Jogos apresentados na E3 que nunca saíram do papel

Centenas de jogos são lançados ano após ano e com a E3 2012, o evento de games mais esperado do ano se aproximando, novos títulos devem apar... (por Anônimo em 18/05/2012, via PlayStation Blast)

Sony-E3-LogoCentenas de jogos são lançados ano após ano e com a E3 2012, o evento de games mais esperado do ano se aproximando, novos títulos devem aparecer. As produtoras estão a todo vapor, uma vez que o mercado está incendiado de boas franquias. E, na tentativa de criar novas experiências e conquistar mais fãs, esses novos games aparecem, muitas vezes, ainda em fase inicial para preparar terreno. Mas, por mais que muitos deles consigam boas impressões iniciais, muitos não sairão do papel. Confira alguns deles em mais um Especial E3!

The City of Metronome (PS3)

metronomeO vídeo teaser de The City of Metronome apresentado na E3 de 2005, na verdade, mais esconde do que mostra o game da produtora suíça Tarsier Studios. Um dos primeiros games anunciados para a sétima geração de consoles, a aventura se passa em um ambiente fantástico e gótico, lembrando bastante o universo do cineasta Tim Burton.

Em julho de 2010, a Tarsier Studios anunciou acordo de exclusividade com a Sony Computer Entertainment Europe, empresa pela qual foi escalada para trabalhar na versão de LittleBigPlanet para PS Vita.

Dead Rush (PS2)

deadrush14Se games do gênero survival horror consagrados, como Silent Hill e Resident Evil, sofreram alguns deslizes durante os anos, a estreia de uma nova franquia nesse mercado pode ser perigosa. Ainda mais se o game apresenta algumas novidades como: dirigir em alta velocidade enquanto dezenas de zumbis tentam acabar com a sua vida. Aparentemente o pessoal da Treyarch levou isso em consideração e, o game que apareceu na E3 de 2004 e que deveria ser lançado em 2005, apesar de ter tido um bom marketing, nunca chegou às lojas.

Too Human (PS)

Quando deu as caras na E3 de 1999, o game da Silicon Knights rapidamente começou a receber boas críticas, não só por sua qualidade gráfica que estava muito acima da média, mas também por seu sistema de jogo inovador (posteriormente aproveitado em Eternal Darkness).

too_human_logo_cmyk

Prometido para 2000, o game nunca chegou ao console da Sony e, desde 2005 sob o controle da Microsoft, a Silicon Knights transportou seu projeto para a plataforma Xbox 360, perdendo muito do que originalmente foi proposto.

Fear Effect Inferno (PS2)

1547341-i_hannahrain_superFear Effect causou bastante polêmica quando foi lançado pela Eidos em 1999 para PS. Com uma trama bastante violenta e uma personagem central supostamente lésbica (tema pouco discutido nos games da época), Fear Effect foi um dos primeiros jogos assumidamente produzidos para agradar ao público adulto. O primeiro trailer de Fear Effect Inferno foi visto na E3 de 2002 e, até seu cancelamento em 2003, quase nenhum detalhe do game foi revelado.

Resident Evil Portable (PSP)

resident_evil_dog-1992Certamente Resident Evil é uma das franquias que mais impulsionam vendas de consoles no planeta. A aclamada série da Capcom já desenvolveu títulos exclusivos para dar suporte a outros consoles antes e aparentemente vai continuar desenvolvendo. E durante a E3 de 2010, foi anunciado com certo ânimo um novíssimo Resident Evil para PSP. Sem vídeo de demonstração ou mesmo título definido, foi confirmado publicamente que o jogo seria totalmente desenhado para o portátil da Sony e que agradaria aos fãs da série em todo mundo. Mesmo sem ter sido cancelado oficialmente, é difícil acreditar que um Resident Evil será lançado para PSP, já que seu sucessor o PS Vita acaba de chegar.

The Getaway 3 (PS3)

logoTodos nós ficamos impressionados quando The Getaway apareceu no PS2 com seus gráficos altamente fiéis (para a época) à realidade. Por ser um título exclusivo para o console da Sony, era de se esperar que a franquia chegasse ao PS3. Em 2005, uma demonstração técnica da terceira versão do game foi apresentada em vídeo durante a E3, nela podíamos ver que a história se passaria mais uma vez em Londres. Porém, em 2006, um novo vídeo foi apresentado, confirmando que a localização escolhida para o jogo seria Amsterdã. Com lançamento previsto para maio de 2007, The Getaway 3 foi oficialmente cancelado em junho de 2008 e, em outubro de 2009, foi anunciado que seu desenvolvimento estava apenas “pausado”, o que pode estar relacionado com o interesse da Sony em uma adaptação da franquia para o cinema.

Æon Flux (PS)

2465_image_1Anunciado em abril de 1996, Æon Flux aparecereu na E3 também no mesmo ano. O game é, obviamente, inspirado na série de animação criada originalmente em parceria com a MTV norte-americana e sul-coreana, já que o filme ainda não havia sido produzido (mas depois inspiraria o game para PS2). A série conta a história da agente secreta (e sabotadora) Æon Flux que, em 2415, quando a humanidade foi dizimada, se divide entre o amor e a vingança por Trevor Goodchild, seu amante e arqui-inimigo.

Killing Day (PS3)

 
killing_day_trademarkKilling Day é um game de tiro em primeira pessoa que apareceu em 2005 durante a E3, em um vídeo onde era possível conferir uma versão (em tempo real) para PS3 do game. Pouco se sabe sobre este título da Ubisoft UK que foi cancelado no meio de sua produção. No vídeo, podemos conferir um tiroteio, dentro do que parece ser um prédio público, e seu logo com caracteres russos pressupunham que o game se tratava da história de mais um anti-herói. Com gráficos bem detalhados e que certamente impressionariam até hoje, Killing Day foi abandonado, assim como seus possíveis gamers.

Dirty Harry (PS3)

dirtyharrystorInspirado no filme de 1971 e estrelado por Clint Eastwood, Dirty Harry voltaria aos consoles dessa geração após a sua primeira aparição no NES na década de 90. O thriller policial estreava a saga do inspetor Harry Callahan, que com fama de durão, tinha seu próprio modo para resolver as coisas. No game, a trama seguiria o mesmo caminho e, em busca do assassino Scorpio, Harry iria atravessar a cidade de São Francisco com a tarefa árdua de varrer os marginais de suas ruas. O filme ficou bastante popular e ganhou diversas sequências: Magnum Force em 1973, The Enforcer em 1976, Sudden Impact em 1983 (dirigido pelo próprio Eastwood), e The Dead Pool em 1988, que certamente dariam ótimas sequências também para games.

Eight Days (PS3)

eight_daysEm 2006, a London Studios deixou muitos gamers de boca aberta durante a E3 ao apresentar um vídeo do gameplay de Eight Days, game de ação ao estilo GTA. No vídeo, era possível ver personagens bem modelados e com excelente uso das novas ferramentas de captura de movimento. Além disso, muita ação e explosões davam ao título a sensação de sucesso certo. O título só foi cancelado em junho de 2008 com alegação de que não havia problemas com o jogo em si, mas com a decisão da Sony em dar maior suporte a games online, o que deixava Eight Days às margens das prioridades da produtora. Outro rumor diz que a saída de um dos designers para outro projeto (GTA V, da Rockstar no caso) foi um dos motivos, mas, em outubro de 2009, a Sony voltou atrás e declarou que o game não foi realmente cancelado, só está esperando um momento adequado para ser continuado. Esperamos então!

Revisão: Catarine Aurora


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Existem mais jogos cancelados e que aparentemente seriam bons desde a época do lançamento do ps2 ...

    ResponderExcluir