Perfil

Perfil: Spider-Man (Spider-Man Series)

Spider-man ou Homem-Aranha é um dos personagens de história em quadrinhos mais conhecidos do mundo todo. Criado por Stan Lee ao lado de seu ... (por Anônimo em 13/01/2013, via PlayStation Blast)

http://images.wikia.com/caw/images/c/ce/Spider_Man.pngSpider-man ou Homem-Aranha é um dos personagens de história em quadrinhos mais conhecidos do mundo todo. Criado por Stan Lee ao lado de seu amigo Steve Ditko, Peter Parker, o homem por trás da máscara do aranha, possuí um dos perfis mais fáceis de se identificar: o garoto nerd do colégio que é bom com os livros e ruim com as mulheres. O que ainda reforça a identificação com muitos leitores e que torna este personagem um dos mais conhecidos mundialmente é seu aspecto humanizado, transparecendo altruísmo por trabalhar como um fotógrafo freelancer em um jornal e, com o dinheiro, ajudar sua tia viúva e doente. Não é a toa que nosso herói rendeu inúmeras HQs, brinquedos e, por que não, aterrissou na terra dos bits. E é nesse aspecto que falaremos do “amigo da vizinhança”. Vamos lá!

Uma mutação e poderes

Peter é um jovem adolescente que, em uma pesquisa pro seu colégio, acaba sendo picado por um aranha radioativa. Nos quadrinhos os poderes de Peter aparecem após um carro quase atropelá-lo. Seu sentido aranha o avisa antes do acidente e o faz ficar pendurado em um teto, nisso, ele amassa uma chaminé como se fosse papel e nosso pré-adolescente percebe que os malefícios de muito Redtube são verdadeiros ao notar a quantidade de pelos em sua mão.

Eis que Parker assume a identidade de Homem-Aranha e desenvolve vários poderes: Grande força, flexibilidade, reflexo aguçado, agilidade, alta resistência a golpes e quedas, habilidade de escalar superfícies na vertical, capacidade de saltar longas distâncias e aumento na velocidade.

http://www.zineacesso.com/wp-content/uploads/2007/08/spider-man_identity.jpg

Mas ao que parece, Peter não é o único com poderes especiais e passa a defender Nova York de marmanjos mal-intencionados. Aí começam os verdadeiros problemas de Peter. Pois passamos a ver nosso herói em momentos trabalhando com seus próprios inimigos sem saber, como é o caso do Doutor Connors como Lagarto e Norman Ousborne como Duende Verde.

Que vida difícil para o jovem Parker.

Estrelando no PlayStation

O nosso Spidey deu as caras nos consoles de 32-bits da Sony e marcou bem sua entrada com dois títulos. Ambos desenvolvidos pela Activision.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSsSL-90IypIDTiXL71L_YQ-xrS5DQiDvpGiGMAmwU88S1hTpevQDWYQogxyXZ0BVUzu9WGfYA0xyjnp57BD4tI74ih3NjEqXmH2nhK1sNGo3EuEhs46d36RbA2VDjtTuJ67_3viymSXo/s1600/spiderman23.jpg

http://199.101.98.242/media/shots/52795-Spider-Man_(E)-5.jpg

A estréia no PlayStation foi dada com dois jogos que davam uma boa liberdade ao Homem Aranha e garantiam ótimas doses de porrada e cartucho de teias. Podíamos encontrar vários vilões e aliados conhecidos como Shocker, Escorpião, Gata Negra, Fera entre outros.

http://1.bp.blogspot.com/-HoUx3teb44Y/ULs0rknZCjI/AAAAAAAAKaE/vqa-U2wacdg/s1600/2.jpg

Já no PlayStation 2, o mascarado Peter protagonizou vários jogos. Dois deles baseados na trilogia de Sam Raimi. Com gráficos melhores, nosso amigo ainda tinha um pouco mais de liberdade e a ação era frenética na maioria dos games.

http://25.media.tumblr.com/tumblr_lxhpvtjxrL1qd9g7oo1_500.png

Nosso querido Spider deu as caras (ou os punhos) em um jogo de luta da Capcom chamando Marvel VS Capcom (PS), onde, com traços orientais, Spidey desce a porrada em Venom sem dó nem piedade. Apareceu depois em Marvel VS Capcom 2 (PS2) e Marvel VS Capcom 3 (PS3)

No PlayStation 3, podemos presenciar uma nova jogabilidade e até jogarmos com vários homens-aranha em diversas dimensões que entram em sintonia em muitos momentos. É o ingresso do Homem-Aranha na alta definição. Foi neste console que vimos o Aranha reformulado em The Amazing Spider Man (PS3), título baseado no filme de 2012.

Sem dúvida, o aracnídeo marcou na história dos quadrinhos, virou um símbolo e um exemplo do qual muitos pudessem se identificar e retirar valores morais para acrescentar na própria vida. Não seria justo se esse ícone da cultura pop ficasse de fora do mundo dos jogos eletrônicos. Ler os quadrinhos e assistir os filmes lhe dá uma única perspectiva direta e trancada, mas, são nos nos games, que poderemos nos sentir como verdadeiros amigos da vizinhança salvando Nova York um dia de cada vez.

Revisão: Ramon Oliveira de Souza


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Ultimate Spider-Man foi maravilhoso,lembro de seu lançamento no PS2,historia muito legal e jogabilidade nem se fala!!!A liberdade que tinhamos no jogo era algo que qualquer fã do aranha sonhava ter em um jogo dele,e ainda aqueles graficos cel-shadding,nossa um dos melhores jogos do PS2 concerteza!!!

    ResponderExcluir
  2. Diddy e eu finalizamos todos do psx e gba sem exceção , já no ps2 finalizamos somente um e o do ps3 estamos na metade , mas como estamos na correria do dia a dia está difícil terminar.

    ResponderExcluir