Blast from the Past

Blast from the Past: Final Fantasy VII (PS)

Quando se fala em RPG em consoles da Sony logo vem Final Fantasy à mente. E quando o assunto é Final Fantasy, sem dúvida o sétimo título é... (por Felipe Antunes em 15/07/2011, via PlayStation Blast)

Capa de Final Fantasy VIIQuando se fala em RPG em consoles da Sony logo vem Final Fantasy à mente. E quando o assunto é Final Fantasy, sem dúvida o sétimo título é um dos mais lembrados. Final Fantasy VII é o mais popular da série, com uma venda de 10,5 milhões de cópias. Foi produzido pela antiga Squaresoft, atual Square Enix, e lançado em 1997 para o PlayStation. Foi o primeiro jogo da série a usar computação gráfica em 3D, com personagens completamente renderizados em fundos pré-randerizados e o primeiro da série principal lançado na Europa, o que ajudou a disseminar ainda mais o seu sucesso. Um grande jogo, com uma história de tirar o fôlego. Preparado para o que esse Blast from the Past está prestes a relembrar? Que a nostalgia comece!

O mais popular


AerisFinal Fantasy VII foi lançado em Janeiro de 1997 no Japão e em setembro e novembro do mesmo ano já podia ser encontrado nos Estados Unidos e Europa, respectivamente. Em 1998 teve uma versão para Windows e 2009 já estava na PSN. Foi um dos jogos mais populares do PlayStation, vendendo mais de 10,5 milhões de cópias, sendo um dos RPGs mais vendidos da história. Seu sucesso dura até hoje, gerando outros jogos contando o que ocorreu antes e depois de Final Fantasy VII e até mesmo OVAs e um filme. Mas isto será mostrado mais adiante.




Confira a abertura de Final Fantasy VII

Jogabilidade


A jogabilidade não é muito diferente se comparada aos outros jogos da série principal de Final Fantasy. Você controla seu personagem com liberdade para conversar e explorar as cidades a procura de itens e armas. Você começa com Cloud, o protagonista, na cidade de Midgar, mas conforme o jogo progride, mais e mais do mundo torna-se acessível, dando maior liberdade e oportunidade de explorar todos os locais do jogo. Em vários pontos da história, o jogo é interrompido por sequências dramáticas de longas conversas e vídeos em CG.




A primeira batalha
A primeira batalha


A batalhas são baseadas em turnos como nos jogos anteriores, porém permite controlar apenas três personagens nas batalhas. O Sistema de habilidades de Final Fantasy VII se baseia na utilização de Materia, uma espécie de pedra com poder que são colocadas nos slots de armas e armaduras, permitindo aos personagens usarem magias, summons e outros comandos especiais.




Slots de Materia
Slots de Materia


Um recurso introduzido em Final Fantasy VI, Desperation Attack, reaparece em Final Fantasy VII, conhecido colo Limit Break. Cada personagem jogável tem uma barra especial que enche proporcionalmente ao dano recebido durante a batalha. Quando a barra enche completamente, o personagem tem acesso ao seu Limit Break, um ataque especial de alto dano que pode acertar vários inimigos de uma vez. Cada personagem pode aprender novos Limits Breaks cada vez melhores ao logo do jogo.




Demonstração do campo de batalha e dos Limits Breaks de cada personagem
 

Música


Nobuo UematsuNão é por nada, mas acho que as mais belas músicas dos videogames vêm dos RPGs. Nesta versão da série Final Fantasy temos uma verdadeira sinfonia, trabalho de Nobuo Uematsu. Na época, a trilha de Final Fantasy VII foi considerada o mais ambicioso trabalho de Uematsu. Hoje a trilha se tornou um clássico e é considerada uma das mais belas obras em um jogo para PlayStation. Como exemplo, temos a seguir o Tema de Aerith.






Os amigos


Caso você ainda não tenha jogado Final Fantasy VII e pretende jogar, sugiro que pare por aqui pois as próximas informações podem ser consideradas spoilers.
Como Final Fantasy VII possui uma história complexa e dividida ao longo dos jogos, irei apresentar os pontos mais importantes partindo dos principais personagens que entrarão para o seu grupo:
    Cloud Strife
  • Cloud Strife: Nascido em Nibelheim, é o protagonista da história. Um guerreiro arrogante e orgulhoso que acredita ser membro de uma unidade de elite chamada Soldier. Ao longo do jogo, Cloud descobre que as memórias do seu passado na verdade não eram suas e, com a ajuda de seus amigos, aprende que há mais em ser um herói do que possuir força e fama. No início do jogo, Cloud é um mercenário que se une ao grupo Avalanche, um grupo terrorista que luta conta as corporações Shinra, na cidade de Midgar. Cloud espera obter respostas do seu passado e recuperar fatos perdidos de sua mente.


      Barret Wallace
    • Barret Wallace: É o líder do Avalanche e conhece Cloud quando este entra em seu grupo para ajudar no ataque ao Sector 1 Reactor. Possui pavio curto e vive irritado. Possui uma arma no lugar do braço direito e sempre que se irrita sai atirando pra todo lado. Mas por trás de toda essa valentia, Barret é apenas um pai dedicado que cuida de Marlene, filha de seu amigo Dyne que morreu em uma das lutas contra os soldados da Shinra. Barret também adora fazer metáforas com os acontecimentos que passou em sua vida.


        Tifa Lockhart
      • Tifa Lockhart: Dona de uma grande força física, ela também é amiga de infância de Cloud. Tímida para se expressar, possui um carinho especial por nosso herói. Possui punho de ferro e está sempre pronta para amparar quem precisa. Alia-se ao Avalanche para se vingar da Shinra pela destruição de sua cidade natal, Nibelheim. Tifa é uma mulher independente e muito atraente, porém tem muitas dificuldade em expressar o que realmente está sentindo e guarda para si mesma.




          Aeris Gainsborough
        • Aerith Gainsborough: Também conhecida como Aeris ou também The Flower Girl. Ela usa um vestido rosa com botões e uma fita rosa amarrada em sua longa trança. É uma garota alegre e sempre tenta animar seus amigos. É uma florista vivente em Midgar, porém nasceu em Icicle Inn. É uma garota misteriosa descendente dos Cetra, uma raça antiga muito parecida com os humanos, porém viviam em profunda harmonia com as forças da natureza.



            Red XIII
          • Red XIII: Seu verdadeiro nome é Nanaki. Ele é um leão da montanha, porém ás vezes se comporta como lobo, nascido em Cosmo Canyon. Junta-se ao grupo de Cloud após ser resgatado da sede da Shinra. Ele seria usando em um experimento envolvendo Aerith. Possui um forte senso de honra e coragem e sempre demonstra respeito à memória de seu falecido pai. É um ser muito inteligente, demonstrando a capacidade de falar, mesmo sendo um animal.


              Cait Sith
            • Cait Sith: Repare na imagem ao lado. Cait Sith é o gato montado em cima do Moogle de pelúcia gigante do parque de diversões de Gold Saucer. É um personagem peculiar, pois ao longo da trama descobrimos que ele é um fantoche controlado por Reeve Tuesti, chefe da Shinra Electric Power Company. Com o tempo decide aliar-se ao grupo para ajudar a salvar o planeta. Cait Sith é um personagem alegre e despreocupado, mostrando ter bom coração.



                Cid Highwind
              • Cid Highwind: É o boca suja do grupo. Muitas de suas palavras são censuradas aparecendo como símbolos com #$%& em suas falas. Demonstra-se um pouco bruto em suas atitudes e muito esquentado, porém é apenas um homem com seu ego machucado por tão ter sido o primeiro homem a conquistar o espaço. No geral, se dá bem com seu grupo e orgulha-se de sua espaçonave Highwind.




                  Vincent Valentine
                • Vincent Valentine: É o personagem mais misterioso de Final Fantasy VII. Possui uma personalidade fria e é muito solitário, mas está sempre pronto para ajudar seus amigos. Possui um passado obscuro da época em que trabalhava para Shinra como um dos Turks, o Setor de Investigação do Departamento de Assuntos Gerais da Companhia Shinra, destinado a proteger a cientista Lucrecia Crescent, amada de Vincent.




                    Yuffie Kisaragi
                  • Yuffie Kisaragi: Muito orgulhosa, essa ninja une-se ao grupo após atacar você. Demonstra-se obcecada por poder e tem o péssimo hábito de roubar Materia, responsáveis pela magias, summons e comandos dos personagens controláveis. Une-se a Avalanche para combater a Shinra, que derrotou seu pai em uma revolta originada em Wutai, cidade de onde veio.






                    Shinra Electric Power Company


                    Shinra CompanyAo longo do jogo, vamos nos deparando com novos inimigos que são de extrema importância para a história. Claro que a maioria pertencente à Companhia Shinra. São eles: Reeve Tuesti (Chefe de Desenvolvimento Urbano), Professor Hojo (Chefe do Departamento de Ciência), Palmer (Chefe de Exploração Espacial), Heidegger (Chefe do Departamento de Preservação da Paz), Scarlet (Chefe das Armas Investigação e Desenvolvimento), o Presidente Shinra, Rufus Shinra seu filho, e os Turks: Elena, Rude, Reno, e Tseng. Tudo em nome da Shinra Electric Power Company, uma empresa que fornece energia Mako para o mundo. Porém também trabalha no ramo de engenharia genética, exploração do espaço e possui uma grande força militar, o grupo de elite Soldier. Somando tudo isso, Shinra possui um incrível controle sobre a população mundial.



                    Os Turks
                    Da esquerda para a direita: Elena, Tseng, Rufus, Rude e Reno.


                    O vilão


                    SephirothSephiroth é o vilão mais frio e cruel da saga Final Fantasy e o antagonista de Final Fantasy VII. Um membro da Soldier, Sephiroth foi idolatrado por sua força e considerado um heróis de guerra. Depois de interpretar erroneamente as suas origens, ele encena uma vingança contra a humanidade, com o objetivo final de se tornar um deus e controlar o planeta. Quando era um Soldier, Sephiroth tinha como missão investigar um reator Mako em Nibelheim, onde revela que nunca teve uma família e alega ser uma criação de sua mãe, J-E-N-O-V-A, um projeto do cientista Hojo, que tentava criar um humano com poderes de Cetra.

                    Summons


                    ShivaSummons são criaturas mágicas que podem ser convocadas na batalha. Ela podem servir como apoio em batalhas, como forma de cura ou de ataque. Em Final Fantasy elas são representadas pelas Materia de cor vermelha e vão sendo encontradas conforme a história avança. Algumas summons são secretas e de poderes fenomenais. Conforme as Materia vão evoluindo, você pode usar as summons mais de uma vez na mesma batalha, mas somente Materia no modo Master permitem usar summons quantas vezes forem necessárias na mesma batalha. Cada summon possui um ataque específico:
                    • Choco/Mog - "Deathblow!!" e "Fat Chocobo"
                    • Shiva - "Diamond Dust"
                    • Ifrit - "Hellfire"
                    • Ramuh - "Judgement Bolt"
                    • Titan - "Anger of the Land"
                    • Odin - "Steel Bladed Sword" e "Gunge Lance"
                    • Leviathan - "Tidal Wave"
                    • Bahamut - "Mega Flare"
                    • Kjata - "Tetra-Disaster"
                    • Alexander - "Judgement"
                    • Neo Bahamut - "Giga Flare"
                    • Phoenix - "Phoenix Flame"
                    • Hades - "Black Cauldron"
                    • Typhoon - "Disintegration"
                    • Bahamut ZERO - "Tera Flare"
                    • Knights of the Round - "Ultimate End"



                    Um amostra do poder das summons encontradas no jogo


                    As summons também são conhecidas pelas belíssimas animações que mostram todo o poder do PlayStation da Sony. Bem como em Final Fantasy VIII e IX.

                    As dores de cabeça


                    Diamond WeaponBons tempos aqueles de jogatina de Final Fantasy VII, também um dos RPGs mais difíceis que já joguei. Não pelos chefes ou quebra-cabeças, mas sim pelos chefes secretos que são uma barreira para aqueles jogadores que gostam de detonar o game por completo, como no meu caso.

                    Sapphire WeaponQuem não se lembra das terríveis Weapons? Praticamente todas as versões apresentam Weapons, mas as do Final Fantasy VII foram um dor de cabeça e tanto… No jogo elas desempenham um papel vital na história. Existe um total de sete Weapons, apresentadas ao longo dos jogos da saga Final Fantasy VII, nomeadas com nomes de pedras preciosas, exceto Ultimate Weapon e Omega Weapon. Foram armas criadas para derrotar Jenova e proteger o planeta, mas ao longo do jogo você deverá enfrentar Diamond Weapon e Ultimate Weapon e se aventurar em algumas outras secretas. Prepare-se para muitas cenas de Game Over!




                    Quando as Weapons emergem para o mundo!


                    As dores de cabeça ficam por conta de Emerald e Ruby Weapon. Ruby Weapon pode ser vista no deserto de Gold Saucer após a derrota de Ultimate Weapon. Emerald Weapon fica embaixo d’água no oceano entre Costa del Sol e Junon e pode ser encontrada logo que você adquire o submarino. Ambas são opcionais e não aparecem na versão original japonesa. São extremamente difíceis, mostrando-se ser até mais difíceis que o chefe final do jogo. Porém sua vitória dará ótimos itens para ajudar em sua jornada. Entre eles, um Chocobo dourado que pode andar por qualquer parte do mundo, incluindo mares e montanhas.




                    Ruby Weapon
                    Emeral Weapon
                    Ruby Weapon
                    Emerald Weapon


                    Chocobos


                    ChocoboCom a Materia Chocobo Lure equipada você poderá atrair chocobos andando por cima de suas pegadas por todo o mundo. Quando você conseguir atrair um chocobo inicia-se uma batalha com ele. Mas você não deve atacá-lo! Mas sim, alimentá-lo para poder capturá-lo. E o que fazer com um chocobo? Simples, ele pode servir montaria. Mais a diante, você será capaz de fazer uma criação de chocobos. Treinando-os na corrida de chocobos de Gold Saucer, você pode ir melhorando sua classe, eles podem cruzar ter filhos. Fazendo os cruzamentos de tipos certos de chocobos você poderá obter chocobos coloridos, onde cada cor representa uma habilidade.
                    • Chocobo Azul: Possui a capacidade de andar sobre mares rasos. Pode ser obtido do cruzamento de um great chocobo macho com um good chocobo fêmea usando a Carob Nut.
                    • Chocobo Verde: Possui a capacidade de andar sobre montanhas. Pode ser obtido do cruzamento de um great chocobo fêmea com um good chocobo macho usando a Carob Nut.
                    • Chocobo Preto: Possui a capacidade de andar sobre mares rasos e montanhas. Vem do cruzamento de um chocobo verde com um chocobo azul usando a Carob Nut.
                    • Chocobo Dourado: Pode andar por qualquer lugar do mapa. Vem do cruzamento de um chocobo preto com um Wonderfull chocobo normal usando a Zeio Nut.
                    O mapa abaixo pode ajudar na localização dos melhores chocobos. Também é aconselhável aumentar a classe do seu chocobo na corrida de Gold Saucer e salvar o jogo antes de efetuar um cruzamento.

                    Mapa de Chocobos

                    O legado


                    Final Fantasy VII foi um dos jogos mais populares do PlayStation, como já foi mostrado e como se não bastasse este jogo maravilhoso, hoje temos jogos, OVAs e um filme desta saga, incluindo o rumor de um remake para o PlayStation 3. As chamadas compilações, para distintas plataformas, mas que ajudam a compor essa magnífica história.
                    • Before Crisis: Jogo lançado para mobile. Se passa 7 anos antes dos eventos do jogo principal e você controla os Turks.
                    • Crisis Core: Jogo lançado para PSP e se passa 6 anos do jogo principal contando alguns eventos cruciais para a história do jogo principal.
                    • Last Order: Um anime de 25 minutos contando o que aconteceu na cidade de Nibelheim há 5 anos pelo ponto de vista da Shinra.
                    • Advent Children: Filme em computação gráfica que nos conta o que ocorreu alguns anos após os eventos finais do jogo principal.
                    • One the Way to a Smile: Uma série de histórias curtas contando os acontecimentos entre o jogo principal e Advent Children.
                    • Dirge of Cerberus: Jogo lançado para PS2 e se passa um ano após Advent Children. Dessa vez a história tem seu foco em Vincent Valentine e ajuda a desvendar sua misteriosa história.
                    Durante a E3 de 2005 a Square Enix apresentou um Technical Demo para PS3 mostrando um possível remake de FFVII. O vídeo apresentava a abertura do jogo para PS, porém com gráficos melhorados. Infelizmente, mais tarde, a Square afirmou que não pensa em fazer um remake do jogo para PS3.





                    Finalizei este jogo duas vezes, sendo que na segunda vez eu quis passar por tudo, matar os Weapons, conseguir todas as Materia e Limits Breaks. Lembro-me de passar mais de 90 horas jogando para conseguir tudo isso. Posso dizer que foi graças a este jogo que o PS marcou tanto a minha infância. Foi com ele que comecei a entender a dinâmica da série Final Fantasy. Também foi com ele que treinei meu inglês! Hehe! E você, o que lembra desses anos dourados?

                    Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

                    Comentários

                    Google
                    Disqus
                    Facebook


                    1. Vou comentar novamente, hehehe.

                      Joguei mais de 99 horas. Saudades mil!

                      ResponderExcluir
                    2. Ótimo texto!

                      Não é o FF que eu mais joguei, mas do que vi dele dá pra falar que é um dos melhores! Do PS1 está na lista com certeza, ao lado de outros grandes jogos (Xenogears).

                      Pretendo comprá-lo na PSN pra poder terminá-lo.

                      ResponderExcluir
                    3. Com certeza, um dos melhores da série, o meu favorito é o Hades, ele me ajudou a matar alguns inimigos antes do boss final.
                      E sim,realmente,o Emerald Weapon e o Ruby Weapon são um estorvo.
                      Mas o boss final em si, nem é tão dificil se tu obter o ultimo Summon,tu acaba com ele rapidinho,pena que não tive esta sorte.

                      ResponderExcluir
                    4. Simplesmente o melhor RPG e jogo do planeta. :) Não tenho palavras para descrever como é épico FF VII, é fantástico.

                      ResponderExcluir