Perfil

Perfil: Cloud Strife (Final Fantasy VII)

Final Fantasy VII é um dos melhores jogos de RPG já produzidos e isso se deve, em grande parte, ao seu sensacional elenco de personagen... (por Unknown em 25/10/2012, via PlayStation Blast)

Final Fantasy VII é um dos melhores jogos de RPG já produzidos e isso se deve, em grande parte, ao seu sensacional elenco de personagens. Até mesmo os personagens secretos são bem trabalhados e encaixados no enredo. Então, não é a toa que Cloud Strife seja um dos personagens mais legais da franquia, passando por várias transformações ao longo do game. Durante a jornada, Cloud passa de um simples mercenário em busca apenas de grana, para alguém que finalmente encontra um ideal pelo qual lutar. Vamos então conhecer um pouco mais sobre o ex-soldado da empresa Shinra, Cloud Strife.

O jovem mercenário

Quando encontramos Cloud pela primeira vez, ele está trabalhando a serviço do grupo terrorista Avalanche, que possui o objetivo de salvar o planeta por meio da destruição dos nocivos reatores Mako. Os reatores pertencem à Shinra e, como ex-funcionário da companhia, Cloud possui bastante conhecimento que pode ser útil nesta guerra. Neste começo de Final Fantasy VII, o personagem é arrogante e egoísta, bem longe daquele perfil padrão dos heróis de RPGs. Apesar disso, suas habilidades em combate fazem dele um valioso membro do grupo Avalanche, pelo menos, enquanto ele está sendo pago para isso.


Apesar dessa aparente frieza, a verdade é que Cloud é um cara perturbado, que possui alguns lapsos de memória. Uma das poucas certezas em sua vida é a amizade dele com Tifa, que o conhece desde a infância. As coisas começam a mudar pra valer na vida de Cloud quando, após uma missão em um dos reatores Mako, ele acaba conhecendo a doce Aeris. O jeito inocente e otimista da garota acaba fazendo com que o mercenário se apaixone por ela, além de começar a enxergar a importância de proteger o planeta. É graças a Aeris que Cloud começa a mudar seu comportamento, passando de uma pessoa fechada e triste para alguém com bom humor, além de se mostrar protetor com seus companheiros.

Fragmentos do passado

A história do passado de Cloud contada por ele é cheia de falhas. De acordo com suas próprias lembranças, ele era um soldado de 1ª Classe, que trabalhava para a Shinra junto com Sephiroth, o maior soldado que o mundo já viu. Juntos, eles teriam descoberto as terríveis experiências da Shinra em seus soldados, além de descobrir que Sephiroth “nasceu” por meio de uma experiência de clonagem com a forma extraterrestre chamada Jenova. Completamente insano, o futuro vilão praticamente destrói a cidade de Nibelheim, fazendo com que Cloud vá atrás dele para vingar a morte das pessoas. Infelizmente para o herói, não foi bem assim que as coisas aconteceram.

Logo após a morte de Aeris, Cloud e seus companheiros partem numa busca ainda mais frenética para encontrar Sephiroth. Ao confrontá-lo, porém, Cloud acaba tendo que encarar a verdade de que nunca conseguiu realizar o sonho de ser um soldado 1ª Classe da Shinra e que grande parte da sua história não passa de ilusão. Ele era apenas um soldado comum com a missão de acompanhar Sephiroth e Zack, esse sim, um 1ª Classe e melhor amigo de Cloud. Ambos foram vítimas de experimentos com as células de Jenova, o que deixou Cloud quase em estado vegetativo. Zack conseguiu fugir e levar seu amigo, porém acabou morto por soldado da Shinra. Cloud foi deixado vivo e, devido ao estado debilitado de sua mente, acaba assumindo grande parte da vida de Zack como sendo sua.

Após descobrir toda a verdade, Cloud Strife passa a acreditar que ele próprio é um clone de Sephiroth, teoria que logo é descartada por Tifa. A jovem possuía várias lembranças da infância que incluíam Cloud, provando que ele nunca foi um clone. Após se recuperar do baque, o herói volta ainda mais determinado para derrotar Sephiroth e vingar a morte de Aeris, além de honrar o nome de seu amigo Zack. Conforme é mostrado no filme Final Fantasy VII: Advent Children, após os eventos do game, Cloud abandonou a vida de mercenário e passou a trabalhar como entregador na empresa que Tifa fundou.

Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook