Blast Test

Blast Test: Pro Evolution Soccer 2013 (PS3) - Parte 1

Há alguns dias foi lançada na PlayStation Network a primeira demo de Pro Evolution Soccer 2013 . Esse provavelmente será o melhor jogo da ... (por Unknown em 11/08/2012, via PlayStation Blast)

Há alguns dias foi lançada na PlayStation Network a primeira demo de Pro Evolution Soccer 2013. Esse provavelmente será o melhor jogo da série dos últimos anos, atendendo alguns pedidos dos fãs mas ainda trazendo erros e falhas que prejudicam a sua imagem. A Konami parece ter se esforçado um pouco mais em PES 2013, e o resultado desse trabalho você pode conferir nesse nosso Blast Test.

Passes, chutes e dribles


Algo que os fãs de Pro Evolution Soccer vinham pedindo há bastante tempo era a implementação de chutes e passes manuais, dando total liberdade ao jogador de como conduzir a bola dentro de campo. A Konami atendeu o pedido e em PES 2013, ao segurar o botão L2, basta selecionar a direção que você quer mandar a bola (movimentando o analógico direto) e passar ou chutar, dependendo da situação. Particularmente, eu ainda prefiro o sistema automático na maioria das situações, principalmente na hora da finalização. Mas para aqueles que reclamavam de quase sempre a bola não ir para o jogador selecionado, essa foi uma boa mudança. Enfim, é algo totalmente opcional e que irá depender da maneira de como cada um joga.


Outra facilidade que foi trazida em PES 2013 foram os dribles. Quem não se lembra das diversas combinações de botões que tínhamos que fazer quando o jogo ainda se chamava Winning Eleven? Agora, basta você segurar o botão R2 que o jogador irá andar mais devagar com a bola e passando o pé sobre ela, meio que desafiando o adversário. Depois, é só fazer combinações com o analógico direito para tentar diversos dribles. Por exemplo, ao segurar R2 e clicar duas vezes o R3, o jogador irá executar uma lambreta ou um elástico (se você não estiver correndo, segurando R1, será a lambreta). Ao segurar R2 e girar 360º o analógico direito, o jogador irá dar um giro com a bola, e por aí vai (todas as combinações estão na seção "Controles" do menu do jogo, onde inclusive é possível ver as adições e mudanças feitas em relação à edição anterior da série).

Brasil-il-il


Neymar Jr.
Desde PES 2010, a Copa Santander Libertadores é licenciada na série, dando chance aos jogadores brasileiros de selecionarem os clubes locais para poder disputar um amistoso ou a própria Libertadores (e o Corinthians finalmente a ganhou sem ser no videogame). Com PES 2013 não foi diferente e, logo na versão demo, podemos escolher entre quatro times brasileiros (Flamengo, Fluminense, Internacional e Santos). Todos eles possuem um bom equilíbrio e parecem ter sido bem trabalhados, apesar de alguns jogadores não estarem nem um pouco parecidos, fisicamente, com os da vida real. Fisicamente, eu disse. Neymar é aquele mesmo que vemos jogar, é rápido, executa bem os seus dribles e é preciso no chute. Leandro Damião, apesar de não ser muito rápido, é mortal no 1x1 e não desperdiça um cabeceio. Eu falei dos destaques do Brasil no jogo, mas há diversos outros, como Ronaldinho Gaúcho, Fred, Ganso e D'Alessandro que não pecam se comparados com os reais.

Como eu havia dito, Neymar e Damião são os destaques brasileiros em PES 2013, e por isso, ao marcarem um gol, comemoram exatamente como vemos no estádio ou na televisão. Neymar dança o hit "Ai se eu te pego", de Michel Teló, enquanto Damião imita o bigode do seu pai. Confira no vídeo abaixo (ao final dele):


Há alguns dias, surgiram rumores na Internet de que a Konami pretende conseguir a licença de toda a Série A do Campeonato Brasileiro. Não só pretende como já conseguiu, de acordo com imagens vazadas de arquivos escondidos dentro da demo de PC, em que mostravam todos os 20 times da divisão principal. Já sabemos que os brasileiros da Libertadores e a Vila Belmiro estarão licenciados, então nada impede de que isso seja real.

Nem tudo é perfeito


Até agora foi falado sobre as qualidades vistas na demo de PES 2013, mas que tal agora apontarmos erros e defeitos que a Konami continua insistindo em não consertar?

Primeiro, a IA do juiz. Em muitas vezes na demo, eu fazia um mero jogo de corpo com o adversário e o árbitro marcava a falta. Depois, no campo do rival, eu sofria uma clara falta e nada era marcado. E isso não foi uma ou duas vezes que aconteceu, mas várias. Claramente, há algo errado aí, mas vamos considerar que é uma versão demo e ainda há muito o que melhorar. Ainda falando do juiz, há algo que vem me incomodando há anos no Pro Evolution Soccer: o árbitro não possui reações ao apitar. Na saída de bola, é possível escutar o apito, mas o árbitro não levanta o braço nem nada. A mesma coisa acontece no apito final. O que o juiz é? Um robô por algum acaso?


Aproveitando que estamos falando das animações, diversas são as mesmas das versões anteriores da série. Por exemplo, quando ocorre uma falta, há aquele empurra-empurra entre dois jogadores, vêm os companheiros de time e o juiz separar e o resto que já estamos acostumados. Isso foi só um exemplo, o mesmo se repete com outras. Vem cá, Konami, será que não dá para inovar um pouco, hein? E nem tenho o que falar sobre a torcida, que mais parecem aqueles bonecos de posto de gasolina do que pessoas comemorando. Está aí algo que PES poderia aprender com FIFA.

Expectativas para a demo 2


Assim como no ano passado, a Konami irá lançar duas versões demo de PES. A primeira, da qual estamos falando agora, foi lançada há cerca de duas semanas na PSN, enquanto a segunda deverá chegar próxima do lançamento do jogo. Com isso, é possível que nós experimentemos algo mais exato do que será a versão final de Pro Evolution Soccer 2013, com bugs e outros erros da demo 1 consertados. É possível que nela também possamos escolher entre clubes da Europa, como Real Madrid, Barcelona, Bayern München, Milan e Chelsea, além de outras seleções. Em comparação com PES 2012, esse jogo da série está muito melhor e mais trabalhado, principalmente a questão de jogabilidade e a IA dos goleiros, motivos de diversas reclamações. Se ele pode competir com FIFA 13? Não, não pode. FIFA já conquistou o seu espaço, e PES só terá chances de recuperá-lo na próxima geração de consoles, com, quem sabe, a Fox Engine, de Hideo Kojima. Mas isso não significa que PES 2013 não vá vender bem, pelo contrário, no Brasil pelo menos ele deverá ser bem aceito, principalmente se os rumores da licença do Brasileirão se confirmarem.

Iremos ficar no aguardo da segunda demo de Pro Evolution Soccer 2013, e a análise dela você também poderá conferir aqui no PlayStation Blast.

Demo 1 - Clubes e Seleções

  • CR Flamengo
  • Fluminense FC
  • SC Internacional
  • Santos FC
  • Alemanha
  • Inglaterra
  • Itália
  • Portugal
Revisão: Alberto Canen

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook