Conheça Kazunori Yamauchi, criador da série Gran Turismo

Presidente da Polyphony Digital e piloto profissional de automobilismo, Kazunori Yamauchi criou o seu jogo dos sonhos com Gran Turismo.


Não existe nada mais apropriado do que um produtor de jogos de corrida que seja apaixonado por automobilismo. Esse é o caso de Kazunori Yamauchi, game designer japonês responsável pela bem sucedida franquia Gran Turismo. Podemos dizer que Yamauchi uniu o útil ao agradável quando resolveu criar games que unem velocidade com automobilismo. 


Com dedicação e vontade, o produtor batalhou para tentar transmitir aos jogadores a sensação de se estar em uma corrida de verdade. Enquanto a experiência final pode variar de acordo com a pessoa, é inegável que toda vez que pegamos um título de Gran Turismo, temos um jogo muito bem feito em mãos. Então, que tal conhecer a trajetória do produtor da série no mundo dos games?

Unindo duas paixões

A paixão de Kazunori por carros começou cedo, na infância. Seu pai, frequentemente, precisava viajar longas distâncias de carro, e levava o garoto junto. Yamauchi gostava de observar os carros que encontrava durante as viagens, e não demorou muito até ele saber o nome de praticamente todos os modelos que encontrava. 

Na adolescência, seus interesses se expandiram também para computadores, programação e jogos eletrônicos. Segundo ele, na época tudo se assemelhava mais a um hobby do que a uma verdadeira ambição de trabalho.

Anos mais tarde, Kazunori foi contratado pela Sony. Seu sonho era trabalhar em filmes que tivessem como plano de fundo o automobilismo, mas a empresa tinha outros planos. Yamauchi foi posto no departamento de jogos eletrônicos, que na época estava para lançar o primeiro PlayStation. O programador novato, então, foi incumbido de chefiar o desenvolvimento de um jogo para a plataforma, na companhia interna Polys Entertaiment, que viria a se chamar Polyphony Digital após o sucesso de Gran Turismo, em 1997.


Ironicamente, a primeira proposta de Yamauchi foi justamente um simulador de corridas realista, como Gran Turismo viria a ser. No entanto, os executivos da Sony não ficaram seguros com a ideia do produtor, e pediram que ele pensasse em algo que abrangesse um público alvo maior ao invés de apenas os amantes de carros. Assim, o primeiro game de Kazunori foi Motor Toon Grand Prix (PS), um jogo de corrida cartunizado e colorido, nos mesmos moldes de Mario Kart. O título, lançado apenas no Japão, fez um sucesso considerável, e rendeu uma continuação. 

Após verem que Yamauchi sabia se virar, os executivos deram sinal verde para que ele desenvolvesse seu projeto inicial. O game seria batizado de Gran Turismo, e contou com tudo o que o produtor achava que um jogo de corrida deveria ter: carros de diferentes tipos e modelos – cada um com um estilo de direção próprio –, pistas diversas e física realista. Em 1997, o jogo dos sonhos de Yamauchi chegava às mãos do público.
Gran Turismo – o sonho que tornou-se realidade.
É possível que nem mesmo o produtor japonês imaginasse o sucesso que o título viria a alcançar. Gran Turismo vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo inteiro, e rendeu diversas continuações e spin-offs, sempre aproveitando o hardware do momento para criar experiências mais e mais incríveis. Isso elevou, e muito, o status de Kazunori dentro da Sony, e hoje ele é o CEO da Polyphony Digital.

Do volante ao joystick

Apesar de ser notoriamente conhecido como game designer, Kazunori Yamauchi também tem uma vida (nem tão) secreta: é piloto profissional de automobilismo. Ele se juntou ao Gazoo Racing Team em 2009, e correu no circuito de Nürburgring Nordschleife. Yamauchi fez a melhor volta da equipe, em 10 minutos e 9 segundos, e o time terminou como campeão da classe. Outra corrida que ele participou foi a 25 Hours of Thunerhill, em 2009, na Califórnia. O produtor (ou, melhor dizendo, piloto) chegou em 23º lugar. 
Yamauchi ao lado de seu carro preferido, o Ford GT.
Ele também já trabalhou juntamente com a Nissan e a Volkswagen para desenvolver as mecânicas dos carros dessas empresas na série Gran Turismo. Como agradecimento, Kazunori recebeu carros de presente das duas empresas: um Nissan GT-R e um Volkswagen Golf R32.

É claro que, com toda essa dedicação e experiência do produtor, quem são os verdadeiros recompensados são os jogadores. Gran Turismo tem fama de ser um dos melhores simuladores de corrida existentes no mercado, e grande parte disso se deve a Kazunori Yamauchi. Como ele ainda não deu sinal de querer parar, podemos ficar otimistas quanto a qualidade dos próximos games da série. Afinal, a corrida não pode terminar agora, não é mesmo?

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis
Gabriel Gonçalves é estudante do Ensino Médio e joga videogames desde que ganhou seu primeiro console aos 5 anos de idade. Quando não está jogando algum jogo de terror qualquer ou entrando em hype para um novo Zelda, normalmente está dando uma olhada no Facebook.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook