Blast from the Past

Blast from the Past: R-Type Delta (PS)

Conhecida no Japão por seus títulos de Arcade, a Irem Software tem em seu portfolio títulos tão divertidos quanto difíceis, sendo criado... (por Unknown em 11/01/2012, via PlayStation Blast)

Capa do jogo R-Type Delta, para o primeiro Playstation
Conhecida no Japão por seus títulos de Arcade, a Irem Software tem em seu portfolio títulos tão divertidos quanto difíceis, sendo criadora de games como o clássico Moon Patrol. No entanto, é no gênero shoot'em up (os famosos jogos “de navinha”) que esta desenvolvedora tem seus games mais memoráveis, graças à franquia R-Type.

Com versões criadas para diversas plataformas além dos fliperamas, uma delas marcou por ter sido a primeira a ser desenvolvida com gráficos tridimensionais. Lançado no ano de 1998 para o primeiro – e saudoso – PlayStation, R-Type Delta trazia sangue novo à franquia com diversas inovações, juntamente com sua jogabilidade clássica, uma trilha sonora matadora e aquela típica dificuldade que te fazia arremessar o controle na parede!

A ameaça Bydo

Canhão orbital Moritz-G - O primeiro chefão do jogo
O ano é 2164. O caça transdimensional R-9A Arrowhead (controlada pelo jogador nos primeiros games da série R-Type) retorna de sua última missão com o intuito de destruir o núcleo do chamado Império Bydo, formado por seres evoluídos a partir de uma arma biológica criada pelo homem há cerca de um século. Seriamente danificada, a nave foi recolhida pelo cruzador espacial Croque-Monsieur e trazida de volta à fortaleza espacial Aegis, que orbita em volta da Terra, a fim de receber os devidos reparos.
Enquanto isso, astrônomos da Ásia Central descobriram a iminente queda de estranhos objetos em solo terrestre. Como os objetos diminuíam de tamanho ao perfurar a atmosfera e desapareciam dos sensores, os astrônomos acharam que eram meros meteoritos e os ignoraram, mal sabendo da possível ameaça que pairava sobre o planeta.
Tempos depois, descobre-se que os corpos cadentes eram na verdade invasores Bydo, que sabotaram os sistemas bélicos de defesa de diversas cidades e assumiram o controle da super arma orbital Moritz-G. A arma orbital desceu sobre uma das cidades da Ásia e ativou seus sistemas de autodefesa, destruindo tudo a sua volta.
Para evitar a iminente ativação de sua capacidade total - a Moritz-G tem poder bélico suficiente para obliterar um planeta inteiro - e eliminar a ameaça Bydo uma vez mais, a organização humana Space Corps designa o caça de testes R-9A2 Delta para a missão. Além disso, duas outras naves são convocadas em caráter emergencial - a RX10 - Albatross e a R-13A Cerberus - sendo esta a primeira vez que a Space Corps solicita a ajuda de caças experimentais de companhias armamentistas externas.

Renovação

Chefões clássicos retornam em R-Type Delta, como o Slugia da segunda fase, mostrado nesta foto.
R-Type Delta foi o primeiro jogo da série a ser lançado para o PSOne e suas mudanças foram além dos gráficos poligonais – característica até então inédita na série. A jogabilidade recebeu algumas poucas, porém bem-vindas mudanças. Uma delas é a possibilidade de regular a velocidade da sua nave apertando os botões L1 e L2, em vez de depender dos antigos itens de velocidade (aqueles com um "S" no meio).
Além disso, juntamente com a clássica barra de energia Beam (que permite disparar um poderoso tiro concentrado ao segurar e soltar o botão Quadrado) foi acrescentado o Dose System. Esse novo sistema permite que o jogador use o seu Force Module (explicado mais abaixo) para absorver dano dos inimigos, enchendo o medidor circular no canto da tela. Ao atingir 100%, é possível desferir um ataque que destrói todos os inimigos da tela.
O Bydo Core, na última fase do game.
Os gráficos eram bastante bem feitos, em 2,5D e com uma qualidade semelhante a que vemos no shoot'em up Einhänder (da Square-Enix, também para PSOne), o que permitia inéditas e divertidas tomadas de câmera. As fases variavam de locais gélidos, passando por fases subaquáticas e os tradicionais estágios no espaço sideral. Mas infelizmente as fases eram um pouco curtas demais, embora R-Type Delta não abra mão da dificuldade elevada característica da franquia, fazendo com que você perca várias vidas e repita cada fase exaustivas vezes!

Forças espaciais

Pela primeira vez era possível escolher mais de uma nave diferente, com três opções disponíveis (mais uma secreta). Cada uma das 3 naves padrão tem um tipo diferente de Force Module, nome dado ao dispositivo voador controlável pelo jogador, que pode ser atrelado na frente ou atrás da nave, proporcionando uma defesa contra os tiros inimigos, ou ficar voando por toda a tela proporcionando um excelente ataque, dando tiros adicionais. O Force Module também é capaz de absorver dano de projéteis ou mesmo de destruir inimigos ao contato, fazendo com que o medidor de Dose System encha gradativamente.
As naves disponíveis em R-Type Delta são as seguintes:
R-9A-2 Delta
R-9A-2 Delta - Construída a partir do projeto da R-9A Arrowhead, possui um Canhão de Difusão de Ondas, capaz de concentrar e liberar uma grande quantidade de energia em um potente disparo. Seu Force Module é o Standard Force, capaz de disparar um trio de raios lasers que ricocheteiam em superfícies, um feixe de raios circulares ou dois orbes de energia que varrem diretamente o chão e o teto das fases.
RX-10 Albatross
RX-10 Albatross - Um dos caças transdimensionais que foram enviados ao combate ainda em estágio experimental por uma companhia externa à pedido da Space Corps, a Albatross tem um Canhão de Impacto, que destrói os inimigos com um disparo sônico. Seu Force Module é o Tentacle Force, cujos dois tentáculos podem ser energizados e prolongados, disparar feixes de lasers azuis das suas pontas ou um único feixe de laser roxo a partir de seu centro. O Tentacle Force pode se abrir ou se fechar dependendo da movimentação desta nave, concentrando ou dispersando seus disparos.
R-13A Cerberus
R-13A Cerberus - A segunda nave experimental convocada para batalhar ao lado da Delta. A Cerberus é equipada com uma versão modificada do Canhão de Difusão de Ondas da nave Delta, que dispara potentes relâmpagos com propriedades teleguiadas. Seu Force Module é o Anchor Force, que dispara um único laser laranja que causa grande dano, dois lasers azuis que mudam parcialmente de direção em um ângulo de 45 graus ou um laser que varre a tela em 180 graus a sua frente. O Anchor Force também é capaz de se agarrar a um inimigo quando arremessado, apertando-se o botão X.

Sons do futuro

A trilha sonora de R-Type Delta é bem simples, mas ainda assim muito bem elaborada. A música eletrônica predomina, como é de costume em games desse gênero, e algumas das faixas simplesmente grudavam na sua cabeça. Minhas músicas favoritas são as da primeira e quarta fases - que você confere logo abaixo - que lembram vagamente as músicas dos jogos mais clássicos da franquia, ao mesmo tempo em que dão todo um clima "cyberpunk pós-apocalíptico" ao game.
Música da primeira fase de R-Type Delta.
Música da quarta fase de R-Type Delta.
Algumas músicas até mesmo mudavam em tempo real dependendo do ambiente, como na segunda fase, em que a sonoridade mudava no momento em que você mergulhava com sua nave na água, dando a impressão de que a música estava sendo realmente ouvida debaixo d'água.
Música da segunda fase de R-Type Delta, acima da água.
Música da segunda fase de R-Type Delta, abaixo d'água.
Os efeitos sonoros também ficaram caprichados, tendo sons remasterizados a partir dos efeitos dos games clássicos, juntamente com barulhinhos novos. O som provocado quando você dispara seu Force Module em direção a um inimigo e o pega de volta é bastante familiar aos fãs de R-Type.

Aceita esta missão?

R-Type Delta sem dúvida foi um excelente acréscimo à franquia criada pela Irem e não decepciona nem mesmo os fãs mais exigentes dos jogos de navinha, oferecendo uma boa dose de desafio ao longo de suas sete fases, além de muitos tiros estroboscópicos e epilépticos passeando pela tela. Disponível na PlayStation Network a um preço de US$5,99, R-Type Delta é um clássico mais do que recomendado!
Primeira fase.Segunda fase.Terceira fase.Quarta fase.
Revisão: Alberto Canen.

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook