Item Box

Item Box: Pandora’s Box (God of War)

A caixa de Pandora é, por si só, um elemento fulcral da mitologia grega. Na trilogia de God of War , o artefato é retomado como item cru... (por Mariana Mota em 27/11/2011, via PlayStation Blast)

God_of_War_III_Pandora_Box_05_by_PhantomxLordA caixa de Pandora é, por si só, um elemento fulcral da mitologia grega. Na trilogia de God of War, o artefato é retomado como item crucial para o desenvolvimento da história de Kratos. O mito original conta que a caixa de Pandora é um recipiente que contém todos os males do mundo e que, quando aberto, libera seu conteúdo para o universo - a exceção de um, a esperança.

*contém spoilers

O início de tudo

pandoraEm God Of War, a caixa de Pandora se distingue do mito original. Aqui ela é realmente uma caixa - grande e retangular - enquanto originalmente é algo mais parecido com um jarro.

No início a caixa foi criada por Hephaestus, por ordem de Zeus, para conter os males criados por Titanomachy. Sabendo que nem todo metal pode conter o poder do mal, Hephaestus forjou a caixa de um poder maior que os dos Deuses: a chama do Olimpo. A chama é um dos elementos mais perigosos, porque é arriscada e ao mesmo tempo sedutora. Tão letal quanto bonita, mataria a qualquer um que tentasse tocá-la.

A única maneira para se aproximar da chama seria por meio de uma criança que Hephaestus criou da própria chama - Pandora. Contudo, Hephaestus sabia que Zeus tentaria se apoderar de Pandora, e, para se resguardar, Hephaestus o fez acreditar que colocar a caixa nas costas do Titã Cronos seria a opção mais segura. Desta maneira, o criador fez uma escolha: salvou Pandora, mas condenou Cronos a uma vida de agonia e muito sofrimento.

Obviamente, muitos tentaram se apoderar da caixa. Entretanto, somente Kratos apelaria ao artefato com o intuito de destruir Ares. Durante todo percurso do jogo, Kratos tenta de todas as maneiras alcançar seu objetivo. Contudo, apenas no final - e após uma reviravolta impressionante - Kratos abre a caixa e, eventualmente, destrói Ares. Aparentemente, este poderia ser o fim do ciclo da caixa na história da franquia, mas era só o começo.

God of War II: uma aparição mais contida

Em God of War II, o item possui uma importância muito mais sutil. Apesar de não ser o centro das atenções, as consequências da abertura da caixa do jogo anterior permeiam toda a história de GOW II. O artefato nunca é diretamente mencionado ou visto, contudo, a ira e ganância dos deuses podem ser relacionadas com a distribuição do mal causado pela caixa. 

God of War III: caixa de Pandora como o centro dos holofotes

No último jogo da franquia, a caixa de Pandora é o centro de tudo. Kratos, mais uma vez, vai em busca do item com o objetivo de ganhar poder. Durante toda a trama, o artefato está envolvido de alguma maneira. No fim, Kratos finalmente consegue abrir a caixa, às custas da morte de Pandora. Contudo, para a surpresa de todos, a caixa está completamente vazia.

Pandora's_box_1-1
Kratos fica enfurecido e deseja vingança de Zeus. Após uma longa batalha, guiado pelo espírito de Pandora, Kratos finalmente consegue se libertar da sua fúria e ódio e, finalmente, se redimir pelos seus pecados anteriores. Neste trecho, Kratos entende que a esperança é a arma mais poderosa e que somente por meio dela é possível derrotar seu inimigo.

Curiosidades

gow3-03

  • A God of War III: Ultimate Edition traz, além do jogo, uma réplica perfeita da Caixa de Pandora
  • Kratos descobre que a Pandora não era somente a chave para abrir a caixa, como também uma tutora, visto que só por meio dos ensinamentos dela é possível acessar o poder
  • A caixa de Pandora foi modificada no último jogo da série. Em God of War, a tampa mostra faces atormentadas. Já em God of War III, isto foi substituído por imagens de mãos e demônios com chifres

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook