Item Box

Item Box: Gunblade (Final Fantasy)

Final Fantasy sempre foi uma série que apresenta elementos que podem ser considerados estranhos. Começando pelas roupas de alguns per... (por Unknown em 09/09/2011, via PlayStation Blast)

gunblade01

Final Fantasy sempre foi uma série que apresenta elementos que podem ser considerados estranhos. Começando pelas roupas de alguns personagens até a mistura recorrente de elementos mágicos com naves espaciais, indo até viagem no tempo e múltiplas dimensões, a franquia tem apresentado há anos esses elementos inusitados, que já se tornaram icônicos no mundo do videogame. Mas nenhum deles é tão icônico quanto a estranhíssima Gunblade. E aqui está o porquê.

Mas isso corta ou atira?

A Gunblade em sua primeira forma apresentada (em Final Fantasy VIII), era uma espada. A arma não disparava projéteis, e o gatilho era utilizado apenas para potencializar o dano causado contra os inimigos.

E para você que está aí pensando "mas quem diabos inventou essa bizarrice?", a resposta é Tetsuya Nomura, o designer de vários títulos da série Final Fantasy. Seguindo a linha mais moderna do designer, a Gunblade de Squall é um revolver com uma lâmina estilizada na ponta, ao invés do cano da arma. Já a do rival Seifer (chamada Hyperion) é uma pistola com a lâmina na ponta.

Usando-a no jogo, a Gunblade funcionava assim: você usava o comando para Squall atacar, e quando ele desferia o golpe, existia um momento específico para apertar R1 e disparar o gatilho, aumentando bastante o dano causado.

Em aparições posteriores, a Gunblade tomaria outras formas, inclusive misturando a função de arma de projétil e espada.

Final Fantasy VIII

A primeira aparição da Gunblade foi em 1999, no jogo Final Fantasy VIII. O solitário e taciturno protagonista, Squall Leonhart, já inicia a abertura do jogo com uma luta de Gunblades (contra seu rival, Seifer). É assim que Squall ganha sua famosa cicatriz.

Como em todo Final Fantasy, é possível melhorar as armas. Nessa edição em específico, os personagens mantém o estilo de arma utilizado, mudando apenas o nome e aparência, além de seus Limit Breaks (os combos/especiais). Confira a evolução da Gunblade de Squall, com direito a imagens com as suas descrições na Weapons Monthly Issue, a revista que permite ao jogador fazer os upgrades das armas:

  • revolver[1]Revolver
    A primeira forma é a mais simples e icônica, com um revolver simples acoplado à lâmina com o desenho do leão, tema recorrente em FFVIII.
  • sheartrigger[1]Shear Trigger
    Também bastante simples, a Shear Trigger é uma versão mais robusta e de aparência mais agressiva da Revolver. Obviamente é também uma versão mais poderosa.
  • Cutting Trigger
    Um modelo mais estilizado, a Cutting Trigger substitui a lâmina da Revolver por uma lâmina vermelha e, segundo a descrição no jogo, mais cortante e letal
  • flamesaber[1]Flame Saber
    Parecidíssima com a lâmina vermelha da Cutting Trigger, a diferença da Flame Saber é a afinidade com o elemento Fogo. Essa afinidade elemental a torna uma arma bem menos versátil.
  • twinlance[1]Twin Lance
    Com a aparência mais pesada, a Twin Lance tem, obviamente, duas lâminas, embutidas num cabo de revolver.
  • Punishment
    Basicamente idêntica a Twin Lance, a Punishment é apenas mais leve e poderosa.
  • Lion Heartgunblade02
    Finalmente, a última forma da Gunblade traz enormes adições ao poder de Squall. A Lion Heart é extremamente estilizada, com um cabo estendido, asas e uma lâmina azul-brilhante, a Lion Heart permite a Squall fazer seu mais poderoso Limit Break, que recebe o mesmo nome da arma. Squall usa a Lion Heart para acertar o inimigo 19 vezes, e é possível ainda que ele use o Renzokuken, que aumenta o dano para um valor que tenha entre quatro e oito dígitos (!!!). É um dos poucos ataques no jogo que podem ultrapassar o limite de 9999 HP de dano.

Outras aparições

Como já foi dito, a Gunblade se tornou uma das armas mais icônicas de Final Fantasy, e teve algumas aparições durante a série, confira:

  • Compilação Final Fantasy VII
    Nessa compilação do clássico FFVII, a Gunblade aparece mais de uma vez. Em Crisis Core e Dirge of Cerberus, e em ambos os jogos, a arma é utilizada por inimigos. No filme Final Fantasy VII: Advent Children, os personagens Yazloo e Loz carregam Gunblades chamadas Velvet Nightmare (com a bizarra tradução de "pesadelo de veludo").
  • Final Fantasy XII
    Gilgamesh é um personagem recorrente na série, e ele sempre carrega dúzias de espadas. Uma delas, nesse título, é a Gunblade. Dessa vez com um Chocobo no lugar do leão.
  • Final Fantasy XIII
    Novamente nas mãos de uma protagonista, Lightning, a Gunblade tem, nesse título, cerca de 17 versões diferentes.
  • Dissidia Final Fantasy
    Tanto no original quanto no segundo (Dissidia 012), Squall utiliza a Gunblade como arma, e, ao entrar no EX Mode, usa a Lion Heart com efeitos devastadores.

A popularidade da Gunblade estendeu-se para além da série Final Fantasy (e até mesmo da Square Enix!).

  • Dissidia_SquallParasite Eve 2
    Utilizada por um inimigo do jogo, Aya Brea pode obter a arma desde que atenda a algumas condições. Ela é chamada simplesmente "Gunblade".
  • World Of Warcraft
    No MMO que é fenômeo mundial, a Gunblade pode ser obtida somente por jogadores muito experientes (acima do nível 65) e é raramente derrubada por monstros.

Jogos em que aparece: Final Fantasy VIII, Final Fantasy VII: Dirge of Cerberus, Final Fantasy VII: Crisis Core, Final Fantasy XII, Final Fantasy XIII, Dissidia Final Fantasy, Dissidia 012 Final Fantasy, Parasite Eve 2, World of Warcraft, entre outros.


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Obrigado! Final Fantasy VIII é o meu preferido da série, acabei focando mais nele, sem querer :P

    ResponderExcluir
  2. Otimo texto, bem explicado...
    muito bom...
    pena que eu ainda não joguei o FFVIII...
    So Zerei o FFXII e o Crisis Core q tem o melhor final de game que eu ja vi...

    ResponderExcluir
  3. E quanto a Kingdom Hearts? Ela também aparece em algumas cutscenes do 2º e no do 1º com direito a uma batalha contra Leon até (no primeiro).

    ResponderExcluir