Trophy Blast

Grand Kingdom (PS4/PS Vita) — Guia de Troféus

Este extenso JRPG tem troféus que exigem muito tempo e dedicação.

Grand Kingdom é um JRPG tático para PS4 e PS Vita com várias qualidades, como combate interessante e quantidade extensa de conteúdo. O jogo conta com 46 troféus, mas conquistá-los não é tarefa fácil: alguns deles exigem treinar personagens por horas, já outros têm sorte envolvida. Confira como obter todos eles.

Dados Gerais

Nível de dificuldade: Médio.
Tempo médio para obter todos os troféus: 150h ou mais.
Número mínimo de partidas: nenhuma.
Troféus que podem ser perdidos: nenhum.

Modo mais eficiente de obter os troféus

Os troféus de Grand Kingdom podem ser obtidos em qualquer ordem e em qualquer momento — a exceção é o troféu The Beginning of War, que é conquistado automaticamente no começo do jogo. Sendo assim, não há uma ordem mais eficiente de obtê-los. Muitos deles serão conquistados naturalmente durante a jornada, já outros exigem alguma preparação (como os troféus Skill Completionist e Bounty Hunter). Prepare-se para gastar muito tempo no jogo: vários troféus dependem de sorte (Golden Baku, Skill Completionist), enquanto outros exigem muita dedicação e grind (Max Stat, Class Master). Por fim, não existem troféus exclusivos do modo online.

Lista de troféus e conquistas


Hero of Resonail (Platina)
Congratulations on getting all the trophies!

The Beginning of War (Bronze)

You are now affiliated with the Guild.
Termine o tutorial (missões 1 e 2) para receber este troféu.

Golden Baku (Ouro)

You finally obtained a Golden Baku!
Adquira um Golden Baku. Esse item é uma recompensa aleatória de baús, sendo assim é necessária sorte.

Fledging Mercenaries (Bronze)

You hired a new unit.
Contrate uma nova unidade para desbloquear este troféu.


Novice Blacksmith (Bronze)

Forged something at the blacksmith.
Construa um item em qualquer uma das forjas. Elas podem ser acessadas nas capitais do jogo.

A Sharper Sword (Bronze)

Upgraded equipment at the blacksmith.
Melhore um equipamento em qualquer uma das forjas. Elas podem ser acessadas nas capitais do jogo.

One of a Kind (Bronze)

Synthesized equipment at the blacksmith.
Construa uma arma em qualquer uma das forjas. Elas podem ser acessadas nas capitais do jogo.

Leave It To Me! (Bronze)

Finished off an enemy with an Assist.
Derrote um inimigo com um Assist. Para ativá-lo, um oponente tem que ficar com pouco HP após um ataque. Caso você tenha ao menos um ponto na barra de Assist Gauge e algum aliado esteja no alcance, será possível usar este movimento especial para acabar com o inimigo.


True Grit (Bronze)

Used Grit to avoid an enemy attack.
Sobreviva a um ataque fatal por meio do Grit. Para ativá-lo, é necessário ter ao menos dois pontos na barra de Assist Gauge ao receber um ataque fatal.

Four Great Nations (Bronze)

Visited each capital of the Four Great Nations.
Visite todas as capitais das nações de Resonail. Para isso, basta acessar a opção no menu. Caso você tenha feito contrato com alguma das nações, pode acontecer de uma ou outra nação estar indisponível — espere um momento de trégua para visitar as nações restantes.

Obstacle Crusher (Bronze)

Removed every type of obstacle on the field.
Pelas missões, aparecem alguns obstáculos no mapa. Remova cada um deles ao menos uma vez para receber este troféu. Há duas maneiras de fazer isso: usando um item chamado Disaster Talisman e usando certas field skills (cada obstáculo exige habilidades diferentes).

Angels in White (Bronze)

Met and received treatment from all 4 Healing Sisters.
Receba tratamento de cada uma das quatro irmãs enfermeiras que aparecem durante as missões. Elas podem ser encontradas facilmente pelas missões da história principal.

Worn-out shoes (Prata)

Walked 20000 steps.
Dê 20000 passos para liberar este troféu. É uma tarefa que levará muito tempo e provavelmente será um dos últimos troféus que você receberá. Caso tenha pressa, basta ficar andando repetidamente em uma área sem inimigos em qualquer missão. O progresso pode ser verificado nos castelos das nações de Resonail.


The Road's End (Bronze)

Went to all areas on a Travel Quest.
Visite todas as regiões de Resonail por meio das Travel Quests. As regiões são liberadas conforme a guilda sobe de nível, basta jogar normalmente para receber acesso a todas as áreas.

Bounty Hunter (Prata)

Defeated every Bounty Head!
Derrote todos os inimigos procurados de Resonail. Eles estão espalhados pelas regiões nas Travel Quests e são identificados pelo peão dourado. Esses inimigos retornam mesmo depois de derrotados, mas é possível ver quais você já derrotou no menu de mudança de região durante uma Travel Quest.

Max Stat (Bronze)

Reach 99 in any stat on any unit.
Para receber este troféu, é necessário que uma unidade tenha 99 pontos em qualquer uma de suas características. Para facilitar o processo, encontre uma unidade que tenha Rank S em algum de seus atributos, pois assim é mais fácil de ganhar pontos bônus.

First Class Up (Bronze)

Performed a Class Up!
Execute um class up para receber este troféu. Para fazer isso, acesse o menu Train e use um grimório em alguma unidade — eles exigem um nível mínimo para serem ativados. Ao subir de classe, a unidade voltará para o nível um, contudo uma das classificações da unidade vai melhorar de acordo com o grimório utilizado.

Class Master (Prata)

Leveled a unit to level 99!
Para receber este troféu, é necessário que uma unidade alcance o nível 99. É uma tarefa cansativa, mas algumas ações ajudam a acelerar o processo:
  • Sempre aumente o atributo Technique (TEC) ao subir de nível, pois ele aumenta a experiência recebida pela unidade. Uma unidade com Rank S em Technique acelera ainda mais o processo;
  • Coloque o máximo de pontos possíveis na Policy “Training”, ela aumenta a experiência recebida das batalhas e missões;
  • Use sempre que possível a Field Skill “Experience”, ela aumenta em 300% a experiência recebida da próxima batalha.
Skill Completionist (Prata)

Learned every possible skill on one of your units.
Este é um dos troféus mais cansativos de Grand Kingdom. Para recebê-lo, uma unidade precisa aprender todas as skills possíveis (salvo as habilidades do tipo Field). Acontece que é impossível um único guerreiro aprender todas elas sozinho, sendo assim você vai precisar da ajuda de outras unidades. Para transferir habilidades de um personagem para o outro, é necessário acessar o menu Train e criar Grand Grimories das habilidades.


Siga os passos, que podem ser feitos simultaneamente:
  • Escolha uma unidade e treine-a até o nível 50 para que ela aprenda oito das dez habilidades possíveis de sua classe. Um guerreiro com Rank alto no atributo TEC facilita o processo;
  • Treine outras unidades da mesma classe do personagem que você usará para liberar o troféu para aprender as duas habilidades restantes. Depois de aprendidas, crie Grand Grimories delas;
  • Treine outras unidades para adquirir as outras habilidades passivas. Depois de aprendidas, crie Grand Grimories delas;
  • A habilidade passiva Short Sights só pode ser adquirida como prêmio aleatório ao visitar o castelo de um dos reinos de Resonail. Sendo assim, sempre que possível, visite o seu rei aliado e converse com ele — com alguma sorte você receberá a habilidade.
Flag Collector (Prata)

Obtained 20 flags.
Colete 20 bandeiras para receber este troféu. As bandeiras são aquelas que podem ser equipadas no menu de configuração de grupo e não as que podem ser colocadas no campo de batalha. Elas podem ser obtidas ao participar de batalhas online ou ao conversar com NPCs nos reinos de Resonail.

Great Order (Bronze)

Obtain 150 total policy points.
Acumule um total de 150 policy points. Você os recebe ao concluir as missões presentes no menu Policy. São tarefas como vencer uma quantidade de batalhas, criar um determinado número de itens ou usar certos ataques em combate. O limite máximo de pontos possíveis aumenta conforme sua guilda sobe de nível.

Guild Ace (Ouro)

Achieved Mercenary Rank of S!
Para receber este troféu, é necessário que a guilda de mercenários alcance a classificação S. O nível sobe ao jogar normalmente e praticamente todas as ações contribuem para isso (inclusive despachar unidades para a guerra online). Mesmo assim, é um troféu que levará muito tempo para ser conquistado, pois o progresso é lento. Uma maneira de apressar um pouco as coisas é por meio das Travel Quests: basta começar uma missão e logo em seguida terminá-la para ganhar experiência.

An Amazing New Record! (Prata)

Knocked back a unit 8 character-lengths.
Este troféu é liberado ao lançar horizontalmente qualquer unidade por oito espaços de distância. Para isso, coloque uma Launch up flag na sua formação (essa bandeira aumenta a distância de lançamento) e use algum ataque que lance o inimigo para frente (como estocadas das classes Fighter e Noble). Para funcionar, o inimigo precisa ser leve (como algum monstro pequeno, ou alguma classe como Witch ou Shaman) e não pode morrer no processo.


Isn't It Beautiful? (Prata)

Launched a unit 9 character-heights.
Este troféu é liberado ao lançar verticalmente qualquer unidade por nove espaços de distância. Para isso, coloque uma Launch up flag na sua formação (essa bandeira aumenta a distância de lançamento) e use algum ataque que lance o inimigo para cima (como o feitiço Eruption da classe Witch). Para funcionar, o inimigo precisa ser leve (como algum monstro pequeno, ou alguma classe como Witch ou Shaman) e não pode morrer no processo.

High Damage (Prata)

Dealt 20000 damage with one attack.
A melhor maneira de conseguir 20000 de dano com um único ataque é utilizando alguma técnica que afete uma grande área. Uma opção é utilizar o ataque Big Bang das classes Witch e Shaman: coloque aliados e inimigos bem próximos em uma área e use o ataque em todos eles.

Combo Master (Prata)

Performed a 99-hit combo during one turn.
Execute um combo de 99 acertos em um único turno para receber este troféu. Existem várias maneiras de fazer isso, a mais fácil é utilizar algum ataque que acerte várias vezes um único grupo de personagens. Um exemplo é o ataque Hell Flare da classe Dragon Mage, como mostra o vídeo:

Boundless Courage (Bronze)

Achieve victory while morale is low.
Morale é um atributo que afeta a capacidade de batalha de um grupo e cai naturalmente conforme se faz ações nas missões. Para este troféu, basta vencer uma batalha quando a moral do grupo estiver abaixo de 40%.

Beyond the Threshold of Death (Prata)

Achieve victory with just 1 HP remaining.
Vença uma batalha enquanto algum aliado tem somente 1 HP restando. A melhor maneira de fazer isso é deixar um personagem ser derrotado e vencer a batalha com os personagens restantes. Em seguida, entre em um novo confronto e o herói derrotado estará com 1 HP — vença essa batalha sem curá-lo e o troféu será liberado.

Double Finish (Bronze)

Killed 2 enemies simultaneously.
Derrote dois inimigos simultaneamente para receber este troféu. É uma tarefa fácil, pois vários ataques acertam mais de um oponente.


Triple Finish (Bronze)

Killed 3 enemies simultaneously!
Derrote três inimigos simultaneamente para receber este troféu. É uma tarefa fácil, pois vários ataques acertam mais de um oponente.

Major Accident (Bronze)

Killed an enemy using knockback damage.
Alguns ataques lançam os personagens, que podem dar dano ao bater em alguma unidade ou objetivo. Para este troféu, é necessário derrotar um inimigo com dano feito por lançamento. É um troféu que é obtido naturalmente durante as batalhas, pois esta é uma situação frequente.

Object Breaker (Bronze)

Destroyed an object while a unit was on top of it.
Durante o combate, destrua algum objeto (como uma caixa ou barril) enquanto um inimigo está em cima dele. É um troféu fácil de se obter, mas caso tenha dificuldades use algum feitiço para destruir o objeto.

Was Someone There? (Bronze)

Killed an invisible unit while it was still invisible.
Algumas classes têm habilidades que as permitem se esconder ou ficar invisível. Para este troféu, derrote um inimigo enquanto ele estiver invisível. É uma tarefa meio chata de executar, afinal não é possível saber exatamente onde o inimigo está. Sendo assim, use a intuição e algum ataque que acerte uma grande área.


Leave Me Behind! (Bronze)

Prepared to flee from battle, then fled after a unit died.
É possível fugir de alguns confrontos, basta levar uma unidade até o limite esquerdo da tela e escolher a opção — a fuga só acontece depois de algumas ações. Para receber este troféu, um aliado deve ser derrotado enquanto uma unidade está no processo de preparação de fuga. Uma opção é usar uma unidade própria para matar algum aliado.

Oops, My bad! (Bronze)

Attack an ally unit with an area-of-effect attack.
Acerte um aliado ao usar alguma técnica que afeta uma área. É bem simples: basta usar algum feitiço e acertar um aliado.

Watch Your Step! (Bronze)

Die by stepping on a hazard.
Para receber este troféu, basta morrer para alguma armadilha colocada no campo de batalha. Existem várias técnicas que colocam obstáculos como estacas e bombas no chão, e é possível receber o troféu por meio de armadilhas próprias.

Yum, Yum, Yum! (Bronze)

An ally was eaten by a Slime.
Seja engolido por um monstro do tipo Slime para receber este troféu. Este tipo de inimigo aparece principalmente nas Travel Quests e eventualmente utilizam um ataque que engole os heróis.

A Lovely Present (Bronze)

A Rogue picked up an item containing explosives.
A classe Rogue tem uma técnica chamada Surprise Bomb que transforma obstáculos em bombas. Use a habilidade em um kit de primeiros socorros, por exemplo, e em seguida toque-o para que ele exploda.

Skillful (Prata)

An ally Shaman reflected an attack to kill an enemy.
A classe Shaman tem uma habilidade chamada Reflection que, como o nome indica, reflete os ataques de volta para os inimigos. Para este troféu, você precisa usar a técnica e ser acertado por um golpe carregado (como Lightning da classe Witch). A parte complicada é encontrar situações para fazer isso.

The Final Explosion (Bronze)

Win a battle using the Challenger's self-destruct skill, resulting in a double KO.
A classe Challenger tem várias técnicas que fazem ele explodir e morrer se tiver pouco HP. Para este troféu, é necessário derrotar o último inimigo e morrer no processo — ou seja, sem sobreviventes nos dois grupos. Uma maneira fácil de fazer isso é montar um grupo contendo um único Challenger, escolher a primeira região na Travel Quest, entrar em um combate, deixar somente um inimigo no time oponente e, por fim, usar algum ataque que mate o Challenger e o inimigo ao mesmo tempo.

Winner of a fierce battle (Prata)

Defeated the Grand Mercenary Squad with a lower-level squad.
O Grand Mercenary Squad é o último inimigo procurado das Travel Quests. O grupo pode ser encontrado na região de Cauldra e só pode ser alcançado por meio das habilidades de campo Wind Push, Enemy Search e Enemy Warp. Para receber este troféu, é necessário derrotar o esquadrão com um grupo cuja média de níveis seja menor que a do time inimigo. Por exemplo, se o Grand Mercenary Squad estiver no nível 50, basta levar um grupo composto de heróis de nível 50, 50, 50 e 1 para conseguir o troféu. É possível tentar várias vezes, pois os inimigos procurados sempre reaparecem — o nível deles, contudo, é balanceado em relação ao seu grupo de heróis.

Stylish (Bronze)

Equip glasses on one of your units.
Existem equipamentos que também alteram a aparência dos personagens. Equipe um par de óculos em uma unidade para receber o troféu.

A Strong Mercenary (Bronze)

Adjust a quest's difficulty before clearing it.
É possível alterar a dificuldade de algumas missões. Para receber o troféu, basta ajustar a dificuldade uma única vez.

Lone Warrior (Prata)

Clear a Target Quest with just one unit.
Para receber este troféu, é necessário completar uma missão do tipo Target comandando somente uma única unidade. Há várias maneiras de fazer isso, mas a melhor é evitar os combates a qualquer custo, abusando dos itens e técnicas para navegar pelo mapa. Outra opção é entrar em uma missão, decorar a posição e movimentação dos inimigos no mapa, e depois recomeçá-la evitando todos os perigos. Nas batalhas, a habilidade Lone Wolf é bem útil, pois ela aumenta em 50% o ataque e HP de um líder quando ele está sozinho em combate (que é justamente o que acontece neste caso).

Furious Success (Prata)

Clear a Destination Quest without using field skills and items. (Spy Quests excluded)
Este troféu exige terminar uma missão do tipo Destination (exceto do tipo Spy) sem usar habilidades de campo (Field Skills) e itens. Por conta da restrição de itens e habilidades, evite ao máximo as batalhas.

The Very Model of a Modern Mercenary (Prata)

Clear a Destination Quest without engaging in battle! (Spy Quests excluded)
Este troféu exige terminar uma missão do tipo Destination (exceto do tipo Spy) sem entrar em nenhuma batalha. Para isso, é necessário ficar atento ao movimento dos inimigos para poder evitá-los. Use todos os itens e habilidades a seu favor — a habilidade de campo Enemy Search é bem útil, pois revela a localização dos inimigos ocultos.

~

Com este guia, será um pouco mais fácil coletar todos os troféus de Grand Kingdom. Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe nos comentários.

Revisão: Vitor Tibério

é brasiliense e gosta de explorar games obscuros e pouco conhecidos. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de boardgames, game music, fotografia e livros. Além de mostrar seus cliques no Flickr, tem também um blog onde escreve sobre inúmeros assuntos e também pode ser encontrado no Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook