Perfil

Perfil: Ken Masters (Street Fighter)

Um bom enredo nunca foi um requisito de maior destaque em jogos de luta. Os fãs do estilo pouco se interessam por quem é filho de quem ou se... (por Anônimo em 08/12/2012, via PlayStation Blast)

posebnUm bom enredo nunca foi um requisito de maior destaque em jogos de luta. Os fãs do estilo pouco se interessam por quem é filho de quem ou se aquele cara é um assassino em série ou não. Apenas os super fãs é que realmente se preocupam com o plano de fundo desses jogos a ponto de irem atrás de informações sobre seus personagens favoritos. Nestes casos, eles se surpreendem com o grau de superficialidade continda em tais informações. E mais superficiais que informações de personagens de jogos de luta, são as atitude s de jogadores superficiais de jogos de luta.

Aí pronto! É apertar o botão skip e ir direto pra sanguinolência. Está inserido nesse contexto, o jovem Ken Masters, herdeiro de família rica, mimado e carente de atenção.

Um garoto sem disciplina

ChenKenKen é filho de uma família mais rica que eu, você e Eike Batista, juntos… Okay! Nem eu e você fazemos tanta diferença quando se está com Eike Batista do lado. Aliás, não sei se a fortuna dos Masters supera a de Eike… Como uma pessoa pode ser tão rica?

Mas deixemos de lado as lamentações e nos atentemos apenas ao loiro americano. Apesar de Ken ser milionário, ele não teve durante a infância, algo que crianças pobres normalmente têm: atenção dos pais. Parece simples, porém isso começa a se refletir em suas ações que têm como principal motivo conseguir a atenção dos outros. Ken, ao se sentir desprezado, começa  aagir como um idiota, faltando aulas, alimentando seu consumismo incontrolável e pegando a filha do melhor amigo de seu pai, entre outras atitudes tipicamente infantis.

Seu pai, sabendo da situação e se culpando pelo fato de nada poder fazer - pois, como um chefe de família e trabalhador, pouquíssimo tempo lhe resta para tentar acompanhar o desenvolvimento de seu herdeiro - decide por mandá-lo para o Japão em busca de disciplina. Lá, Ken vê que o mundo real não funciona como seu mundo egocêntrico e mimado.

Agora, nas mãos de Gouken, o mimado Masters conhecerá o valor da disciplina, despertará sua força interior, aprenderá artes marciais e conhecerá Ryu.

Em um determinado momento de seu treinamento, Ken, ainda jovem, vê seu mestre Gouken sendo morto por Akuma (irmão mais novo de Gouken). Então, em um ataque de fúria, Ken desafia Akuma, mas é tratado como um mosquito no lombo de um jacaré. Incrivelmente. o jovem Masters tem a vida poupada pelo irmão de seu mestre pelo simples fato de o considerar um “ser inferior”.

Mais sobre Ken

Existem várias linhas teóricas sobre o poder de Ken em comparação ao de Ryu. Para um determinado grupo de fãs, Ken é mais veloz e possui golpes mais elaborados. Para outro, apesar do mesmo biotipo, Ryu ainda supera seu amigo, pelo tempo que tem a mais de treinamento. Independente de que linha você segue, Ken possui golpes tão únicos quanto Ryu. O Shoryuken flamejante é exclusivo do americano, enquanto o Hadouken em chamas é exclusivo do seu amigo japonês.

Outra teoria diz que Ken possui uma namorada chamada Eliza e que, logo após os eventos de Street Fighter II, eles se casam. Porém, esta teoria logo foi jogada no abismo por acharem que algo assim limitaria o personagem. Logo após isso, trataram de esquentar as coisas pondo o estadosunidense com a chinesa Chun-li, criando assim um triângulo… quero dizer, um quadrado amoroso. Sim! Chun-li passa a ser cobiçada nada menos que por quatro personagens da franquia: Ryu, Ken, Guile e Vega (Balrog).

Personalidade

ken-masters-1600

Além de metido, mimado e rico, Ken sempre foi mostrado e acreditado pelos fãs como um mulherengo de alto nível que vive dando festas e se vangloriando pela fortuna que possui. É mais sociável e comunicativo que Ryu e tem uma paixão exagerada por motocicletas. Ah! Nosso amigo americano também tem habilidades culinárias e sabe fazer uma bela macarronada.

Creio que ele não necessita de fogão para esquentar uma macarronada. Ele deve resolver isso com um Shoryuken…

…É! A piada foi horrível!

É isso! Ken Masters é um típico playboy que cresce pensando que o mundo gira em torno de si; Ele só melhora quando é disciplinado por seu mestre no Japão. Lá, ganha um amigo e se torna um lutador que procura vingar a morte daquele que lhe ensinou, tenta sempre que pode disputar força com Ryu e adora se exibir em cima de motocicletas e em festas badaladas sustentadas por seu dinheiro “suado”. Analisando os dois protagonistas, percebemos que Ken é nada mais que o alter ego de Ryu. Um completa o outro. Talvez, por isso, não exista diferenças gritantes na habilidade dos dois.

Revisão: Samuel Coelho


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook