Perfil

Perfil: Squall Leonhart (Final Fantasy VIII)

Squall , o protagonista de Final Fantasy VIII , é um estudante de elite que não gosta de se relacionar com os outros e que aspira trilhar o... (por Unknown em 03/04/2012, via PlayStation Blast)

Squall, o protagonista de Final Fantasy VIII, é um estudante de elite que não gosta de se relacionar com os outros e que aspira trilhar o caminho da solidão tal como um leão. No entanto, mesmo com Squall declarando expressamente de maneira verbal e não-verbal esse seu desejo, ele está sempre acompanhado por pessoas animadas, empáticas e extrovertidas que acabam levando-o a experimentar exatamente o oposto do que ele, pelo menos a princípio, desejaria.

Atenção: esse perfil contém spoilers de Final Fantasy VIII. Leia por sua conta e risco.

A infância no orfanato

"Certo e errado não são o que nos separam de nossos inimigos. São nossos pontos de vista diferentes, as nossas perspectivas, que nos separam." - Squall Leonhart

Squall_LeonhartFilho de Laguna Loire e de Raine Loire, Squall fora criado em um orfanato junto com sua irmã adotiva, Ellone, pois sua mãe morrera logo após o parto, e seu pai, na ocasião, estava ausente devido a obrigações militares. Tempos depois, por conta de seus misteriosos poderes, Ellone é transferida de orfanato, e após procurar sua irmã por muito tempo sem obter sucesso em encontrá-la, Squall começa a alimentar a idéia de que ela o abandonou, adotando assim, a partir de então, uma personalidade fechada e reclusa.

Enquanto isso, por saber do interesse de Ultimecia, uma feiticeira do futuro, pelo poder de Ellone, Cid Kramer e sua esposa Edea criam uma sociedade chamada SeeD, que é uma organização gerada com o intuito de formar guerreiros poderosos, para que estes venham a enfrentar Ultimecia no dia necessário. Aos 6 anos de idade, Squall ingressa na Balamb Garden, a única instituição militar que tem a autonomia de conferir o título de SeeD aos cadetes, e decide, então, por utilizar a arma Gunblade – um misto de pistola e espada.

Os anos de treinamento

Durante sua fase de estudante na Garden, Squall fica conhecido por ser um guerreiro extremamente habilidoso com a gunblade e, com isso, inevitavelmente ganha um rival : Seifer; que também se destaca por sua perícia com a famigerada arma. Com o passar do tempo, Squall vai se esquecendo de seu passado e de Ellone, o que acaba restando é apenas a mágoa por ter sido aparentemente abandonado.O tempo vai passando e Squall continua seu treinamento para se tornar um mercenário. Às vésperas de prestarem seus testes para se tornarem SeeDs oficialmente, Squall e Seifer se ferem num “treinamento” e o resultado disso é uma cicatriz no rosto de ambos, que será carregada pela vida toda. Por
coincidência, durante o teste para SeeDs, os dois acabam ficando no mesmo time, sendo que Seifer é nomeado capitão. Durante a missão Seifer se revela impaciente e imaturo, ao infringir ordens superiores e ao não se importar com a opinião dos outros participantes essas coisas só vão desagradando Squall cada vez mais.

Ultimecia se revela

Após ter sido aprovado no exame, Squall viaja para Deling City para executar sua primeira missão. O plano originalmente era sequestrar o presidente de Galbadia enquanto este viajava de trem, só que] em seu lugar, no vagão do trem, estava
um monstro. Por causa de vários imprevistos o grupo não consegue completar sua missão, e Ultimecia, no corpo de Edea, assassina o presidente na frente de toda a multidão e ali mesmo se proclama presidente de Galbadia, começando assim a instaurar seu reino de terror.

Squall e os outros SeeDs, em uma batalha emocionante, enfrentam Ultimecia
e Seifer, que agora está do lado da feiticeira, mas são derrotados e capturados. Na prisão, Seifer tortura Squall com o objetivo de descobrir o verdadeiro propósito da organização Garden e dos SeeDs, mas Squall não conhece nada além da básica e incompleta definição que Seifer também já conhece. Zell, um dos SeeDs que estava com Squall, escapa com a ajuda de alguns trabalhadores da prisão e logo em seguida liberta seus amigos.

Após ter dominado Galbadia, Ultimecia dispara mísseis teleguiados contra todas as Gardens. O grupo de mercenários então se divide, e Squall fica] responsável por avisar a Balamb Garden. Lá é revelado a ele que o verdadeiro objetivo dos SeeDs é  estar em constante treinamento para que assim possam derrotar as feiticeiras.  Após uma série de acontecimentos envolvendo as Gardens, mesmo contra sua vontade, Squall é nomeado chefe interino de Balamb Garden durante o período de guerra contra Ultimecia.

Squall assume como líder

Sob o controle de Ultimecia, Galbadia invade e controla as cidades de Balamb e
Trabia, aonde até então se localizava a terceira Garden. No confronto entre as Gardens de Balamb e de Galbadia, Rinoa (o par romântico de Squall) se machuca e fique pendurada sob um desfiladeiro. Sob pressão e contando com a motivação de Zell, Squall finalmente se impõe como líder e aceita o desafio de comandar seus amigos. E, sob sua liderança, o time de SeeDs enfrenta e derrota Ultimecia, que durante todo este tempo estava controlando o corpo de Edea.

Porém, logo depois que Ultimecia é derrotada, Edea passa seus poderes acidentalmente para Rinoa. Com isso, a partir de então, Ultimecia começa a tentar de tudo para controlar Rinoa, porém o controle não é perfeito, visto que Rinoa não tem a totalidade dos poderes de Edea. Após o incidente anterior, Edea volta ao orfanato e lá se une a Cid e aos outros. Ela pede desculpas por suas ações, e explica que estava sendo dominada.Ela lhes diz também que infelizmente não sabe
como curar Rinoa. Squall decide voltar para a enfermaria para passar algum tempo
com Rinoa e acaba caindo em uma sequência de sonhos onde ele se via como que co-ocupando a mente de Laguna, isso já havia acontecido outras vezes mas nesta ocasião, Ellone de fato, pela primeira vez fala com ele, explicando que seu desejo era tentar mudar o passado de Laguna. Quando Squall acorda, ele se dá conta de que talvez Ellone possa encontrar uma forma de salvar Rinoa.

Atrás de Ellone

ellone1[1]Após contar a Edea sobre seu plano, Squall decide ir atrás de Ellone. Porém, até encontrá-la o caminho será longo, pois Ellone está numa base espacial orbitando a
lua.

Quando Squall estava prestes a pedir ajuda à Ellone, Ultimecia assume o controle de Rinoa e liberta os selos que prendiam Adel, a primeira das feiticeiras e, que chegou a dominar todos os continentes por um longo tempo.

Com o colapso da base espacial, Ultimecia deixa Rinoa no espaço, porém Squall
entra em cena novamente e a resgata. Num belo momento romântico, os dois se dirigem sozinhos para a Terra novamente. Eles aterrissam num local conhecido como Esthar, que permaneceu escondido e fora do contato com as outras nações por 17 anos.

Depois de resgatar Rinoa da mão dos estharianos, que queriam prendê-la por causa de seus poderes de feiticeira, Squall vai atrás de Edea, para conversar e pensar num plano para derrotar finalmente de uma vez por todas Ultimecia. Enquanto estão lá, Squall recebe uma transmissão da cidade de Esthar: o presidente tem um plano para derrotar Ultimecia, e ele quer os SeeDs o coloquem em prática. Eles viajam novamente até Esthar para serem saudados pelo seu presidente, que para a surpresa total de todos é Laguna. Ele e o Dr. Odine idealizaram um plano complicado. Para derrotar Ultimecia eles teriam que de fato viajar para o futuro para confrontá-la. Mas viagem no tempo, até então, era algo tecnicamente impossível...

O plano é bem complicado, mas foi a maneira que encontram para finalmente derrotar Ultimecia. A ideia se baseava no fato de ela precisar tanto dos poderes de Ellone para fazer a compressão do tempo como também de uma feiticeira para possuir. No momento presente do jogo, Adel é a mais forte das duas feiticeiras remanescentes, então esta é quem Ultimecia quer possuir, o que seria catastrófico. Na execução do plano Squall precisa derrotar Adel para forçar Ultimecia a possuir Rinoa no lugar dela. Então Ellone enviaria ambas as mentes, de Ultimecia e Rinoa de volta no tempo usando seus poderes, permitindo que Ultimecia faça a compressão do tempo. Ela então enviaria Rinoa e Ultimecia para suas épocas verdadeiras. Uma vez o tempo compresso, os SeeDs podem viajar para qualquer ponto, incluindo o futuro de Ultimecia. O plano é bem confuso, entretanto, todos aceitam participar.

A equipe utiliza a Ragnarok, a espaçonave que encontraram para voltar à Terra após fugirem do colapso da estação espacial, pra chegar em Lunatic Pandora e conseguir fazer a compressão do tempo. Lá eles confrontam Seifer, que mesmo
após ser derrotado novamente por Squall, consegue capturar Rinoa e levá-la para
os aposentos de Adel. Após Squall ter derrotado Adel, Ellone consegue pôr seu plano em prática e assim a compressão do tempo ocorre. O castelo de Ultimecia aparece, e é ali que ocorre a  batalha final, com Ultimecia em sua forma suprema. Após uma dura batalha, os SeeDs conseguem derrotar a feiticeira, mas Squall fica preso no “Void” criado pela compressão do tempo. Mas é aí que Rinoa entra em cena,  e com a ajuda de seus poderes consegue resgatá-lo e trazê-lo para casa novamente.

Curiosidades

Squall foi o primeiro personagem que Yoshitaka Amano desenhou para Final Fantasy VIII. Originalmente ele teria o cabelo comprido, mas suas madeixas acabaram sendo reduzidas por causa de sua aparência “afeminada”, segundo o próprio Amano!

O formato da Gunblade surgiu de uma conversa entre Amano e Tetsuya Nomura, que queriam, na época, fornecer uma experiência de batalha híbrida, através de uma arma que pudesse atirar e ser usada no combate corpo-a-corpo. A cor prata da arma se consolidou por causa dos acessórios que Squall usa.

A cicatriz de Squall surgiu quase que aleatoriamente nos esboços na tentativa de dar características mais firmes ao traço do personagem e distanciá-lo de Cloud.

O nome Squall é uma referência direta ao nome da produtora Square. Leonhart é um trocadilho direto com as palavras em inglês Lion e Heart, para designar algo como “coração de leão”.

Revisão: Samuel Coelho


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook