Game Music : Final Fantasy VII (PS)

Se Final Fantasy VII é considerado por muitos como o suprassumo da saga, não há como negar que grande parte da glória se deve a Nobuo Uemat... (por Unknown em 29/04/2012, via PlayStation Blast)

Se Final Fantasy VII é considerado por muitos como o suprassumo da saga, não há como negar que grande parte da glória se deve a Nobuo Uematsu, o principal compositor de toda a série e que se encontra presente desde a primeira edição. Desde a épica abertura até a famosa Fanfare, música de boa qualidade é o que não falta nesse
game. É melhor aumentar o volume porque esse artigo vale a pena ser lido e, principalmente, escutado.

 

Por dentro da mente criativa de Uematsu

Antes de começar a falar sobre a trilha sonora em si, vale a pena gastar algumas linhas para falar comentar sobre Nobuo Uematsu, pois , além de estar presente em
todos os jogos da série principal de Final Fantasy, colaborou numa lista imensa de
outros jogos épicos, dentre os quais: Chrono Trigger, Romancing SaGa II,
Blue Dragon e Super Smash Bros. Brawl. O compositor ganhou notoriedade principalmente por causa de seu trabalho feito na franquia Final Fantasy.

Uematsu entrou na antiga SquareSoft em 1986, onde conheceu o criador da saga, Hironobu Sakaguchi. Com o sucesso adquirido, os dois trabalharam em
muitos projetos juntos ao longo destes quase 30 anos. Em 2004, saiu da empresa e fundou sua própria companhia, a Smile Please, e vem desenvolvendo trabalhos freelancer para a Square-Enix e para a Mistwalker, a produtora fundada por Sakaguchi após também ter saído da Square-Enix.
Atualmente, continua desenvolvendo suas composições e fazendo trabalhos freelancer. Quanto ao pouco tempo livre, excursiona pelo mundo e faz  apresentações junto com sua banda formada com seus colegas de trabalho, a The Black Mages, executando suas músicas em concertos e eventos. Chega de falar, é hora de apertar o play!

Isso é música clássica ?

Epic Fanfare is Epic!

Logo de cara somos apresentados à clássica música tema da série. Até aqui nenhuma surpresa, afinal é o que sempre temos desde a primeira epopeia.

It’s time to rock!

Aqui está o tema do jogo em si, sendo executada pelos the The Black Mages e pela orchestra em Yokohama, no Japão. Se prestar atenção, verá Uematsu tocando teclado logo à frente do palco. Essa é, sem dúvida, uma das músicas mais
conhecidas de toda a série, sendo reconhecida a quilômetros de distância. Afinal, temos de tudo: uma orquestra inteira, virtuosos solos de guitarra e muita velocidade. Em recente entrevista, Uematsu disse que compôs a música inspirado pela música Purple Haze, de ninguém menos que Jimi hendrix Hendrix, e de algumas óperas que estava assistindo na época. Declarou também que queria criar uma música que ficasse marcada na memória do jogador, com passagens por vezes calma e por vezes rápida.

Essa deve ter ficado na memória de muita gente por aí, afinal é a música tema das batalhas contra os chefes. Quem atravessou o the Shinra HQ sabe do que estou falando.

Ao mestre com carinho

Por ser uma trilha muito conhecida era de se esperar que muitos fãs fizessem um tributo à série, então essa parte é dedicada só a trabalhos covers:

LonlonJP mostrando seu Limit Breaker…

Esse vídeo é da autoria de LonlonJP, um simpático japonês que executa vários outros
temas da saga e até de outras séries, como Pokémon e Zelda. Vale a pena checar sua conta no YouTube, pois aqui você encontrará muitas músicas com uma
execução perfeita ao violão.

Joinha pela guitarra do Sonic!

Esse aqui é a apresentação de uma das primeiras bandas brasileiras do gênero que podemos chamar de GameMetal, a Megadriver. Executando uma versão própria baseada no tema principal, Prelude, a banda manda muito bem no evento Pira Anime Fest 2008. Parabéns para a guitarra custom do Sonic e para o arpejo da introdução!

Aqui temos o americano Daniel Tidwell, um dos mais famosos game covers do YouTube, tocando sua versão da música das batalhas do game. Épico.

A primeira Game Music do PS-Blast está chegando ao fim, mas se quiser mais basta checar no YouTube que você encontrará varias versões covers das músicas da saga. Até a próxima e game on!

Revisão: Catarine Pereira


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook