Jogamos

Análise: Uncharted 3: Drake’s Deception (PS3)

Quem gosta de jogos de plataforma recheados de momentos de tensão e com uma história envolvente, encontrou na franquia Uncharted um lugar bo... (por Luciano Alencastro em 16/03/2012, via PlayStation Blast)

Quem gosta de jogos de plataforma recheados de momentos de tensão e com uma história envolvente, encontrou na franquia Uncharted um lugar bom para se divertir. Desde o primeiro jogo da série, Drake’s Fortune, a produtora Naughty Dog vem mostrando estar atenta ao que os gamers estão pedindo. Com Uncharted 3: Drake’s Deception, a coisa ficou realmente séria. Se você é daqueles que não gosta de spoilers e gostaria de saber um pouco mais sobre o jogo antes de comprá-lo, não se preocupe. Leia a vontade, pois eu tomei cuidado de não entregar absolutamente nada.

A história

 

Como o próprio nome do jogo já diz, Uncharted 3: Drake’s Deception fala sobre uma grande mentira, uma tentativa de enganar alguém. Não se engane você então ao achar que deception significa decepção. Na verdade, é derivado de deceive, um verbo que significa enganar. A questão inteira do jogo é exatamente essa. Fomos todos enganados?

A proposta do tema por si só já é suficiente para nos envolver de tal forma a não querermos parar de jogar um minuto. A definição de montanha-russa emocional pode ser sentida durante todo o gameplay. Você perceberá que dessa vez não se trata apenas de uma trama de traição e uma busca incessante por um tesouro perdido num local remoto. A história do jogo te leva mais fundo, até o passado, onde você tentará entender um pouco mais sobre Nate e seu mundo tão misterioso.

Escrito de tal maneira a permitir a exploração de cenários variados, você jamais acreditará que está ali onde Drake se encontra, estando a poucos capítulos antes num local completamente diferente. E a transição é feita naturalmente.

Evolução do aspecto gráfico

O primeiro jogo da série elevou o nível dos gráficos no mundo dos games. Foi um jogo divisor de águas - antes e depois de Uncharted. Pode esquecer; nada melhor que os gráficos de Uncharted 3.

Quem acompanhou a série do início, percebeu que Uncharted 2 tem os gráficos um pouco superiores a seu antecessor. Infelizmente, a grande decepção é que o segundo jogo da série veio com bugs excessivos. Por muitas vezes é possível entrar em paredes, ficar preso numa queda, não alcançar locais perfeitamente alcançáveis e por aí vai. Dessa vez, a franquia surpreende por remover esses efeitos quase que completamente. Sim, quase. Em alguns locais onde não é possível que Drake escale, você pode perceber que ele entra na parede ao tentar se segurar. Contudo, não é algo que atrapalhe a experiência, já que nos caminhos certos isso não acontece. Você perceberá esse efeito raramente, quando estiver procurando por tesouros sem a ajuda de um Trophy Blast.

Uma série de efeitos visíveis na aparência de Nathan, como resquícios de algo do cenário no seu corpo, deixam o jogador boquiaberto de tamanha a atenção que deram aos detalhes. Os sombreados, a interação com o ambiente, as influências do clima e muito mais. Até mesmo os tesouros foram remodelados para aparecerem tal como são, e não mais como uma estrela pendurada num poste. Entretanto, um aspecto ainda ficou um pouco ridículo: ao mover a câmera ao redor de Drake, o foco da lanterna o acompanha e te faz pensar: “Nossa, de onde vem essa luz aí atrás?” Tudo bem, eu entendo que esse aspecto facilita a interação do jogador com o ambiente, mas não deixa de ser um pouco tosco.

Por muitas vezes, no meu segundo gameplay, eu me peguei apertando Start para pular uma cutscene. Opa, na verdade não era uma cutscene: fazia parte do jogo. Essa característica de Uncharted faz com que você aproveite toda a sua beleza, mesmo quando você ainda está fazendo parte dele. Com certeza absoluta, até a presente data, nada bate a qualidade gráfica de Drake’s Deception.

Trailer de lançamento de Uncharted 3: Drake’s Deception.

Evolução da interatividade,  jogabilidade e divertimento


Quando o jogo é bonito demais, muitas vezes corremos o risco de assistir mais do que jogar. Felizmente, Uncharted sabe balancear um e outro. Em algumas partes, você sairá distribuindo golpes e correndo muito enquanto uma cena se desenrola paralelamente. É como se você estivesse jogando um filme de ação. É bonito de se ver e mais empolgante ainda de saber que é você que está fazendo aquilo tudo.

Durante os momentos de tensão, a música de Uncharted 3 te faz entrar completamente no mundo que está ali a sua frente. O diálogo está bem sincronizado, os efeitos sonoros bem colocados, tudo de modo a te dar a melhor experiência em jogos do gênero.

O combate está mais dinâmico do que em Uncharted 2. Você pode agarrar o inimigo, dar contra golpes, atacar mais de um ao mesmo tempo e até se utilizar do cenário para finalizar uma sequência de golpes. O ataque surpresa está mais bonito e mais justificável, fazendo com que você tente ao máximo tirar proveito dele. Novos inimigos armados até os dentes ou fortes como nunca te fazem repensar a estratégia do atirar primeiro e perguntar depois. Além disso, muitas vezes o mano-a-mano se faz não só necessário quanto importante para o desenrolar do jogo.

Novas armas estão disponíveis pra você, não somente como algo a mais. Por muitas vezes, armas específicas salvarão sua pele. O tiroteio não está mais repetitivo, já que sempre há um determinado fator que te faz estar sempre modificando estratégias. Uma cena de tiro nunca será exatamente igual à outra.

E se é a troca de tiros que te faz voltar ao final do jogo, o modo online está de volta e dessa vez ainda melhor. As partidas online estão divididas em 10 modos diferentes, dentre os quais você pode lutar em times, com um amigo ou até sozinho.  Enquanto você seleciona dentre todas as opções de jogo e customização, você acompanha a Uncharted TV – um canal de vídeo que traz entrevistas, previews sobre futuros games da Naughty Dog, making-ofs e gameplays de partidas online.

Todo esse arsenal de jogabilidade online ainda te dá uma chance de aumentar a personalização dos jogos. Você ganha pontos nas suas partidas e pode comprar determinadas habilidades que te fazem mudar toda uma estratégia. Perder não fica tão frustrante assim quando você sabe que está acumulando pontos para a sua vingança. Que tal ter uma RPG ali ao alcance ou fazer um respawn ao lado de um buddy e virar o jogo? Quer melhor que isso? Convide um amigo seu pra jogar splitscreen online e ele poderá utilizar o próprio perfil da PSN.

Customização e Uncharted TV
Habilidades online











Se você gostaria de explorar os níveis de Uncharted na companhia de alguém, só que em splitscreen, agora você pode. O modo cooperativo te dá a opção de jogar off-line para que você  saia matando os inimigos em conjunto, procurando por tesouros e muito mais. Com certeza isso foi um bom negócio para a série, já que é bem mais difícil encontrar um parceiro para co-op online nesse mundo de gamers viciados em jogos de tiro.

Se ainda assim você estiver cansado dos mapas que já vem no jogo, é só logar na PlayStation Network e comprar mais alguns. Já saíram dois pacotes de mapas e várias roupas. Serão 14 pacotes de conteúdo para download no total, incluindo skins, mapas e acessórios.

Considerações finais


Uncharted 3 é um jogo que supera os demais da série em todos os quesitos. A trama te fará viajar muito, ficar intrigado, surpreso, incrédulo... ou seja, você ficará entretido. É um jogo maravilhoso de se assistir e de se fazer parte. Não chega a ser tão desafiador, mas com certeza te dá umas boas horas de diversão. Tente platinar sem um guia e aí você terá um desafio justo, e não quase impossível como Uncharted 2. Eu gostaria que o jogo fosse um pouco maior, não por que eu tenha achado que faltou algo, mas por que fiquei com um gosto de “quero mais disso por mais tempo”.

Se você ainda não experimentou nenhum game da série e não está muito a fim de entrar no mérito da coisa, com certeza você não aproveitará esse jogo tanto quanto você deveria. Mesmo assim, é inegável que você irá reconhecer a superioridade de Uncharted 3 em todos os aspectos. Minha sugestão é que você alugue os anteriores, se acostume com a mecânica e a história da série e aí sim você o aproveitará ao máximo.

Se você já finalizou os anteriores e ainda não jogou essa obra de arte do PlayStation 3, você está deixando de fazer parte de um grande momento da história dos games. Uncharted 3: Drake’s Deception é merecidamente o jogo do ano 2011, na categoria exclusivo para PlayStation 3.

Uncharted 3: Drake’s Deception – Playstation 3 – Nota Final : 9.5
Gráficos: 9.5 | Som: 9.5 | Jogabilidade: 9.5 | Diversão: 9.5
Revisão: Rafael Becker

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook