Top 10

Top 10: Acessórios sensacionais (ou não) do passado

É só olhar para o passado durante alguns minutos para percebermos o quanto a tecnologia de hoje fez falta e, até mesmo para os mais saudosis... (por Anônimo em 06/05/2012, via PlayStation Blast)

gaming-accessoriesÉ só olhar para o passado durante alguns minutos para percebermos o quanto a tecnologia de hoje fez falta e, até mesmo para os mais saudosistas, fica fácil entender que, apesar da emoção causada pela “novidade” de testar novas formas de jogar videogame, nós mais sofríamos do que nos divertíamos. Talvez pela escassez desses acessórios “revolucionários” no Brasil ou ainda por seus preços exorbitantes. Apesar de tudo, quem tocou em algum desses acessórios ao menos uma vez deve ter pensado que o futuro não o deixaria para trás e que jamais trocaria de videogame. Vamos relembrar alguns?

10. Link Cable

sony-playstation-link-cable-boxedSe você sempre jogou seus games multiplayers em rede on-line ou off-line, você não tem ideia de como era sofrido jogar sem a necessidade de dividir a tela. Primeiro você precisava de dois consoles PlayStation da mesma geração, duas mídias de jogos iguais, dois televisores e um Link Cable. Parece fácil? Agora encontre também uma mesa para os dois televisores de tubo na qual caibam também os videogames, já que o cabo não era tão longo assim. E, ah! Tomadas, você vai precisar de pelo menos quatro delas. Mas nem mesmo assim era confortável visualizar imagens com qualidades diferentes (caso seus televisores fossem de marcas diferentes). Mas dividir a tela de um único televisor era algo muito chato! Principalmente quando você comemorava a vitória da tela de cima e percebia que estava jogando na tela de baixo. Traumas!

9. Ascii Grip e Ascii Grip V2

ascii-gripO gênero RPG não é destinado a jogadores casuais já que conta com complexos sistemas de jogo e enredos que envolvem gnosticismo e ficção, assuntos que transcendem o contexto cotidiano. Talvez por isso o RPG tenha alcançado merecido respeito entre os outros gêneros. Mas enfrentar dragões, seres fantásticos e mitocôndrias trouxe também outros acessórios, como o Ascii Grip, para PS e Ascii Grip V2 para PS2, neste caso, ambos oficialmente lançados pela Sony (mas com versões de diversas fabricantes). Este diferenciado joystick está configurado para que os gamers de RPG possam ter a mão literalmente tudo o que for necessário para salvar a civilização ou o mundo. Pegue um controle comum, divida-o no meio e pronto! Agora você pode acrescentar mais botões e resolver o problema de quem for canhoto, já que o lado do direcional e o lado dos botões de ação são facilmente intercambiáveis. A ideia originada no PS, apesar de peculiar, apareceu novamente no PS2, mas para o PS3 foi lançado o Navigation Controller, deixando mais uma vez um acessório “revolucionário” no passado.

8. LCD Screen

Quando o PS ganhou a versão One, além de um novo design o console também ganhou um display de LCD que o tornava “portátil” (só que não). Na verdade, a tela de LCD lançada oficialmente pela Sony servia mais como uma tela portátil, já que tanto o videogame quanto o acessório ainda necessitavam de uma fonte de energia 557px-PSone-wLCD-Screenpara funcionar. Além disso, as conexões eram feitas por cabo, o que tornava impossível jogar PS One na fila do dentista, por exemplo. Apesar da sensação momentânea, a tela de LCD só era útil mesmo para quem viaja constantemente para onde não houvesse televisão (ou para jogar no banheiro). Embora de LCD e munida de dois pequenos autofalantes, não existe entrada de vídeo composto, contando somente com entrada AV e saída para fone de ouvido. Mesmo sem as limitações da época, com o PSP e o PS Vita, consoles portáteis quase tão potentes quanto os consoles de mesa, ninguém mais precisa de uma tela de LCD portátil.

7. Volante Mad Catz

5753988-dscn1653Mais um acessório que ficará para trás em alguns anos (ou meses) com a chegada dos controles por movimento. Aliás, a concorrente Nintendo já abandonou os volantes (ou as produtoras abandonaram a Nintendo?) ao transformar seu controle em um volante, mas isso talvez tenha ocorrido pela casualidade dos seus jogos. Já a Sony ainda conta com o sofisticadíssimo volante Driving Force GT da Logitech lançado para o igualmente sofisticado simulador Gran Turismo e outros volantes de diversas marcas e modelos, o que certamente agrada os fãs mais ardorosos dessa e de outras franquias, mas deve chegar em breve ao mercado um acessório que transformará o PS Move em um volante, o que deve funcionar para os jogadores mais casuais.

6. Guncon e Justifier

gunconOk! Um momento emocionante para o redator que vos escreve. As pistolas Guncon e Justifier, lançadas oficialmente para o PlayStation respectivamente pela Namco e Konami, são dois dos acessórios mais incríveis já criados, tanto por trazer o modo arcade dos jogos de tiro para dentro da sua sala quanto pela interação que 2547219400_e9199666b0_zproporciona a estes games. Depois que você jogava uma partida de Time Crysis, Die Hard Trilogy ou Area 51 com uma dessas armas, jogar com o controle estava fora de cogitação. Mas os anos passam e novos acessórios são criados, e no caso da Sony hoje temos o PS Move que, acoplado a outros acessórios, pode se tornar uma pistola, um fuzil ou uma metralhadora. Mas sem toda aquela emoção causada pela novidade. Uma pena!

5. Mouse

1475359-717px_playstation_mouse_largeCalma, os mouses evoluíram muito e estão longe de serem acessórios ultrapassados quando o assunto é computador, mas nos videogames a história é bem diferente.
O mouse apareceu em outros consoles antes de dar as caras no PS, porém, sem contar com um web browser, esse acessório só poderia ser utilizado para jogar. Mas quem realmente quer jogar com mouse quando se tem um joystick para isso? Pois é, o Dual Shock (controle analógico da Sony) ainda não havia sido lançado e havia a expectativa de uma possível ligação do PS a internet em um futuro próximo. Claro que havia a intenção de atrair os jogadores da plataforma PC para o PS, mas com a chegada de tantas novas tecnologias, fica difícil imaginar a utilização desse acessório hoje. Só para citar alguns acessórios que substituíram o mouse, nós temos: o Dual Shock para todas as gerações, o Keypad para PS3, o PS Vita em função remota e quem sabe um dia a tela touch do seu smartphone (através do software Media Remote para Android).

4. Multitap

Mais um que passou por diversos consoles antes de chegar ao PS, o Multitap é um acessório até simples, que quando conectado através de uma das portas de controles do videogame, expande para quatro a possibilidade de jogadores no modo multiplayer (quando o jogo for compatível). No PS parecia que sua vida ia ser mais longa, porém quando a Nintendo lançou o N64 parecia mais fácil incorporar esse sistema ao próprio console e já que o conceito era pouco explorado, a concorrente B00004TNDY_01_LZZZZZZZlevou vantagem. Mesmo assim, ao lançar o PS2 a Sony manteve somente duas entradas para controles (talvez por conta da tendência de jogos multiplayer on-line) e lançou novamente o Multitap para ser vendido separadamente. Mas esqueçam, com a tecnologia Bluetooth não veremos esse acessório nunca mais. Ainda bem!

3. PocketStation

Lançado somente no Japão, o “bichinho virtual” da Sony chegou juntamente a versão slim do PlayStation, o PSOne. Já desenhado para combinar com o design do PSOne, o pequeno aparelho trazia consigo além das funções de gravar dados e PocketStationadquirir conteúdos exclusivos para alguns títulos, a promessa de reinventar a forma como interagimos com os games. Munido com infravermelho, era possível trocar informações com outros acessórios PocketStation e “baixar” conteúdo exclusivo, garantindo novos itens para os jogos compatíveis. Similar ao VMU lançado posteriormente para Dreamcast, o “mini-game” da Sony infelizmente nunca chegou ao ocidente e uma nova versão está fora de cogitação com a chegada do PSP e o mais recente PS Vita, já que ambos podem interagir de forma mais abrangente com o atual console da Sony.

2. Memory Card

memory-card-ps1Mais um acessório que chega com a entrada do PS no mercado, o Memory Card. Como o próprio nome diz é um cartão de memória que era utilizado para transferir dados de um console para outro. O Memory Card foi criado para dois fins: os discos compactos não poderiam gravar informações adicionais, ou seja, o arquivo estava “fechado”, como um CD de música onde não é possível adicionar ou modificar arquivos, então era necessário uma memória adicional, onde os dados do jogador pudessem ser “salvos” (termo que ficou popular no Brasil devido à função Save) e também transferir dados de um console para outro, para que o jogador pudesse continuar sua trajetória em outro videogame.
Apesar de aparecer em outras plataformas, os cartões de memória ficaram populares no PS, pois o Sega Saturn continha memória interna e no Nintendo 64 havia memória na imensa maioria dos cartuchos. Apesar do Xbox 360 da Microsoft ainda utilizar este acessório, não há versão para outros consoles dessa geração, já que a memória interna, pen drives e discos rígidos dão conta desta função.

1. GameShark

406px-GameShark-PlayStationSe os consoles de 16-bits tinham entradas (portas) criadas para futuros acessórios que nunca foram utilizadas, o primeiro videogame da Sony fez o contrário e ao lado de outros consoles daquela geração, estreou o mais amado e odiado acessório de todos os tempos: o GameShark. Genuíno ou genérico, o acessório apareceu em diversas versões (já que na época fazer atualização do software não era possível) e alguns permitiam além de acesso a centenas de cheat codes, visualização das CGs inclusas no game, ouvir sua trilha sonora e outros caprichos que fizeram alguns gamers menos experientes mais felizes. Mas se por um lado alguns jogadores se tornaram virtualmente imortais com o GameShark, outros jogadores declaravam ódio ao acessório e desconsideravam qualquer game finalizado com a ajuda do “tubarão”. A marca hoje pertence à Mad Catz Inc., mas com a chegada da porta USB e dos arquivos digitais, o acessório tornou-se obsoleto já que agora é possível trapacear de (muitas) outras formas.

De volta para o futuro…

Além destes dez listados aqui, existem dezenas ou até mesmo centenas de outros acessórios lançados oficialmente ou não para a linha de consoles PlayStation. Você se lembra de mais algum? Você acredita que algum deles poderia ser substituído pelas novas tecnologias? E como seria isso?

Com os rumores sobre as novas gerações de videogames podemos esperar que tudo o que temos hoje também ficará em breve para trás. Resta-nos aproveitar ao máximo essas novas tecnologias enquanto elas ainda são... novas.

Fique a vontade para falar sobre velhos e novos acessórios nos comentários abaixo e até a próxima!

Revisão: Alan Murilo


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. O único acessório que presta é o memory card.....O resto não passa de um monte enorme de.................................................inutilidade.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk Eu me lembro que meu (falecido =() Tio antes de iniciar qualquer jogo do seu PS2 "caixotão" (ele comprou no lançamento), ele rodava antes um Gameshark em disco, colocava os códigos, e depois tirava o "tubarão" do drive e colocava o disco do jogo na Bios do PS2 e rodava trapaceando.
    Bons tempos esses... nós usávamos várias revistas de games na época (já q usar a internet na época era meio difícil) para zerar qualquer jogo. xD

    ResponderExcluir