PlayStation 4 e seu trimestre de ouro

Confira como tem sido o ano de 2017 para lançamentos no PlayStation 4 e o que ainda está por vir.



O ano de 2016 acabou com a promessa de grandes títulos para nosso querido PlayStation 4 em 2017. Logo nos primeiros meses do ano tivemos diversos lançamentos, muitos deles de peso, que se destacaram por inovações em franquias ou em quebra de recordes. Houve títulos que, até seu lançamento, dividiram a opinião dos jogadores, mas também tivemos jogos que, depois de atrasos e diversos anúncios, coincidiram com o hype criado na comunidade. Estes foram os destaques no primeiro trimestre do lado azul da força.


Janeiro, 2017

O primeiro exclusivo de destaque no PS4 este ano foi Gravity Rush 2. Lançado em 20 de Janeiro, o game é a continuação de Gravity Rush, uma das grandes apostas no falecido PlayStation Vita e que foi relançado para PlayStation 4. Em Gravity Rush 2, que apresenta críticas sociais e uma pitada de humor, voltamos a controlar Kat e seus poderes gravitacionais em um mundo aberto repleto de missões secundárias, com a mesma jogabilidade que foi destaque no primeiro título.

Já no dia 24 de janeiro tivemos três lançamentos de peso:
  • Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue, desenvolvido pela Square Enix, que se trata de uma coletânea que inclui Dream Drop Distance (originalmente para 3DS), A Fragmentary Passage e Kingdom Hearts x Back Cover (animação de uma hora), que juntos preparam o terreno para o lançamento de Kingdom Hearts 3;
  • Yakuza 0, que nos apresenta mais detalhes do início da história de Kazuma Kiryu e sua relação com a máfia japonesa Yakuza. O título, desenvolvido e publicado pela Sega, foi lançado no Oriente em 12 de março de 2015, mas só veio para o Ocidente este ano;
  • Resident Evil VII (uma das principais franquias da Capcom) que, apesar de também ter sido lançado para Xbox One e PC, tem exclusividade da tecnologia de realidade virtual na Sony com o PlayStation VR — o jogo traz o terror de volta à série com personagens inéditos e nova fórmula bastante similar a jogos atuais do gênero, como Outlast;
O mês terminou com o lançamento, no dia 31, de Digimon World: Next Order, da Namco Bandai, que nos leva de volta ao mundo digital dos monstrinhos que fizeram tanto sucesso no início dos anos 2000. O novo título traz como diferencial a possibilidade de ter dois digimons como companheiros. Este é outro jogo que foi lançado primeiramente no Japão, em 17 de março de 2017, e só agora chegou ao Oriente.

Fevereiro, 2017

Fevereiro começou com o tão aguardado Nioh, da Team Ninja, lançado no dia 08. No maior estilo Dark Souls, o RPG de ação conta a história de William Adams (inspirado em uma figura real), um britânico que viaja ao Japão para resgatar seu espírito guardião e, para isso, deve enfrentar diversos demônios. O destaque do título está por conta da jogabilidade e dificuldade, bastante similares às da série Souls.

O mês encerrou com um dos maiores lançamentos para 2017: Horizon Zero Dawn, produzido pela Guerrilla Games. Neste jogo de mundo aberto e pós-apocalíptico dominado por máquinas semelhantes a criaturas pré-históricas, conhecemos Aloy, uma jovem que cresceu longe de sua tribo por ser considerada uma Exilada, uma "sem mãe". Ela é atacada durante sua Provação (um teste para que seja aceita pela tribo), e agora precisa descobrir quem encomendou sua morte e o motivo, enquanto descobre mais sobre as máquinas e seu passado. Poucos dias após seu lançamento, Horizon: Zero Dawn é considerado o maior lançamento de nova franquia para o PlayStation 4 no Reino Unido, título que antes pertencia a No Man's Sky.

Março, 2017

O primeiro exclusivo (pelo menos durante dez dias) a fechar o trimestre da Sony é Nier: Automata, produzido pela PlatinumGames e lançado no dia 7. Trata-se de um jogo de ação e hack 'n slash que se passa num futuro comandado por máquinas (e não, não estou confundindo com Horizon). A humanidade, quase extinta, consegue refúgio na Lua e, com sua tecnologia, cria um exército de androides cuja missão é enfrentar as máquinas. O jogador assume o controle de B2, uma androide feminina enviada à Terra para derrotar as máquinas.

O mês irá fechar com dois lançamentos no dia 28:
  • Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX, no qual a Square Enix irá relançar os títulos de KH para PS3 em versão remasterizada em duas partes, devido ao lançamento de Kingdom Hearts 3. A coleção 1.5 conta com os jogos Kingdom Hearts Final MixRe:Chain of Memories358/2 Days. Já a coleção 2.5 conterá os títulos Kingdom Hearts 2Birth by SleepRe:coded;
  • MLB The Show 17, produzido pela San Diego Studios, traz novidades e melhorias para o novo jogo da Major League Baseball. A Sony confirmou que, além de melhorias de gameplay, mecânica e física, contará com novas animações dos jogadores e inteligência artificial mais humana.

O ano de 2017 começou muito bem para a Sony e o PlayStation 4, com alguns exclusivos de peso e outro títulos que, apesar de serem multiplataforma, merecem uma menção honrosa, como For Honor (Ubisoft), Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands (Ubisoft) e Mass Effect: Andromeda (BioWare), apesar deste último ainda não ter sido lançado.

Este ano ainda nos promete grandes lançamentos exclusivos, como Persona 5, Dragon Quests Heroes II, Gran Turismo Sports, Ace Combat 7, Ni No Kuni II: Revenant Kingdom, Knack 2 e Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy. Agora nos resta esperar pelas próximas novidades e ficar de olho nos eventos e anúncios ao longo de 2017.



Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook