Perfil

Morgana, o gato negro de Persona 5 (PS3/PS4)

Como todos os jogos anteriores da franquia Persona, Persona 5 traz um incrível personagem e mascote.

O primeiro a se juntar ao protagonista em sua jornada de ladrão fantasma, Morgana, aparece no castelo do Kamoshida. Em Persona 5 (PS3/PS4), o gato que possui pelagem negra e uma atitude de superioridade é considerado o especialista no mundo cognitivo, além de alavancar o time, colocando-os em ação.


De gato a carro

Morgana é um membro dos famosos ladrões fantasmas de corações, em que ele possui uma aparência bípede dentro do mundo cognitivo, com coloração negra, olhos azuis, focinho branco, uma bandana amarela e o que se assemelha a um cinto útil. Fora do mundo cognitivo morgana é apenas um gato negro com olhos azuis.

Porém, Morgana possui uma outra forma, a de uma van negra. A van parece ser baseada no modelo Citroën H, que mantém os olhos azuis e a coloração. O carro serve para carregar o grupo dentro do Mementos e em Palaces com muito espaço,sendo usado como veículo de fuga, Morgana não pode se pilotar, função que normalmente vai para Makoto.

Ar de superioridade

Apesar de possuir a aparência de um gato, Morgana se diz humano e fica nervoso quando as pessoas lhe chamam de gato, porém, ele diversas vezes aparece se lambendo. Ele também começa a miar quando fica excitado ou nervoso, especialmente quando se aproxima dos tesouros de cada palace.

Seu Persona Zorro, é baseado na ficção de Johnston McCulley, como o alter-ego de Don Diego de la Vega. Que entra em conflito com a personalidade indecisa e confusa do personagem, que tenta bancar o machão, utilizando de uma atitude de superioridade, para esconder esses problemas que se passam em sua cabeça.


Morgana tem medo de ser abandonado e possui pouca fé em si mesmo, o que o leva a abandonar o grupo por algum tempo para provar a si mesmo que ele não precisa deles. Sendo um controlador obsessivo, muitas vezes demonstra preocupação com a saúde do protagonista, mandando-o dormir e impedindo-o de fazer outras atividades muitas vezes.

O pequeno gato negro desenvolve um certo afeto com Takamaki Ann, o terceiro membro a fazer parte do grupo, tratando-a de forma diferente e buscando sempre protegê-la. Ele também possui uma rivalidade com Sakamoto Ryuji, discutindo e zombando do jovem rebelde sempre que estão próximos.

Especialista e guia

Morgana é o mastermind do grupo, especialista sobre os Palácios e o Metaverso é aquele que ensina os personagens o básico para se tornarem ladrões de corações. Por uma grande parte do tempo é Morgana quem nos guia e analisa os inimigos fazendo o papel de suporte para o grupo até a entrada de Sakura Futaba, a oráculo.

Sua arma de batalha é uma espada curva, como a dos Swashbuckler (heróis de capa e espada), para se assemelhar ao estilo de seu persona. Sua arma de fogo é um estilingue, o qual Morgana pode usar com incrível potência e habilidade, fazendo a arma inofensiva se tornar uma arma mortal.


Seu primeiro persona é Zorro, um persona mais rápido e focado em magia, apesar de seu tamanho e de usar espada. Já seu persona final é Mercurius, o deus mensageiro de roma, que entra em acordo com a missão de Morgana, que era de achar usuários de Persona poderosos e guiá-los até o fim de Mementos.

Morgana é o confidente do arcana Magician, sendo suas habilidades focadas em dar suporte para o protagonista e ajudá-lo a se tornar um ladrão melhor, criando ferramentas ou roubar inimigos. Esta arcana pode representar o fato de Morgana ser aquele que guia os personagens transformando suas vidas.

O gato da esperança

Morgana inicialmente aparece preso no castelo de Kamoshida, e após ser solto por Ryuji e o protagonista ele os ajuda a escapar enquanto fala mais sobre o lugar onde se encontram. O gato sabe utilizar seu Persona desde o começo, lutando ao lado dos personagens em todos os castelos.

Com o objetivo de chegar ao final de Mementos e reaver sua forma humana, Morgana recruta os personagens para essa cruzada, os ensinando táticas para serem usadas nos palácios. Mas o pequeno gato negro não possui certeza nenhuma de que chegando ao fim de Mementos ele ganhará sua forma humana, já que ele perdeu a memória na fuga do mesmo.


Ao final do jogo descobrimos a verdade sobre Morgana, ele foi criado por Igor, o mestre da Velvet Room que sempre ajuda os protagonistas. Quando Yaldabaoth, o maligno deus que deseja aprisionar a humanidade, Igor se impõe contra ele mas é capturado e preso em outra dimensão, usando toda sua magia restante ele dá forma a toda a esperança humana.

Morgana é a forma da reunião de toda a esperança humana, por isso ele quer tanto ser humano, idolatrando-os e os amando. Seu objetivo é reunir um grupo de usuários habilidosos e guiá-los pelos Palácios, roubando os tesouros e dessa forma abrindo o caminho para Yaldaboath para derrotá-lo e salvar todos.

Futuro

Com o anúncio de Persona 5: Dancing Star Night (PS4/PS Vita), podemos apenas imaginar os movimentos do mestre por trás do grupo de ladrões fantasmas. Esperamos que os movimentos de Morgana sejam incrivelmente ágeis e cômicos, parecidos um pouco com os de Kuma (Teddie) de Persona 4: Dancing All Night (PS Vita).

Morgana é um grande personagem, talvez o mais próximo de nós, que muitas vezes ficamos confusos e assustados ao pensar em nossos objetivos e em quem somos. Graças a esse incrível personagem, Persona 5 se torna algo divertido e interessante, esperamos que o anime consiga nos trazer essa parte de Morgana e que ele possa aparecer em ainda mais jogos da Atlus.


Revisão: Ana Krishna Peixoto

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook