Stage Select

Stage Select: Raccoon City (Resident Evil)

Resident Evil é, sem dúvida alguma, muito interessante: após anos de novas aventuras, a série de survival horror e ação da Capcom vem... (por Unknown em 17/02/2012, via PlayStation Blast)

Seja bem-vindo!

Resident Evil é, sem dúvida alguma, muito interessante: após anos de novas aventuras, a série de survival horror e ação da Capcom vem se reinventando a cada novo episódio lançado.

 

Ao longo de seus cinco episódios e vários spin-offs, Resident Evil (Biohazard no Japão) nos apresentou vários lugares fascinantes, mas nenhum deles marcou tanto os fãs da franquia como o lugar onde tudo começou. Então que tal conhecermos um pouco mais a respeito de Raccoon City? Vamos relembrar um pouco de sua história e acontecimentos ocorridos, que fizeram desta uma cidade única.

ATENÇÃO: Este texto contém spoilers dos primeiros dois games da série Resident Evil para PlayStation. Se por acaso você ainda não os jogou (alguém aí?), esteja avisado.

História e fundação

O relógio da torre de St. Michael

Originalmente um pequeno vilarejo próximo às Montanhas Arklay, Raccoon City rapidamente se tornou uma cidade altamente industrializada, que cresceu de forma acelerada ao longo do século XX. A prosperidade de Raccoon City se deve aos investimentos feitos pela Umbrella Corporation, uma companhia farmacêutica local que era sediada nesta cidade e que, anos mais tarde, viria a se tornar uma megacorporação.

A partir do ano de 1987, Michael Warren assumiu a prefeitura da cidade, promovendo um rápido crescimento graças aos contínuos e pesados investimentos da Umbrella. Tal progresso e expansão acabaram ocasionando um grande aumento nos índices de criminalidade da cidade, o que obrigou o Departamento de Polícia de Raccoon City (Raccoon City Police Department, ou RPD) a formar, em 1996, o Esquadrão de Resgate e Táticas Especiais (Special Tactics And Rescue Squad - S.T.A.R.S.), com o intuito de reprimir a onda de crimes em Raccoon City.

O incidente nas Montanhas Arklay

A mansão-laboratório da Umbrella

Em maio de 1998, uma série de homicídios aconteceu durante vários meses próximo às Montanhas Arklay e as denúncias constantes davam conta de atos de canibalismo e outras atrocidades relacionadas. Dada a dificuldade da polícia local de explicar ou acabar com o fenômeno - o que fazia com que as autoridades frequentemente atribuíssem a culpa pelos incidentes a rituais de cultistas - foram destacadas duas equipes de membros da S.T.A.R.S. (denominadas equipe Alpha e equipe Bravo) para elucidar as questões e resolver o problema. Durante as investigações, o helicóptero que conduzia os membros da equipe Bravo executa uma aterrissagem forçada devido a problemas mecânicos e a equipe Alpha é enviada para resgatá-los.

O relatório enviado pelos sobreviventes da operação (apenas cinco, de um total de doze) revelou a existência de um laboratório secreto da Umbrella Corporation (escondido sob uma antiga mansão) que realizava experimentos ilegais usando armas biológicas e que culminou no desenvolvimento de um poderoso agente mutagênico batizado de Tyrant Virus (ou T-Virus). Esses experimentos eram responsáveis pelo surgimento de zumbis e diversas outras criaturas bizarras, que justamente causavam as mortes relatadas na cidade.

Os membros da S.T.A.R.S.

Entretanto, pouco pode ser feito para acabar com a origem da ameaça, devido a destruição da mansão e de todas as evidências: uma queima de arquivo facilitada pelo corrupto chefe de polícia Brian Irons, que estava secretamente incluído na folha de pagamento da Umbrella. A S.T.A.R.S. foi rapidamente substituída por uma divisão local da SWAT e o caso foi momentaneamente esquecido.

A infecção

Raccoon City devastada

Dois meses se passaram desde o incidente na mansão nos arredores de Raccoon City. Em 22 de setembro de 1998, a Umbrella tenta recuperar amostras de uma poderosa versão aperfeiçoada do T-Virus, chamada G-Virus e criada pelo cientista Willian Birkin, um de seus mais reclusos pesquisadores. Ele havia desenvolvido o G-Virus juntamente com Albert Wesker, quando ambos trabalhavam na mansão das Montanhas Arklay.

Em um ataque de soldados enviados pela Umbrella, Birkin acaba sendo mortalmente ferido. Em uma tentativa desesperada de sobreviver - e lembrando-se das propriedades regenerativas do novo vírus - o cientista resolve injetar uma dose nele próprio, transformando-se em uma besta assassina que rapidamente dizima os sobreviventes do laboratório.

Durante a chacina, frascos com amostras do G-Virus acabam vazando e contaminando os esgotos próximos. Os ratos consomem o agente, tornando-se vetores e contaminando os habitantes da cidade em uma velocidade absurdamente alta. Apenas dois dias depois do incidente, Raccoon City havia se transformado em um verdadeiro inferno!

Curiosidades sobre Raccoon City

Mapa de Raccoon City

  • Antes de ser varrida do mapa, o último censo realizado em Raccoon City dava conta de uma população de aproximadamente 100.000 habitantes;
  • A localização exata de Raccoon City em território estadunidense nunca foi amplamente conhecida. Sabe-se apenas de sua proximidade das Montanhas Arklay e que a cidade é localizada em uma região de afluência de três rios: o rio Circular, o rio Marble e o rio Aimes;
  • Raccoon City foi uma cidade razoavelmente bem planejada, tendo suas ruas e avenidas dispostas em grade e tendo um sistema de transporte público bem elaborado - contando inclusive com uma malha viária formada por ferrovias e estações de metrô;
  • Pouco se sabe sobre o Produto Interno Bruto e outros detalhes maiores da economia de Raccoon City, mas estima-se que cerca de 40% da população estava incluída na folha de pagamento da Umbrella Corporation, trabalhando em setores como farmácia e computação. Entretanto, raros eram aqueles que conheciam os negócios ilegais da "empresa do guarda-chuva" com bioengenharia.

Cidade de Guaxinim

Os felizes jogadores que tiveram a oportunidade de passar por sustos na trilogia inicial de Resident Evil encontraram em Raccoon City um cenário amplo, intrincado, cheio de locais e detalhes interessantes do enredo e - é claro - recheado de zumbis esperando por uma bala na cabeça! É uma pena que os games mais recentes da série principal não possam mais se situar nesta cidade, mas quem estiver saudoso pode aguardar tranquilamente pela chegada do mais recente spin-off Resident Evil: Operation Raccoon City, que revisitará este interessante local.

O fim?

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook