Jogos que gostaríamos de ver na E3 2012

A E3 2012 está vindo aí, e como todos os anos, muita expectativa gira em torno dela. Muitos títulos aguardados ansiosamente pelos gamers j... (por Unknown em 15/05/2012, via PlayStation Blast)

A E3 2012 está vindo aí, e como todos os anos, muita expectativa gira em torno dela. Muitos títulos aguardados ansiosamente pelos gamers já estão confirmados para aparecerem, além, é claro, dos inúmeros rumores quanto à aparição do Xbox 720 ou do PlayStation 4. Mas deixando de lado os jogos de peso que marcarão presença na feira ou as especulações referentes a novos hardwares, que jogos para PlayStation nós gostaríamos de ver na E3? É o que você confere nessa matéria.

Enquanto uns precisam de sequências...


Sempre temos uma ótima sensação ao terminar um jogo, ainda mais quando a sua história e jogabilidade dispensam comentários. O ruim? Sim, ele tem fim. E o que é pior é quando queremos uma sequência, mas isso leva anos ou muitas vezes sequer sai do papel. Quer exemplos? Então vamos começar por Bully. O aclamado jogo da Rockstar, lançado para PlayStation 2, nos colocava no controle de Jimmy Hopkins, um garoto que procurava por respeito em Bullworth Academy. Podíamos explorar não somente a escola, mas toda a pequena cidade de Bullworth. Uma espécie de GTA, porém, não tão violento. Mas por que até hoje, quase 6 anos após o seu lançamento, a Rockstar não lançou um Bully 2? Bem, estava nos planos da empresa, mas eles optaram por fazer Max Payne 3. Max Payne é um grande jogo, mas com certeza Bully tem muito mais fãs. A sequência ainda não foi descartada, então é bom não perdermos as esperanças.

Jimmy está fazendo um bico como fotógrafo enquanto Bully 2 não chega
Há ainda alguns outros jogos de PlayStation 2 que foram sucesso e que com certeza mereciam uma sequência: Okami 2 (não uma sequência direta de Okami, já que existe Okami Den) seria uma boa pedida; Kingdom Hearts III, somente para aproveitar a ótima fama da franquia; Beyond Good & Evil 2 que, mesmo recentemente cancelado, não deve ser descartado; The Godfather III, mostrando como se faz um jogo de máfia; Black 2, um dos melhores shooters já vistos; Burnout 4, legitimando seu nome; Star Wars: Battlefront III, já que um jogo bom da série faz muita falta ; Final Fantasy Versus XIII, um dos títulos mais aguardados (e adiados) pelos fãs de RPG e Marvel: Ultimate Alliance 3, aproveitando o recente sucesso de Os Vingadores.


Posso citar diversos jogos de PS e PSP que marcaram a geração, mas a matéria ficaria imensa, então é melhor ficarmos assim mesmo. Mas há um, o mestre, o rei, o implacável, o divertido que sem dúvida faz muita falta: Crash Bandicoot. Faz anos que não vemos um jogo decente desse estranho animal que, mesmo não sendo exclusivo, é considerado mascote do PlayStation. Sua primeira aparição foi em 1996, desenvolvido pela Naughty Dog para PSone. Desde então, Crash passou por diversos estúdios, até parar nas mãos da Radical Entertainment, tendo a Activision como distribuidora. Existem rumores de que será anunciado a qualquer momento Crash Bandicoot Returns para PC, sem nenhuma outra plataforma divulgada. Marcaria esse uma nova era para Crash?

...outros precisam de renovação


Já vimos muitas alegrias no mundo dos games, mas as decepções são inevitáveis. Presenciamos franquias de grande sucesso irem para o completo fracasso, ficando praticamente sem salvação. Tony Hawk... O primeiro título de console de mesa que joguei na vida foi Pro Skater. Manobras incríveis, trilha sonora impecável, jogabilidade fascinante e muito mais. Tudo isso durou até Underground 2. Foi em American Wasteland que a decadência começou. Quem foi o "gênio" que inventou de colocar bicicleta na franquia? E Project 8, o que que foi aquilo? Não precisarei nem comentar sobre Ride e Shred então. Recentemente, a Activision anunciou que irá lançar uma coletânea em HD com os dois primeiros Pro Skater, mas nenhuma série vive somente de relançamentos. Acorda, Tony Hawk, e faça um anúncio decente nessa E3!


E parece que a Activision tem prazer em afundar suas franquias. Outra que foi pro buraco foi Guitar Hero, vício para diversos gamers até hoje. Não é para menos, visto que seus jogos possuem ótimas soundtracks e as notas entram em sincronia. O sucesso dessa até que não foi muito longe, de Guitar Hero até Guitar Hero III: Legends of Rock. O resto foi mais do mesmo. Há pouco mais de 1 ano, a Activision anunciou que estava dando uma pausa à série, para poder trazer novidades e melhorias. E é bom que Guitar Hero 6 ou sei lá o que seja revolucione e ponha para quebrar.


Need for Speed, arrisco dizer, é a melhor série no gênero de corrida. Porém, desde Underground 2 (que nem Tony Hawk), a Electronic Arts parece não ter se empenhado muito para fazer um jogo bom, somente regulares. O último foi The Run, lançado no ano passado, que foi mal recebido pela crítica. Nem splitscreen ele tinha. O que aconteceu, hein EA? Já fora confirmado que um novo NFS será lançado no fim do ano, ou seja, é certo que ele irá aparecer na E3. Como será? Eu não faço ideia, mas o que eu quero é ver um Need de verdade.

Somente belas garotas não podem salvar Need for Speed, EA
Por fim, e coincidentemente outra série da Activision, 007 precisa de um novo ar. Garanto que muitos que estão lendo aqui se divertiram com GoldenEye 007, recentemente relançado para PlayStation 3. Foi um bom jogo sim, mas não o suficiente. Após 007: From Russia With Love, de PlayStation 2, e a estreia de Daniel Craig como o novo James Bond, nenhum título decente do maior espião do mundo foi feito. Há pouco tempo atrás a Activision anunciou que está produzindo 007 Legends, que reunirá em um só games os maiores Bonds da história. Será que algo bom vem por aí? Vamos esperar pela E3.


Caça níqueis parecem cegar os gamers. FIFA, Pro Evolution Soccer, Call of Duty, Resident Evil e Street Fighter são outros exemplos que posso citar de franquias que necessitam ser repensadas urgentemente. Mais cedo ou mais tarde, se a banda continuar tocando nesse ritmo, o fracasso de cada uma será iminente.

Exclusivos é o que queremos


Bem, até aí, só citei jogos multiplataforma, com uma ou duas exceções. Que tal falarmos agora dos melhores: os exclusivos de PlayStation?

Ao contrário do que muitos dizem, os consoles PS tem sim ótimos exclusivos. Killzone, por exemplo, é um belíssimo shooter. O terceiro título foi lançado no ano passado, mas já rumores de que a Sony já começou a produção de Killzone 4. E é justo, considerando o final de K3. Falando em shooters, a Sony Santa Monica estava contratando especialistas no gênero. David Jaffe, a mente por trás de sucessos como God of War e Twisted Metal, disse que seu próximo projeto pode também estar relacionado ao tiro. Será que está rolando uma parceria e essa surpresinha pode estar prestes a ser anunciada? Eu estou ansioso.

Deixando os FPS de lado, mais alguém além de mim está com saudades de um Jak and Daxter? Lançar coletâneas em HD não é o suficiente, muito menos colocar os dois como lutadores no PlayStation All-Stars Battle Royale. E digo o mesmo para Ratchet & Clank. Essas duas duplas merecem mais atenção por parte da Sony, e um lançamento para o PSVita de qualquer um dos dois com certeza iria alavancar suas vendas.

De exclusivos não temos nada do que reclamar. The Last of Us, PlayStation All-Stars Battle Royale, LittleBigPlanet Karting, Sly Cooper: Thieves in Time, God of War: Ascension, The Last Guardian, todos, com exceção do último que ainda não fora confirmado, irão aparecer na E3 deste ano. Mas seria lindo também ver a aparição de um inFAMOUS 3, LittleBigPlanet 3, Fat Princess 2 e, principalmente, algum jogo novo da Quantic Dream (já está descartada a chance de um Heavy Rain 2). Títulos inesperados, mas não impossíveis.


Coletâneas também contam


Nesses últimos anos, virou modinha entre os estúdios, principalmente a Sony, relançarem seus clássicos em coletâneas em HD, somente com adição de troféus e alguns com suporte ao PS Move. Parece que é só mais uma maneira de arrancar dinheiro de nós, mas os "infelizes" sempre conseguem isso. Não dá para rejeitar jogos que marcaram uma geração, né? Abaixo, confira boas ideias para HD Collections para serem anunciadas na E3 Expo:
  • Star Wars: Battlefront HD Collection
  • Guitar Hero HD Collection
  • Grand Theft Auto HD Collection
  • Medal of Honor HD Collection
  • Twisted Metal HD Collection
  • Crash Bandicoot HD Collection
  • Spyro the Dragon HD Collection
E por aqui damos por encerrado o nosso Especial. Você, leitor, sentiu falta de algum jogo na matéria? Gostaria de dar sua opinião sobre as escolhas ou adicionar novas? Então deixe sua ideia nos comentários!
Revisão: Leandro Fernandes 

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook