Jogamos

Análise: Gravity Rush (PSVita)

Finalmente um jogo que faça jus ao PlayStation Vita. Gravity Rush chamou a atenção logo no primeiro trailer. Talvez pela possibilidade de... (por Unknown em 12/09/2012, via PlayStation Blast)

Gravity_rush_US_cover

Finalmente um jogo que faça jus ao PlayStation Vita. Gravity Rush chamou a atenção logo no primeiro trailer. Talvez pela possibilidade de controlar a gravidade com o sensor de movimento, ou mesmo por sua trama peculiar, logo caiu nas graças do público que esperava ansiosamente por um grande título inovador. Será esse o título responsável pela recuperação do portátil? Para descobrir a resposta, confira nossa análise e viaje com a gente pelo estranho mundo de Kat.

Em outra matéria, argumentei que o PS Vita precisa urgentemente de títulos criativos, que façam bom uso do hardware do aparelho e que, principalmente, não sejam simples ports de consoles.

Gravity Rush é definitivamente um desses títulos. Se a Sony tivesse lançado com o portátil mais dois ou três jogos desse porte, o Vita teria sido um sucesso tremendo. Pena que não foi assim. De qualquer forma, tenho certeza que, ao lado de Rayman Origins, esse é um jogo indispensável para os donos do aparelho.

Amnésia clássica

20110918_gravity-rush

Você controla Kat, uma jovem que acorda no meio da praça sem saber quem é ou para onde vai. Ela também conta com a ajuda de um gato chamado Dusty, o grande responsável por ela ser capaz de alterar a gravidade. Ao longo do jogo, tudo isso é explicado, mas não vou entregar nada. Muitos mistérios aparecem no início, por que a cidade flutua? O que está acontecendo com a personagem? Que criaturas são essas que aparecem de repente? Enfim, muitas perguntas, nenhuma resposta. Cabe a você ajudar a protagonista e descobrir tudo junto com ela.

Tirando o clichê, a história funciona bem. A narrativa é suave e surpreendente ao mesmo tempo. Nada melhor do que acompanhá-la em bom português. Sim, felizmente essa é uma realidade que está cada vez mais presente no mercado brasileiro. O jogo é muito bem traduzido. A dublagem não foi possível, pois a equipe criativa inventou um idioma próprio para a mitologia da série, ponto para a Japan Studios.

gravity-rush

A cidade de Hekseville pode ser explorada do jeito que você quiser, como se fosse um mundo aberto. Mas apesar disso, o jogo segue uma história linear que aos poucos vai se desenvolvendo. Acredite, você pode achar tudo meio monótono no início, mas depois que a história se desenvolver, você não vai conseguir deixar de acompanhar.

Estilo fabuloso

A primeira coisa que te fisgará no jogo são os seus belíssimos gráficos. O layout inteiro é sensacional, com um cel shading muito bem feito. É deslumbrante poder perambular por uma cidade tão bonita e com cores tão vivas. Os personagens também foram muito bem construídos.

Gravity-Rush-06

Mas o que dá um charme a mais e deixa o jogo sensacional são as cenas em forma de quadrinho interativo. Foi a primeira vez que vi uma ideia tão inovadora e interessante. À medida que você avança o diálogo, novos quadrinhos animados aparecem, como se você estivesse folheando um gibi. E o mais interessante é que você pode interagir com os quadros, seja movimentando o Vita para cima ou para os lados, o que dá uma sensação de profundidade muito agradável. Em outras palavras, você pode literalmente virar o portátil e perceber outros elementos da cena.

Arrisco-me ainda a dizer que isso será um divisor de águas daqui para frente, ao menos é o que eu desesperadamente desejo. Imaginem as possibilidades? As adaptações se aproximariam, no que diz respeito às formas narrativas, de uma maneira nunca antes vista. E mais, já pensou ler um mangá de One Piece ou uma história do Batman dessa forma? Com quadrinhos animados? Realmente, dá gosto ver uma produtora sendo feliz na escolha de determinadas mecânicas.

Nem tudo são flores ao brincar com a gravidade

Assim como o título deixa a entender, a grande sacada do game é controlar a gravidade. Ao apertar o botão R, Kat levita e distorce a ação gravitacional. Por meio de um sistema de mira, no melhor estilo fps, você escolhe onde ela pode ou não pisar, sendo inclusive possível alternar entre o chão, o céu e as paredes em poucos segundos. O bacana é que você pode mover tanto o analógico quanto o próprio portátil, é só apontar e se deslocar.

Gravity-Rush-02

Nem preciso dizer o quanto inovador é esse sistema de gravidade, poder inverter as leis da física é uma ideia muito bacana. No começo, tudo é novidade e os controles são um pouco difíceis de se acostumar. Dessa forma, não fique com raiva ao ter que repetir uma ação mais de uma vez. Leva tempo até você pegar o jeito.

É uma pena que a mecânica não foi tão bem desenvolvida assim. Por exemplo, em um dos power ups, Kat pode deslizar pelas paredes. O problema é que para executar a ação, você precisa mover o portátil, ação responsável por controlar a câmera. O resultado é uma confusão só.

Por mais que o ideia tenha sido muito bem planejada, na prática a história é outra. Os controles muitas vezes são confusos e, nos momentos mais importantes, atrapalham mais do que ajudam.

Gravity-Rush-2

Infelizmente, o combate também sofre de problemas. Pelo caminho, você enfrentará uma infinidade de criaturas chamadas Nevi. Apesar das diferentes formas, você pode contar no dedo quais realmente causam problemas. Basta deslizar o dedo pela tela do Vita e Kat escapa dos ataques. Mas a dificuldade é, de longe, o menor dos problemas.

Ao enfrentar múltiplos inimigos de uma vez, obviamente, você deve fazer escolhas na hora de atacá-los. É nesse momento que o jogo peca de forma grotesca. O sistema de mira (se é que podemos chamá-lo assim) é absolutamente confuso, para não dizer mal feito. Por causa disso, é perfeitamente comum você tentar acertar um inimigo usando a gravidade, e sem mais nem menos ir parar a 20m dele. Ao enfrentar inimigos ágeis a situação piora, pois eles simplesmente somem da sua vista. E para ficar pior, os controles nem ao menos são customizáveis.

Peraí, isso de novo?

Outro grande problema do jogo é o seu caráter extremamente repetitivo. As lutas que o digam. Como eu disse, você vai encontrar muitas criaturas diferentes, mas as batalhas seguem sempre o mesmo roteiro: corra ou use a gravidade e bata neles até acabar. Isso, somado aos problemas de mira, tornam o jogo bem cansativo.

ps-vita-gravity-rush-release

Sem falar na irônica dualidade que marca o jogo: você tem bastante coisa a fazer e, ao mesmo tempo, nada que valha a pena repetir. Explicando melhor, além das missões que fazem parte da história, você também pode completar outros tipos de missões que se resumem ao seguinte: correr pela cidade tentando bater um recorde e derrotar um número X de inimigos no limite de tempo. Não espere mais do que isso, portanto, esqueça missões onde você deve ajudar determinado personagem secundário.

Esses minigames possuem um propósito, ao completá-los repetidas vezes você ganha cristais, os mesmos necessários para evoluir as habilidades de Kat. Para mim, isso nada mais é do que pura e simples preguiça em desenvolver novos conteúdos. No fim das contas, você tem que repetir mil vezes a mesma missão se quiser evoluir ao máximo uma habilidade. Nesse ponto, a Japan Studios pecou feio.

Expectativas de um começo tardio

Todos sabem que o Vita caminha sobre cacos de vidro. A carência de títulos inovadores é enorme. Felizmente temos aí uma bela surpresa. Arrisco-me ainda a dizer que se o portátil começar a receber títulos de peso, ao invés de apenas ports, ainda há esperanças de um longo e produtivo caminho pela frente.

Apesar de alguns deslizes, Gravity Rush é um ótimo jogo, talvez o melhor até agora do Vita. É uma pena que o seu lançamento tardio tenha minado mais ainda a história do portátil. Se tivesse sido lançado em conjunto, a trajetória do Vita poderia ter sido bem diferente.

Prós

  • História original e bem desenvolvida
  • Mecânicas inovadoras e divertidas
  • Layout magnífico
  • Diálogos visualmente fantásticos
  • Cai como uma luva para o Vita

Contras

  • Falta de uma mira decente nas lutas
  • Controles problemáticos
  • Muito repetitivo
  • Falta conteúdo

Gravity Rush – PlayStation Vita – Nota Final: 9.0

Visual: 10  |  Som: 9.0  |  Jogabilidade: 7.0  |  Diversão: 9.0

Revisão: Catarine Aurora


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook