Perfil

Perfil: Tidus (Final Fantasy X)

Nascido na futurista cidade de Zanarkand, Tidus é filho de um famoso jogador de Blitzball e está seguindo os passos do pai na carreira... (por Bruna Gil em 04/11/2012, via PlayStation Blast)


Nascido na futurista cidade de Zanarkand, Tidus é filho de um famoso jogador de Blitzball e está seguindo os passos do pai na carreira de celebridade do mundo esportivo. Porém, no universo de Final Fantasy, são raras as vezes em que os personagens conseguem viver uma vida tranquila. Tidus é o herói e protagonista de Final Fantasy X, e se vê obrigado a trocar a bola de Blitzball por uma aventura imensa num mundo completamente diferente do seu. Após eventos drásticos, Tidus embarca numa jornada inesperada, repleta de perigos e descobertas. Vamos relembrar o protagonista de um dos jogos icônicos da franquia Final Fantasy.


De repente, herói

Tidus, protagonista do décimo jogo da série Final Fantasy, nunca imaginou que um dia teria que salvar o mundo. Filho de um famoso jogador de Blitzball (um esporte que envolve uma esfera de água gigantesca), ele cresceu na sombra do próprio pai ausente, Jecht. Sentindo-se pressionado a seguir a carreira de atleta por todos aqueles que o rodeavam, o nosso protagonista possuía uma relação de extremo ódio com o pai. Quando este desapareceu misteriosamente numa expedição de treinamento, as expectativas em torno das habilidades do nosso herói só fizeram aumentar. 10 anos depois do incidente, Tidus estava finalmente a caminho de provar para todos que era um atleta ainda melhor que o seu progenitor.


Era o seu momento de glória. Tidus estava prestes a jogar um dos principais torneios de Blitzball - a Copa Memorial de Jecht. Porém, durante a partida, ele repara que alguma coisa está fora do lugar. No meio de uma jogada, ele consegue visualizar no horizonte a imensa criatura conhecida como Sin, que está atacando a cidade. Por uma questão de segundos, Tidus consegue se segurar nas estruturas do estádio e se salvar do colapso do edifício. Depois deste ataque, a vida de dele nunca mais voltará a ser a mesma. 

Onde foi parar a minha cidade?

Após o ataque de Sin, Tidus acorda numa ilha, para ele, desconhecida. Ao tentar explicar para os nativos de onde ele vem, nenhum deles parece conhecer a cidade descrita. Ou pelo menos não na atualidade - para os locais, a cidade descrita por Tidus é uma cidade sagrada que foi destruída há milhares de anos. 

Apesar de tudo, Tidus ainda possui esperanças de voltar para casa. E é através desta busca por um caminho de volta que ele conhece Yuna, uma conjuradora que está prestes a embarcar numa missão para derrotar Sin. Unidos por um inimigo em comum, Yuna, Tidus, Wakka, Rikku e outros iniciam uma aventura para derrotar a misteriosa criatura que atormenta ambos os universos. É a partir deste incidente, e da vontade de retornar para casa, que Tidus acaba descobrindo muito mais sobre a sua história familiar, sobre o seu pai ausente e sobre todo o passado que o atormenta. 


Mudança de personalidade

Através da sua jornada, a personalidade de Tidus se altera de forma notável. No início de tudo, ele é apenas um garoto otimista e inconsequente, desligado dos eventos que o rodeiam. Apesar do seu passado e dos problemas familiares, Tidus consegue esconder o desapontamento com o pai por detrás de uma aparência despreocupada. 

À medida que a trama do jogo avança, no entanto, Tidus começa a amadurecer. Nota-se claramente a mudança na personalidade do protagonista, que demonstra menos impulsividade nas suas ações e começa a agir de forma menos emotiva. Ao compreender a seriedade dos acontecimentos e o destino do universo, Tidus torna-se uma pessoa mais centrada, mais racional e altruísta. 





Quebrando barreiras

O romance entre Tidus e Yuna é considerado um dos melhores em toda a franquia Final Fantasy. Este elemento está presente desde o início do jogo e a relação do casal desenvolve-se bastante durante o progresso da aventura. Com um enredo bastante profundo, o romance entre os dois protagonistas atinge um nível de maturidade que não era comum na época. Numa altura onde os jogos recém aventuravam-se em tramas mais elaboradas, Final Fantasy X investiu num enredo envolvente e teve muito sucesso com o desenvolvimento da história de amor entre os dois. 


Uma voz pouco satisfatória

Após o lançamento de Final Fantasy X, uma das principais críticas recebidas pelo personagem Tidus foi em relação à sua voz. Apesar de o jogo não ter apresentado este problema no Japão, os fãs ocidentais ficaram bastante insatisfeitos com a dublagem em inglês. 

Tidus foi criado com a intenção de parecer um personagem enérgico, ativo e impulsivo. O resultado, no entanto, foi uma voz infantil, mimada e irritante. Muitos consideram que a má atuação do dublador causou danos a imagem do personagem, prejudicando a história e a afirmação de Tidus como um herói memorável. Uma curiosidade: James Arnold Taylor, o ator responsável pela voz de Tidus no ocidente, também dá voz ao Ratchet da série Ratchet and Clank. 

Eventualmente, Tidus e seus amigos enfrentam o monstro Sin. Existe muito mais por detrás da criatura do que eles poderiam imaginar. Ficou curioso para saber o que acontece nesta história? A boa notícia é que a Square Enix está desenvolvendo uma versão remasterizada de Final Fantasy X para PlayStation 3. Ainda sem data de lançamento, a produtora promete gráficos superiores e visuais muito melhores que o original. 

Aparições

Tidus está presente nos seguintes jogos:

  • Final Fantasy X (PlayStation 2)
  • Final Fantasy X-2 (PlayStation 2)
  • Dissidia Final Fantasy (PSP)
  • Dissidia 012 Final Fantasy (PSP)
  • Theatrhythm Final Fantasy (Nintendo 3DS)
  • Final Fantasy Brigade (Mobile Phones)
  • Kingdom Hearts: Chain of Memories (PlayStation 2, GameBoy Advance)
  • Dragon Quest & Final Fantasy in Itadaki Street Special (PlayStation 2)

Revisão: Alberto Canen

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook