Perfil

Perfil: Big Boss

Uma das grandes características da série Metal Gear Solid são os seus vilões cheios de personalidade e extremamente humanos. Com raras exceç... (por Unknown em 31/08/2012, via PlayStation Blast)

Uma das grandes características da série Metal Gear Solid são os seus vilões cheios de personalidade e extremamente humanos. Com raras exceções, sempre conseguimos nos comover com a história de vida de cada um deles e entender suas motivações. Mas, obviamente, nenhum desses personagens é tão interessante quanto Big Boss, o grande “vilão” da série. Assim mesmo, entre aspas, afinal, como aprendemos ao longo dos jogos, nem tudo é o que parece. A primeira aparição do personagem aconteceu ainda no primeiro Metal Gear, lançado para o console MSX2, mas o seu passado começou a ser desvendado na série Metal Gear Solid, na qual ele sempre esteve presente, mesmo depois de “morto”.

Atenção: Este texto contém spoilers de toda a série Metal Gear e Metal Gear Solid.

 

O começo da lenda

Muito antes de receber o codinome Big Boss (título dado aos melhores soldados americanos), ele utilizava a alcunha de Naked Snake, como visto no game Metal Gear Solid 3. Em 1964, ele fazia parte da FOX Unit, especializada em infiltração, e foi até a região soviética de Tselinoyarsk, com o objetivo de resgatar o cientista Nikolai Sokolov. Logo no começo da missão, o futuro Big Boss tem sua primeira decepção ao ser traído pela sua companheira e tutora The Boss, a melhor soldado até então. No decorrer dos eventos, Naked Snake acaba perdendo seu olho direito e passa a usar um tapa-olho, algo que se tornaria sua mais marcante característica.

Mesmo com muita dificuldade, Snake conseguiu concluir sua missão, matou The Boss e destruiu o Shagohod, uma arma soviética de destruição em massa. Porém, nem tudo foi alegria ao conseguir sobreviver a essa difícil missão. Após ser agraciado com uma medalha pelo presidente dos EUA e receber o título de Big Boss, o personagem descobriu que The Boss na verdade sempre foi leal, mas sacrificara sua honra em nome dos EUA, que, em contrapartida, não lhe deram nem um funeral digno. A partir daí, o personagem passou de um simples soldado obediente ao governo para alguém com ideias próprias, que o levariam a criar uma organização mercenária e, posteriormente, Outer Heaven e Zanzibar.

O jovem Big BossO velho Big Boss

Seis anos após os eventos ocorridos em Tselinoyarsk, Big Boss sentiu na própria pele a traição do governo e de seus ex-companheiros da FOX Unit. Vítima de uma conspiração do Pentágono para prolongar a Guerra Fria, o personagem foi acusado ele próprio de ser um traidor e teve que correr atrás para provar a sua inocência. Foi nesta época também que ele conheceu Roy Campbell, que seria o chefe de Solid Snake anos mais tarde. Estes eventos aparecem no game Metal Gear Solid: Portable Ops, quando Big Boss teve o primeiro contato com a ideia de uma nação formada apenas por soldados, que seriam livres das garras do governo. Ao final do jogo, ele cria ainda uma nova unidade de infiltração chamada FOXHOUND.

 

Uma nação de soldados livres

A partir deste momento, Big Boss começa lentamente a criar seu exército de mercenários, utilizando suas conexões no governo e no exército americano para roubar informações militares, com o objetivo de criar a nação de Outer Heaven. Em 1995, ele começa a colocar em prática o seu grande plano. Com o Estado militar de Outer Heaven já plenamente estabelecido, ele cria uma arma de destruição em massa chamada Metal Gear, que fará qualquer país se render aos mercenários. Para despistar as autoridades, Big Boss comanda uma operação da FOXHOUND para impedir Outer Heaven, enviando o novato agente Solid Snake (mais tarde revelado como sendo um dos filhos de Big Boss) na expectativa de que ele falhasse. As coisas não saem como planejado e os dois acabam se enfrentando em uma base que acaba sendo destruída e Big Boss é dado como morto.

Big Boss e os filhos Solid e Liquid Snake

O vilão reapareceu quatro anos mais tarde, desta vez como líder da ilha de Zanzibar, onde começou o desenvolvimento de uma nova arma chamada Metal Gear D. Mais uma vez Big Boss foi considerado morto após um novo combate contra Solid Snake. Durante anos, acreditou-se que ele realmente estava morto, mas a verdade é que ele foi colocado em um estado de coma criogênico para que seus genes pudessem ser usados pela organização conhecida como Patriots. Porém, a agente EVA (que Big Boss conheceu em MGS3) recuperou seu corpo e conseguiu reconstruí-lo utilizando partes dos corpos de Solidus e Liquid Snake.

A última aparição de verdade do personagem acontece após os créditos de Metal Gear Solid 4, quando ele e seu último filho vivo, Solid Snake, ficam frente a frente depois de anos. Big Boss explica a Snake que todas as coisas que ele fez foi por acreditar no ideal da sua falecida companheira, The Boss, que sonhava com o dia em que soldados não seriam mais utilizados como simples ferramentas pelos governos. Snake acaba perdoando Big Boss, que, após entrar em contato com o vírus FOXDIE presente no corpo de Snake, morre nos braços de seu filho e ao lado do túmulo de The Boss. E parece que desta vez o descanso do velho soldado será para sempre mesmo.

Big Boss e Solid Snake se entendendo

Jogos em que aparece: Metal Gear (1987), Metal Gear 2: Solid Snake (1990), Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004), Metal Gear Solid: Portable Ops (2006), Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (2008) e Metal Gear Solid: Peace Walker (2010).

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook