Blast from the Past

Relembre Ultimate Ghosts 'n Goblins, um dos títulos mais desafiantes do PSP

A série Ghosts 'n Goblins é conhecida pela sua dificuldade elevada. Nos títulos da franquia, o jogador controla o cavaleiro Arthur, qu... (por Farley Santos em 12/02/2014, via PlayStation Blast)

A série Ghosts 'n Goblins é conhecida pela sua dificuldade elevada. Nos títulos da franquia, o jogador controla o cavaleiro Arthur, que sai em uma jornada para salvar uma princesa raptada por demônios. Depois de Super Ghosts ‘n Goblins (SNES), a Capcom produziu somente spinoffs, como Demon’s Crest (SNES) e Maximo: Ghosts to Glory (PS2), que exploravam o universo da franquia de maneiras diferentes. A real continuação só veio em 2006 com o lançamento de Ultimate Ghosts 'n Goblins para PSP. A nova aventura teve como essência a jogabilidade básica dos primeiros títulos combinada com várias novidades.

Caçando demônios

As criaturas do Mundo dos Demônios sempre tentaram dominar os humanos, mas nunca obtiveram sucesso. Todas as investidas dos seres malignos foram repelidas pelo lendário cavaleiro Arthur, que sempre luta com coragem e bravura. Mas os tempos mudaram e o Mundo dos Demônios tem um novo líder. O monarca colocou em ação um plano ousado: gerar criaturas híbridas, que contenham tanto sangue demoníaco como sangue humano da família real. Para isso, ele captura a princesa Prim Prim, última descendente de uma longa família real, e planeja usá-la para conseguir seu nefasto objetivo. Arthur, quando descobre os fatos, parte em uma jornada para salvar a princesa e acabar com todos os demônios.

Um clássico modernizado

Ultimate Ghosts 'n Goblins mantém as mecânicas clássicas da série e conta com várias novidades. Assim como no original, os únicos movimentos à disposição de Arthur são o pulo e o ataque, que consiste em lançar a arma equipada. Mas estas foram as únicas características intocadas no novo título do herói. Durante a aventura, o cavaleiro encontra inúmeros baús escondidos pelos estágios. Eles guardam armaduras, armas, feitiços e outros vários itens. A diferença é que dessa vez todos esses objetos ficam guardados em um inventário e podem ser equipados a qualquer momento, adicionando pitadas de RPG ao jogo.

Os equipamentos têm efeitos variados e ajudam a diversificar a jogabilidade. Arthur tem a disposição inúmeras armas — lanças, espadas, facas e chicotes—, cada qual com alcance e efeitos diferentes. As armaduras alteram características do herói, como velocidade, magia e resistência. Já os escudos absorvem certos ataques e projéteis. Os feitiços estão de volta, mas dessa vez o uso deles é limitado. Por fim, alguns equipamentos provêm também habilidades especiais, como um escudo que permite que Arthur voe.

Uma jornada variada e desafiante

A alta dificuldade, uma das características mais marcantes da série, está de volta em Ultimate Ghosts 'n Goblins. Os estágios são brutais e repletos de armadilhas e inimigos traiçoeiros, sendo que ser atingido e derrotado são fatos recorrentes. Felizmente o jogo tem três níveis de dificuldade distintos. No modo Novice e Standard, Arthur tem uma barra de energia e consegue aguentar mais de um ataque inimigo, além de uma grande quantidade de vidas e continues. Outra diferença é que o herói reaparece exatamente no ponto em que morreu ao ser derrotado. Já o modo Ultimate é bem menos amigável: a quantidade de vidas é bem limitada, o cavaleiro morre após receber dois ataques e ele reaparece no início ou no meio da fase após ser derrotado.
Outra novidade é o fato de ser possível revisitar os estágios a qualquer momento e em qualquer ordem. Para isso basta encontrar um cajado especial no estágio. Isso é extremamente necessário para poder alcançar áreas anteriormente inacessíveis e encontrar itens requisitados por personagens espalhados na aventura. O final verdadeiro também só pode ser visto vasculhando todos os estágios, pois anéis mágicos são necessários para abrir o portal para o último chefe.

O retorno de Arthur

Com belos gráficos, ótima música e controles precisos, Ultimate Ghosts 'n Goblins agradou aos fãs da franquia e também jogadores que gostam de um bom desafio. Por conta destas características, o título sempre é lembrado quando o assunto são jogos de plataforma para o PSP. Mas nem todos gostaram das novidades: atendendo clamores de jogadores japoneses, a Capcom lançou uma nova versão do título, que removeu boa parte das mudanças, deixando-o mais próximo dos jogos originais. Infelizmente essa revisão não foi localizada por conta das baixas vendas no Ocidente. E vocês, tiveram a oportunidade de sofrer muito em Ultimate Ghosts 'n Goblins?

Revisão: Alberto Canen
Capa: Stefano Genachi

é brasiliense e gosta de explorar games obscuros e pouco conhecidos. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de boardgames, game music, fotografia e livros. Além de mostrar seus cliques no Flickr, tem também um blog onde escreve sobre inúmeros assuntos e também pode ser encontrado no Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook