Blast from the Past

Blast from the Past: Medal of Honor (PS)

Produzido pela Electronic Arts, Medal Of Honor foi um dos grandes títulos de FPS (tiro ) produzidos em uma época que 007 GoldenEye reinav... (por Anônimo em 16/10/2011, via PlayStation Blast)

medal of honorProduzido pela Electronic Arts, Medal Of Honor foi um dos grandes títulos de FPS (tiro ) produzidos em uma época que 007 GoldenEye reinava e outros do gênero faziam mais sucesso no PC. Aqui, você controla um soldado designado a agir das formas mais variadas possíveis. Com bons gráficos, uma rica qualidade sonora e uma incrível IA, Medal of Honor, com certeza foi um dos grandes marcos da história do PlayStation e sem dúvida, um dos melhores títulos do console. As inúmeras sequências são provas disso. Confira um pouco mais sobre este excelente título e sinta-se um verdadeiro soldado em zona de guerra.

Contexto histórico da guerra

mon1 O jogo se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Você é Jimmy Patterson e deve seguir à risca todas as missões que lhe são ordenadas, por mais difíceis e complicadas que sejam. Se você acha que é só colocar uma arma em punhos e atirar em qualquer coisa que pareça ter duas pernas e dois braços, está redondamente enganado. Como membro da OSS, você deve, além disso, espionar, sabotar, se infiltrar e adquirir informações. Um verdadeiro trabalho espião. Nota que naquela época, jogos FPS eram lançados mais para computadores. Com lançamentos de vários bons títulos, Medal Of Honor surgiu para acrescentar este gênero aos consoles caseiros.

Gráficos

O jogo, apesar de bastante detalhado, é bem escuro. Há locais em que o ambiente parece mórbido e, de certa forma, percebe-se que a visão do horizonte é limitada. Porém, no modo Single Player o jogo possui uma boa frame rate e uma vasta gama de cores que se encaixam bem. A Dreamworks focou também nas reações e nos movimentos de cada inimigo e aliados durante o jogo, o que engrandece de forma surpreendente suas horas de jogo. Ponto também para surpreendente inteligência artificial dos inimigos. Já no modo multiplayer, a coisa muda de rumo e podemos levantar a bandeira branca. Nesse modo o jogo rasteja, é lento, e os gráficos ficam mais pobres.

mon mon5mon2

Sons de guerra

Mais grandiosos que os gráficos, o som marca com peso em Medal of Honor. A sonoridade criada com todos os efeitos, desde um latido de um cachorro até o som de um tanque se aproximando de você, criam um ambiente sonoro tão realista que te faz pegar o rádio e pedir por reforços. Claro! Isso é impossível, mas boa tentativa. Todos os efeitos sonoros, assim como as músicas presentes no jogo, criam intensidade e profundidade de tal maneira que você é convencido e instigado a ficar horas e horas diante da tv. As músicas presentes são todas orquestradas (isso, por si só, já caracteriza qualidade) e são exclusivas para o game. São um total de 20 melodias, criadas por Michael Giacchino, que se mesclam, perfeitamente, ao ambiente de guerra do game.

Faixas:

  1. Medal of Honor (4:10)
  2. Locating Enemy Positions (4:10)
  3. Taking out the Railgun (3:51)
  4. Attack on Fort Schmerzen (3:58)
  5. The Radar Train (3:34)
  6. Rescuing the G3 Officer (4:09)
  7. Panzer Attack (4:16)
  8. Rjuken Sabotage (4:07)
  9. The U-Boat (4:42)
  10. Merker's Salt Mine (4:08)
  11. Approaching Colditz Castle (3:22)
  12. Securing the Codebook (3:36)
  13. Nordhausen (3:17)
  14. Stopping he V2 Launch (4:13)
  15. The Jet Aircraft Facility (3:28)
  16. The Road to Berlin (3:06)
  17. Medal of Honor (Alternate) (2:55)
  18. The Road to Berlin (Alternate) (4:13)
  19. V2 Rocket launch (1:19)
  20. The Star Spangled Banner (Bonus) (2:06)

Jogabilidade

mon3 A jogabilidade se assemelha muito a outro famosos títulos de FPS da época. Você tem missões, das quais precisam ser cumpridas das mais diferentes formas. Nem sempre o fato de você empunhar uma arma significa que você deve atirar, o que faz uma missão aparente breve, se mostrar mais complexa aumentando mais o fator desafio do game. Ao final de cada fase, um relatório é mostrado com todo seu desempenho durante a fase te dando a possibilidade de repeti-la para melhorar seu resultado.

Resumindo

mon4 Se você é fã de FPS e de guerra, com certeza se maravilhou com o quanto Medal Of Honor podia oferecer. Inúmeras missões, um bom desafio, jogabilidade de primeira e um som estupendo. Em uma época que jogos de tiro em primeira pessoa não eram tão saturados como hoje, e até mais divertidos, o jogo impressiona se levar em consideração seu tempo. A Electronic Arts fez bem em produzir um game de guerra em um tempo que a guerra por títulos semelhantes era bastante forte e não fez feio. Que tal pegar seu capacete, empunhar um velho SGT44 SMG e derrotar alguns nazistas na segunda guerra?


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Olha, eu não sou fã de FPS, mas confesso que Medal of Honor foi um dos poucos jogos desse gênero que me fizeram jogar até o final. A riqueza dos detalhes e o material utilizado pelos produtores no jogo (como vídeos reais da guerra, documentos e personalidades) me fisgaram a ponto de me tornar um fã da franquia Medal of Honor. Aprendi bastante sobre a II Guerra Mundial nos 3 primeiros jogos da série =)

    Guardo muitas lembranças boas desse jogo. Uma pena que a franquia, depois de um tempo, desandou e acabou se rendendo ao efeito "Modern Warfare". Medal of Honor ambientado em cenários modernos, para mim, não faz nenhum sentido.

    Belíssimo texto, Sybas. Gostei muito dele.

    ResponderExcluir