Blast from the Past

Corridas insanas e rock'n'roll: acelere para ser o melhor taxista em Crazy Taxi: Fare Wars (PSP)

E mais uma vez, os clássicos do finado Dreamcast ressurgem no portátil da Sony. Primeiro, foi a coletânea Power Stone , da Capcom. Em seg... (por Diego Leon em 16/11/2013, via PlayStation Blast)


E mais uma vez, os clássicos do finado Dreamcast ressurgem no portátil da Sony. Primeiro, foi a coletânea Power Stone, da Capcom. Em seguida, Crazy Taxi: Fare Wars, da Sega, que compila os primeiros jogos da série (Crazy Taxi e Crazy Taxi 2). No PSP, os jogos não devem nada ao jogo original: garantem diversão rápida e descompromissada, bem ao estilo arcade.

Corra atrás dos passageiros!

Os dois jogos da coletânea possuem a mesma mecânica: busque os passageiros na rua e leve-os ao destino o mais rápido possível. Para isso, vale tudo – andar na contramão, subir nas calçadas, cortar atalho pelos gramados e inclusive pular os outros carros! Ultrapassar “tirando uma fina” garante pontos extras. Combos na pontuação são adicionados quando grupos de passageiros são entregues ao destino, como patricinhas, músicos ou esportistas. A corrida é contra o tempo para garantir a satisfação do passageiro! Os pontos também mudam conforme o trajeto: passageiros com ícone verde indicam uma viagem mais longa – e assim, mais pontos – enquanto um ícone vermelho indica uma viagem mais curta, que garante menos pontos.

As ruas dos jogos são inspiradas em duas cidades – no primeiro, San Francisco e no segundo, Nova Iorque. Desça correndo pelas ruas de San Francisco e tenha uma sensação de Déjà vu de Sonic Adventure 2.

Pontos, pontos e mais pontos
A jogabilidade é extremamente simples: um botão para acelerar, outro para frear e mais um para o freio de mão, garantindo manobras e ainda mais pontos. Já em Crazy Taxi 2, foi adicionado o insano botão de pulo. Os controles respondem bem à ação desenfreada das corridas, garantindo estabilidade no controle da direção.

Os motoristas, embora bastante caricatos, têm personalidade. No original, temos Axel, B. D. Joe, Gena e Gus. Na sequência, os motoristas da vez são Slash, Iceman, Cinnamon e Hot-D. Cada motorista possui um veículo que tem seu próprio estilo e a jogabilidade também sofre alterações de um veículo para outro.

A corrida é contra o tempo!
Para iniciar a corrida, o jogador pode escolher entre o modo Arcade, que reproduzia fielmente as localidades originais do arcade e Original, que adicionava novas localidades. Em seguida, o jogador deveria escolher se queria jogar sobre as regras do arcade – correr contra o tempo – ou selecionava quanto tempo queria jogar em cada partida: três, cinco ou dez minutos. 

Selecione um motorista e conquiste clientes!

Também havia o modo Crazy Pyramid e Crazy Box, que consistiam em cumprir determinadas missões, como estourar balões em determinado tempo ou levar passageiros aos seus destinos em pistas extremamente íngremes, o que testava a habilidade do jogador no manejo do volante. Esses modos ampliavam a experiência do título e agregavam valor ao replay. No PSP, também foi incluído um modo multiplayer via Ad hoc.

Onde está o Offspring?

A trilha sonora do jogo para o Dreamcast marcou época, pois trazia o rock do Offspring. As corridas ficavam mais animadas embaladas pelo som da banda. Infelizmente, por questões de direitos autorais, as músicas não apareceram na versão para o PSP. A nova trilha sonora ainda traz o espírito do rock, mas é perceptível a falta da música do Offspring. A novidade no portátil da Sony, é que o jogador pode utilizar as músicas de um cartão de memória, personalizando a trilha sonora das corridas.

Curtia as músicas originais de Crazy Taxi? Coloque as canções no cartão de memória e divirta-se!

Gráficos coloridos e vibrantes

Os gráficos de Fare Wars são agradáveis, coloridos e vibrantes – mas nada excepcional ou que chame muito a atenção. Pelo contrário, o jogo não utilizou todo o potencial do PSP. Um fator irritante – e negativo – é que, em alta velocidade, algumas construções vão aparecendo conforme se avança pela pista. O mesmo fator também foi motivo de irritação na versão original para Dreamcast.

Veredito: uma diversão rápida

Se você procura uma diversão no estilo arcade, Fare Wars é a resposta certa. Escolha o motorista e dirija rapidamente pelas ruas para levar os passageiros aos seus destinos – e você escolhe a trilha sonora! Bom para passar o tempo, no melhor estilo crazy.

Revisor: Bruno Nominato
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook