Jogamos

Análise: Kick & Fennick (PS Vita) traz muita cor e uma boa dose de diversão

Unindo as ações de atirar e pular, o simpático título da Jaywalkers é uma boa opção de platformer para o Vita.

Quando se fala em jogos de plataforma, a Sony está sempre correndo atrás da Nintendo. Crash Bandicoot, Jak & Daxter, Ratchet & Clank e, mais recentemente, Knack tentaram atrair os fãs do gênero aos consoles da empresa. Kick & Fennick, despretensioso lançamento deste início de 2015, não tem essa responsabilidade, e muito menos os altos valores de produção desses outros títulos. Não deixa de ser, entretanto, um bom jogo do gênero. Com ideias interessantes, carisma, boas mecânicas e gráficos coloridos, confira porque o título está recebendo bem menos atenção do que merece.

A sociedade da bateria

Um pequenino garoto acorda, sabe-se lá depois de quanto tempo, em uma cidade abandonada. Apenas pelos humanos, é claro, pois além de plantas e fungos tomando novamente o lugar em meio aos pedaços de concreto, robôs e armadilhas eletrônicas patrulham o inóspito local. Logo o menino, o tal de Kick, encontra um amigo robótico, Fennick. Na tentativa de ajudar o pequenino, Fennick acaba quebrando a sua bateria, e os dois novos colegas partem rumo à torre central da cidade para descolar uma nova.

Tal empreitada não será um passeio no parque, visto que um robô-cão-de-caça gigante os persegue o tempo inteiro tentando impedir o seu progresso. Vários outros inimigos e desafios tentam barrar a jornada. Um grande número de armadilhas perigosas se colocam como uma pedra em meio ao caminho. Mas os dois intrépidos guerreiros não se curvam e seguem em frente. O enrendo de Kick & Fennick é simples assim. Dois jovens amigos cruzando uma cidade em busca de um único objeto: a bateria nova para o robôzinho.
Os dois novos amigos.
Ah, tem uma coisa importante que esqueci de mencionar. No começo dessa bagunça toda, o jovem garoto encontra uma arma bem especial.

Pequeno garoto, grande arma

Imagine um jogo de plataforma no qual o personagem controlável não pula. Difícil, não? Kick é um rapaz bem jovem, e quando se começa o jogo percebemos que não há botão que o faça pular. Felizmente, em pouco tempo o menino encontra uma arma mais pesada que seu próprio corpo. Toda vez que o jovem dispara a arma, o recuo é tão grande que é suficiente para lhe arremessar pelos ares. Kick (que aliás é um nome engraçadinho, visto que kick é um sinônimo da palavra recoil, que significa recuo em inglês) pode atirar duas vezes antes de cair novamente no chão. E temos aí nossa forma de realizar pulos e pulos duplos.

A ideia de juntar as mecânicas de pular e atirar em uma só é muito interessante. É também o diferencial do título e, basicamente, a mecânica central que será utilizada ao longo de toda a aventura. Novos desafios são introduzidos ao longo das 45 fases e a grande maioria deles casa muito bem com a movimentação do personagem. No geral, é bem divertido ficar alçando o garotinho pelos ares. Cada vez que se aperta o botão de atirar (no caso o R), a ação fica em slow motion dando um tempo precioso para se guiar o herói, principalmente nas fases mais avançadas do game. No momento do tiro, a projeção da trajetória do Kick nos é mostrada quase como em um Angry Birds.
O jogo poderia trazer mais momentos em que fosse necessário destruir um inimigo e aterrizar em determinado local.
Como eu havia mencionado, o jogo vai adicionando novos desafios aos poucos. Por um lado, acaba tendo sempre um frescor, pois mesmo no último capítulo encontramos novas aplicações para os pulos e tiros de Kick. Por outro, fica certa impressão de que o jogo poderia ser um pouco menor, dada a pequena variedade de inimigos e cenários. Mas, no geral, o título consegue escapar da repetição. Se no começo temos apenas que nos guiar a partir do recuo da arma, logo em seguida somos apresentados a esteiras que aumentam a velocidade, plataformas do tipo mola e portais, além de fases com vento forte (que influem na direção de Kick) e outras com partes aquáticas. E em certos momentos, a potência da arma pode mudar, alterando assim a altura atingida pelo garoto.

Fases que alegram, fases que irritam

O começo do jogo é relaxante e gostoso. As fases são fáceis, com poucos desafios e é bem tranquilo conseguir todos os colecionáveis. Mais para frente, porém, tem muito level complicado, de deixar marmanjo de cabelo em pé. As trajetórias do Kick têm de ser precisas, e às vezes é um tanto frustrante ser resgatado pelo Fennick (e consequentemente perder vida e voltar ao último terreno estável) quando se tem a clara impressão de que você conseguiu desviar por um milimetro da eletricidade. Mas tais momentos são bem reduzidos ao longo do game.

Um aspecto interessante do título é sua capacidade de nos apresentar levels bem desenvolvidos e gostosos de se jogar. As tão odiadas fases aquáticas (vale a pena conferir a matéria que publicamos sobre o assunto no Blast) são recompensadoras aqui. Já que o Kick precisa da arma para pular, embaixo d’água a situação não muda. Você pode continuar deslocando rapidamente o pequenino com os tiros, que são ilimitados nesses momentos (ao contrário de quando se está em terra, em que podemos atirar duas vezes antes de tocar no chão novamente). É gostoso, não quebra o ritmo e o fluxo de jogabilidade, não contraria a mecânica central do game.
É divertido utilizar os portais e ver como são mesclados com o restante do game.
Um dos encontros com o tal robô-cão-de-caça, que funcionam como as batalhas de chefe no jogo, é pautado pela rapidez, e é muito gratificante ver como a fase é bem trabalhada, sem esquecer as movimentações típicas do jogo e conseguindo imprimir uma sensação boa de velocidade. Outros níveis, no entanto, são frustrantes. Principalmente aqueles com as plataformas-mola. Muitas vezes fica a impressão de que não estamos controlando direito, de que é um tanto aleatório e injusto. Infelizmente elas estão concentradas no quarto capítulo, e acabam atrapalhando o ritmo do jogo. Não deixam de ser, no entanto, desafios interessantes. Parecem-me, no entanto, que poderiam ter sido melhor trabalhados.
Colecionáveis para aumentar o guarda-roupa
Cada uma das 45 fases do jogo esconde 50 pequenas engrenagens, e uma engrenagem maior. Enquanto as primeiras existem para criar o desafio de completar os levels 100%, a última serve para dar novas roupas para o Kick. A maioria delas é fofinha, fazendo o garoto parecer um pequeno aventureiro intergalático. Já outras são mais descoladas, dando um ar de snowboarder ao nosso herói.

Um presente divertido, um futuro incerto

Graficamente o jogo impressiona. Se falta variedade nos cenários, os que existem são muito bem polidos, com um design bem característico. As transições de horário e as mudanças do clima que podem ser observadas na cidade vão mudando o tom das fases e nos brindam com visuais bem bonitos. O título traz uma câmera fixa que, raramente, causa algum problema na jogabilidade. É louvável o trabalho visual de Kick & Fennick, levando-se em conta que é um título para portátil, de pouco menos de 900 MB, e desenvolvido por uma equipe de apenas duas pessoas.

A trilha sonora não é muito extensa, mas não deixa de ser um ponto positivo do jogo. O tema principal dá um tom suave e simpático para a aventura, enquanto as músicas dos momentos de maior ação cumprem bem seu papel. A parte narrativa é singela. Não temos explicações de nada ao longo da aventura. A cidade está abandonada pelos humanos, mas não se sabe o que aconteceu com eles. Dá para ver aqui e ali o nome Aigon Corp. (corporação Aigon). Mas isso também não tem nenhum desdobramento. O título é centrado na experiência da jogabilidade e na busca dos dois amigos, e isso não é um ponto negativo.
O tal cão-de-caça-guarda-robô.
O que mais agrada em Kick & Fennick são suas mecânicas interessantes e divertidas. Os desafios não são colocados ali à toa, e mesmo a utilização dos portais, por exemplo, traz momentos bons de se jogar que casam bem com a atmosfera, não sendo apenas algo do tipo: “vamos colocar uns portais aí, porque todo mundo ama portais e porque Portal é legal pra caramba!”.

O título está passando meio desapercebido, mesmo sendo um dos jogos gratuitos de fevereiro para os assinantes da PlayStation Plus. Não é desprovido de problemas, mas é um game que compreende bem seu foco, suas possibilidades e o que quer apresentar. A Sony bem que poderia dar uma investida em uma sequência. No mínimo teríamos um novo título de plataforma competente no Vita, agregando à sua biblioteca.


Kick & Fennick é exclusivo para o PlayStation Vita. Recomendado para os fãs de jogos de plataforma, e também para os usuários Plus que já estiverem cansados de brincar com o Rogue Legacy.

Prós

  • Visual agradável e polido
  • Mecânicas interessantes e divertidas
  • Variedade de desafios

Contras

  • Pouca variedade de inimigos
  • Pode ser cansativo e frustrante em alguns momentos
Kick & Fennick — PS Vita — Nota: 7.5
Revisão: Alberto Canen
Capa: Stefano Genachi


é um homem sem qualidades. Para se esquecer das décadas de fracassos de sua vida real, resolveu passar parte do seu dia jogando. Iniciado nos games por Adventures e JRPGs, hoje em dia joga de tudo. Gosta muito de escrever sobre jogos, mas só dá nota 10 para games em que você pode dar Suplex em um trem.

Comentários

Google
Disqus
Facebook