenção dos troféus, então sinta-se livre para detonar o game na dificuldade mais baixa. Mas antes de começarmos, uma nota muito importante: Quando você salva o seu progresso, o jogo está considerando apenas o progresso que você realizou até sair da tela anterior, então nem adianta tentar gravar aquele animal que você acabou de capturar sem antes se deslocar para outra tela qualquer, capische?

Troféus relacionados a história

Só de jogar essa obra-prima até o fim você já leva para sua PSN nove lindos troféus de bronze e um de ouro. São eles:

Young Gun (bronze)
Pain Relief (bronze)
If It Bleeds, We Can Kill It (bronze)
The End (bronze)
Houston, We HAD a Problem (bronze)
River of Pain (bronze)
Grounded (bronze)
Shagadelic (bronze)
The Patriot (bronze)
Like a Boss (ouro)


Tune-In Tokyo (bronze)

Depois de pegar seu equipamento na Virtuous Mission, contacte as seguintes frequências de acordo com a dificuldade escolhida:

Se estiver jogando no Very Easy ou Easy, ligue para:
140.01, 140.52, 141.24, 142.94, 144.06, 147.08, 147.59, 149.53

Normal:
148.39, 146.65, 148.96, 144.86, 143.32, 145.83, 142.09, 141.85

Hard:
147.96, 141.59, 143.83, 144.25, 143.97, 146.07, 144.63, 145.72

Extreme:
146.45, 148.66, 140.16, 148.78, 142.42, 141.42, 145.18, 149.39

Isso também vai render o troféu de bronze Serenity Now.

Only Skin Deep (prata)

É preciso encontrar todas as máscaras de camuflagem do jogo. Há alguns relatos de jogadores que não obtiveram o troféu graças a um glitch, então por via das dúvidas escolha “I like MGS 3” no começo para minimizar as chances de bug. Veja nesse vídeo onde pegar cada máscara:

Fashionista (prata)

Além de encontrar todas as máscaras, você também precisa encontrar todas as roupas. Aqui vai um ótimo vídeo para ajudá-lo em sua caçada:

Mama Said (bronze)

Esse aqui é quase impossível de perder. Basta usar suas técnicas de CQC para segurar um guarda e, logo em seguida, apertar círculo para nocauteá-lo.

Tell Me Where the Bomb Is (bronze)

Com sua faca equipada, segure um inimigo e aperte círculo para segurá-lo. Depois aperte o direcional analógico esquerdo para fazê-lo falar.

Like He Just Doesn’t Care (bronze)

Se aproxime de um guarda por trás dele, aponte uma arma para suas costas e Snake vai dizer “Freeze!”. Dê a volta, aponte a arma para seus “países baixos” e pronto, ele deve soltar um item e garantir seu troféus.

Close Shave (bronze)

Com a faca equipada, segure um inimigo apertando círculo e continue segurando o botão com força para que Snake corte a garganta do oponente.

Good Man Is Hard to Find (bronze)

Na luta contra The End, certifique-se de pegar a camuflagem Moss Camouflage. Então vá até Sokrovenno North e se deite em qualquer parte verde do chão em que fique 100% camuflado. Isso também vai render o troféu de bronze I Can Totally See You.




Don’t Touch the Sides (bronze)

Ao longo da aventura, há boas chances que alguns dos tiros que o acertem fiquem presos no corpo de Snake. Simplesmente vá ao menu de cura e remova a bala com uma faca para pegar esse bronze tranquilo.

The Early End (prata)

Depois de derrotar o chefe The Pain, chegando em Ponizovje, vá para o norte, passe pela água e, na bifurcação, vá pela esquerda para chegar em Ponizovje West. Entre na cabana para pegar o rifle e siga para Ponizovje Warehouse Docks. Assim que a cutscene acabar, equipe o rifle e acerte o guarda que escolta o The End. Agora fuzile a cadeira do velhinho sem piedade até ela explodir e lhe render um troféu de prata.

You Snooze, You Lose (prata)

Na luta contra o chefe The End, ande até encontrá-lo e aponte uma arma para suas costas. Pode levar algum tempo e depender um pouco da sorte, mas persista e logo logo você encontra o chefão. Ou morre de velhice.

Beekeeper (bronze)

Você precisa usar abelhas para atacar um inimigo. Para tanto, ou espera um soldado passar embaixo de uma colmeia e atira, ou coleta a colmeia e depois a atira no pobre coitado.

The Cat’s out of the Bag (bronze)

*alerta de spoiler*
No fim do jogo, Snake vai estar na Casa Branca falando com o presidente. No exato momento em que eles forem apertar as mãos, segure o botão R1 para acionar a visão em primeira pessoa, então vire para a esquerda e avise Ocelot do lado de fora.

Snake Eyes (bronze)

Para faturar esse troféu com nome de GI Joe, fique atento para apertar R1 e mudar de câmera em cada uma das seis sequências de vídeo ocultas. Para facilitar sua vida, assista esse vídeo:

It Ain’t Easy Being Green (ouro)

Dependendo do seu apreço ou ódio pela caça de colecionáveis, esse troféu é um sonho ou um pesadelo. Espalhados pelo mundo estão 64 minúsculos sapinhos Kerotan, e você precisa dar um tiro em cada um deles. Você sabe que acertou quando ouve um simpático barulinho característico. Não tem muito que você possa fazer além de ficar o tempo todo de olhos abertos, assistir esse vídeo, e tomar notas sobre quantos deles encontrou:
Enquanto estiver atirando em todos os Kerotans, vai ganhar também o troféu de bronze
Prince Charming (bronze).

Snake Bit (bronze)

Capture um animal venenoso (King Cobra, Thai Cobra, Poison-dart Frog, Cobalt Blue Tarantula ou Emperor Scorpion) e o atire em um guarda para envenená-lo.

Ralph Called (bronze)

Basta ir ao menu de cura e rodar o Snake por um minuto com o direcional analógico direito. Ao voltar para a tela de jogo, o herói vai vomitar um lindo troféu de bronze para você.

Just Because (bronze)

Quando chegar em Bolshaya Past Base, vá para a cabana na parte nordeste da área, plante TNT e assista a explosão de longe para faturar mais um bronze.

Problem Solved, Series Over (bronze)

Durante a Virtuous Mission, após nocautear Ocelot, mate-o parar criar um paradoxo temporal e destruir toda a linda narrativa que Kojima escreveu para você ao longo de todos esses anos.
Sempre que for matar alguém, salve antes.
Assim fica fácil pegar o troféu Peace Walker no fim do jogo.

Mostly Dead (bronze)

Pode ser feito em qualquer momento, basta apenas ir em seu inventário e usar a Fake Death Pill para simular sua morte.

Can I Keep It? (bronze)

Capture um animal vivo. O modo mais simples de fazer isso é com um tiro bem dado da arma EZ Gun.

Snake Eater (bronze)

O troféu que dá nome ao jogo é um dos mais fáceis de todos. Basta matar ou capturar uma cobra qualquer e depois devorá-la. Hmmmm... delícia!

King of the Jungle (ouro)

Esse troféu de ouro é indiscutivelmente o mais trabalhoso de todos. Você precisa obter o título de MARKHOR no fim do jogo. Ou seja, deve colecionar cada uma das quarenta e oito espécies de fauna e flora espalhadas pela selva. O melhor a fazer é assistir esse vídeo e ir tomando nota enquanto joga para não se perder:

Seguindo o vídeo direitinho, além desse suado troféu de ouro, você vai conquistar os seguintes troféus de bronze: Just What the Doctor Ordered, Everything Is In Season, Fungus Among Us, A Bird In The Hand..., Charmer, Tall Tale e Them’s Good Eatin’, um para cada coleção que você completar. Além disso também é preciso capturar uma serpente lendária para faturar o troféu de prata Believe it or Not. Aqui vai mais um vídeo esperto para te auxiliar:

Peace Walker (ouro)

Esse troféu de ouro é bem menos trabalhoso que o King of the Jungle. Você só precisa tomar o cuidado de não matar nenhum inimigo ao longo do jogo. A dica aqui é abusar da EZ Gun jogando na dificuldade mais fácil. Salve frequentemente para poder retornar caso mate alguém acidentalmente. Preste atenção pois um inimigo que tome um tiro de tranquilizante e depois caia do penhasco ainda é considerado uma morte (isso pode acontecer principalmente nas sequências em veículos).

Snake Eaten (platina)

Agora é só descansar e
curtir sua platina
Ao pegar todos os troféus, você também merece ser chamado de herói lendário. Parabéns por platinar um dos melhores jogos de videogame já feitos! A The Boss está orgulhosa!

Revisão: Ramon Oliveira de Souza
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook