Jogamos

Análise: Outland (PSN)

Plataforma. 2D. Os mais jovens nunca tiveram o prazer de desfrutar de jogos dos primórdios deste gênero. Outros nunca se sentiram atraídos... (por Jonas Sutareli em 24/11/2012, via PlayStation Blast)

Plataforma. 2D. Os mais jovens nunca tiveram o prazer de desfrutar de jogos dos primórdios deste gênero. Outros nunca se sentiram atraídos por jogos deste tipo. São, em sua maioria, jogos simples, diretos e divertidos. Mas simples não quer dizer visualmente pobre. Direto não quer dizer que seja curto ou fácil. Há alguns jogos plataforma que são mais difíceis do que alguns shooters ou jogos de ação mais atuais. Para mim, em sua maioria, os jogos de plataforma são mais difíceis do que estes. Salvo algumas exceções. Mas bem, vamos ao que interessa.

Raízes

Jogos deste gênero são para quem realmente gosta. Não é o tipo de jogo que agrade a maioria, apesar de ser bem divertido. Outland é bem fiel ao que se propõe e cumpre o que se espera dele. Não é nada extraordinário que mereça ganhar Golden Joystick Award, mas é um jogo muito interessante.


A história do jogo gira em torno das irmãs do caos, onde uma controla os poderes da luz e a outra das trevas, e são quem o protagonista deve derrotar. O jogador, por sua vez, controla um homem que é a reencarnação de um herói antigo. Há até um flashback no começo do jogo, que você joga como esse herói. Uma entidade superior havia criado as duas irmãs e ordenou-as que criassem o mundo. Deslumbradas com o próprio trabalho, elas tomaram a decisão de destruir o mundo e reconstruí-lo novamente. Isto se repetiria para sempre se o herói antigo (citado anteriormente), usando os poderes da luz e das trevas não tivesse prendido as irmãs do caos. Mas, ainda assim, repetiu-se diversas vezes. E 30 mil anos depois da batalha original, é onde se passa a história que você joga.

Tiro certeiro

Outland é um jogo que foi lançado apenas digitalmente para PS3 e X360, através da PSN e XBLA, respectivamente. Além de barato (apenas US$9,99), é muito simples, direto e divertido, como já falei antes. E vou explicar os motivos. Ele busca todos os elementos dos primeiros jogos em plataforma e consegue unir alguns elementos diferentes, com uma jogabilidade bastante apurada. E consegue. A começar pelos gráficos. São muito bonitos. Muito bem feitos, o jogo é visualmente agradável, apesar das poucas texturas e nuances gráficas, visualmente agrada bastante, pois os designers souberam usar a simplicidade para construir um visual bastante atraente. A ambientação do jogo é muito amigável e apesar do mapa do jogo ter diversos labirintos e você ter que ir de um lado ao outro do mapa para conseguir completar cada nível, você não se perde ou fica com raiva de ter que fazer os caminhos longos. O jogo também conta com diversos puzzles que fazem o jogador pensar. Eles não te deixam com raiva de tão difíceis que são nem frustrado por serem fáceis.

Joystick na mão

Na jogabilidade, Outland aposta no padrão, e ganha a aposta. Os comandos são fáceis de aprender e executar, mas são também completos. Pulo duplo (clássico) está presente. Ataques frontais, por cima e por baixo fazem parte dos comandos. Isso faz com que a ação no jogo seja constante. Constante mesmo. Até na hora em que você tem que desviar de obstáculos que aparecem, há ação, há o que atacar e possibilidades também de ser atacado pelos inimigos. Como de praxe, no fim de cada nível existe um 'chefão' que você deve derrotar, onde você é induzido a usar a maioria das habilidades que mais lhe serviram naquele nível. Sem contar que ao decorrer do jogo, seu personagem vai ganhando mais habilidades para poder coletar todos os objetos presentes no jogo, passar obstáculos diferentes e derrotar diversos inimigos.

Há ainda a possibilidade de jogar em modo cooperativo. Jogo plataforma em modo cooperativo é muito divertido! Vale muito a pena. O lado ruim é que este cooperativo é apenas online, não há a opção de cooperativo local. Apesar disto, o único real grande ponto negativo deste jogo é a duração dele. É um jogo curto, que dá para ser terminado em menos de seis horas. Ainda assim, Outland cumpre o que promete, diverte e, acima de tudo, é um excelente jogo e está aí por um preço bastante acessível. Para quem gosta de plataforma, nesta geração é um jogo indispensável e para quem não gosta, vale a pena dar uma chance ao gênero começando por este ótimo título.

Prós 

  • Jogabilidade simples, completa e divertida
  • Visual bem montado e agradável
  • Preço acessível
  • Puzzles amigáveis

Contras 

  • Falta de cooperativo local
  • Jogo muito curto


Outland - PSN/XBLA - Nota final: 9.5
Visual: 9.5 | Som: 9.0 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 9.5

Revisão: Leandro Freire

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook