Plug and Blast

Plug and Blast: PlayStation Eye

Lançada em 2007, a PlayStation Eye é um dispositivo de câmera digital, semelhante a uma webcam, para o PlayStation 3 . A tecnologia utiliz... (por Felipe Antunes em 26/07/2011, via PlayStation Blast)

PlayStation EyeLançada em 2007, a PlayStation Eye é um dispositivo de câmera digital, semelhante a uma webcam, para o PlayStation 3. A tecnologia utiliza visão computacional e reconhecimento de gestos para processar imagens tiradas pela câmera. Isso permite que os jogadores interajam com os jogos usando o movimento e detecção de cores, bem como o som através do seu microfone embutido. É o sucessor do EyeToy para PlayStation 2, que foi lançado em 2003.

Luz, câmera, ação!


PlayStation EyeA PlayStation Eye foi originalmente concebida como um dispositivo interativo de comunicação. Embora a Playstation Eye pareça com uma webcam ela faz muito mais do que isso! Com ela você poderá desfrutar de conversações de voz e vídeo gratuitas com os amigos na PSN e aproveitar o maravilhoso PlayStation Move, aproveitando ao máximo seu PS3. Com ela você se sentirá dentro dos jogos. É só conectá-la ao PS3 através de um dos conectores USB para uma alta qualidade de som e de vídeo que transforma cada conversa num momento inesquecível. Ainda com redução de ruído de fundo para melhor reconhecimento da voz, zoom ajustável e impecável qualidade de vídeo.



Aplicações


Assim como seu antecessor, o EyeToy, o PlayStation Eye permite a mistura da realidade com o virtual através do uso de visão computacional e tecnologias de reconhecimento de gestos implementadas no software. A tecnologia ainda permite reconhecimento de voz com mais de 20 idiomas diferentes e reconhecimento facial, podendo identificar características como olhos, boca, sobrancelhas, nariz e óculos, ler o formato da boca e detectar um sorriso, determinar a posição e orientação da cabeça do sujeito, e estimar a idade e sexo pelo rosto. Ainda há pesquisar na área de edição de vídeos e fotos e realidade aumentada.




A Sony ainda declarou que o PlayStation Eye também contará com aplicações para tarefas como comunicação interativa e criação de conteúdos (por exemplo, fazer filmes e blogs de vídeo). E muitas outras novidades estão por vir!


Os Games


Na PSN existem jogos para você utilizar sua PS Eye. Algum deles são:
  • Operation Creature Feature: Desenvolvido pela Sony Computer Entertainment London Studio e Playlogic Entertainment, neste game você deve levar alguns pequenos monstrinhos imóveis até a saída. Para isso, os colocará em sua mão e levá-los até lá, tomando cuidado com os obstáculos no meio do caminho para eles não caírem.


  • The Trials of Topoq: Game da SCE London Studio. Trata-se de um puzzle onde você deve empurrar um esfera ao longo da fase de um ponto a outro demarcado passando por vários obstáculos onde você deverá usar a cabeça para superá-los.


  • Kung-Fu Live: O jogo da Virtual Air Guitar Company coloca você mesmo dentro de um filme de kung-fu. Isso mesmo! Sem o uso de controles, você deve movimentar sua representação virtual no game dando socos e chutes em seus inimigos, ainda com a possibilidade usar super poderes como todo bom filme trash de kung-fu, claro.


  • EyeCreate: Talvez o jogo mais conhecido para o PS Eye. Trata-se de um software de edição de vídeo gratuito, que permite aos usuários capturar imagens, vídeo e clips de áudio diretamente para o disco rígido do PlayStation 3. Apresenta uma variedade de diferentes modos de captura, incluindo stop motion. Através do software, os usuários podem editar, salvar e compartilhar suas próprias imagens personalizadas, filmes e conteúdo de áudio. Vídeos criados usando o programa ainda podem ser exportados como arquivos MPEG4.


A PlayStation Eye está só começando! Imagine nas possibilidades na área de realidade aumentada e as melhorias que a Sony diz que o Move irá receber. Pois é, parece que o Kinect vai ter um trabalhão pela frente. E você, já usou a PlayStation Eye? Conte-nos sua experiência!

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Tenho um PS Eye aqui com PS Move, mas confesso que nem uso, usei uma vez só para jogar Killzone 3. Espero que a Sony se dedique um pouco mais com esses dois acessórios em futuros lançamentos.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto da Sony, a nintendo cria e ela copia!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto da Sony, a nintendo cria e ela copia!!!!!! +1

    ResponderExcluir