Michael Pachter: "Call of Duty é maior que GTA"

Em entrevista ao Industry Gamers , o polêmico analista Michael Pachter  disse que a série Grand Theft Auto irá perder a posição de melhor ... (por Unknown em 20/09/2011, via PlayStation Blast)

Em entrevista ao Industry Gamers, o polêmico analista Michael Pachter disse que a série Grand Theft Auto irá perder a posição de melhor franquia dos videogames para a série Call of Duty, aclamado shooter em primeira pessoa. "Call of Duty é maior e GTA não conseguirá manter a sua posição como maior e melhor franquia mundial", disse Pachter. O site IGN separou as vendas de cada franquia até hoje, que você pode conferir logo abaixo:

Grand Theft Auto

  • Cópias de GTA IV enviadas às lojas desde 2008: 22 milhões
  • Cópias da série Grand Theft Auto enviadas às lojas desde 1997: 114 milhões
  • Cópias de GTA: San Andreas enviadas às lojas desde 2004: 27.5 milhões

Call of Duty

  • Cópias de Black Ops enviadas às lojas nos seus primeiros 9 meses: 23 milhões
  • Cópias da série Call of Duty vendidas nos consoles HD: 74 milhões
Não sei quanto a vocês, mas eu acredito que Battlefield 3 está aí para "segurar" as vendas de Modern Warfare 3 (e isso já dá para ver pelos números de pré-vendas). Também visto que Grand Theft Auto V ainda não foi nem mostrado pela Rockstar - que prometeu que o jogo teria o mesmo sensor de movimentos faciais de L.A. Noire - nenhuma conclusão ainda pode ser tomada. E, é claro, que Call of Duty e Grand Theft Auto são as franquias mais populares, mas há muitas outras por aí que também têm muita qualidade, como Super Mario, Halo, Uncharted, The Legend of Zelda, Assassin's Creed e por aí vai. E vocês leitores, o que pensam a respeito?

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Mario é a maior franquia, que eu saiba. Eu não curto FPS, e curto menos ainda o jeito que eles reciclam os Call of Duty todo ano. Nesse ano, acho difícil o MW3 bater o Battlefield 3 em vendas. (e assim espero: Battlefield parece incrível e MW3 parece só um Black Ops 2011)

    ResponderExcluir
  2. COD é sempre COD nada de mais tenho traumas até hoje do horrivel World At War (com certeza o mais horrivel da serie), battlefield parece que será melhor sim lembro do bad company 2 com dialogos engraçados e descontraidos ao contrario de COD, GTA sera compra obrigatoria quando for lançado.

    quanto a exclusivos acho q nao se enquandram nessa lista de "melhores" simplesmente por serem exclusivos, tendo em vista que eu prefiro mil vezes garantir uma copia de um lançamento de Zelda do que qualquer outra franquia.

    ResponderExcluir
  3. Aham Cláudia,senta lá.

    Nem todos sabem apreciar grandes séries. '-'

    ResponderExcluir
  4. Bom, não sei quem foi que disse que GTA é maior e melhor franquia mas vejamos o que essa disputa vai trazer para os jogadores.

    ResponderExcluir
  5. 06:42 ( segundos atrás)
    Call of Duty é maior que GTA não por causa de seu legado e sim mas por causa do gênero. Percebam que CoD é o game que permanece mais próximo do puro FPS hoje em dia, todo o resto é jogos de aventura jogados em First Person, jogos de RPG jogados em FP, cinema interativo jogados FP, já CoD é o mesmo jogo do PS2, PC e outros mantendo sua qualidade e tema "embora viage por demais no roteiro forçado".

    Se você está falando de um jogo puro, está falando do gênero o qual se encontra e nesse caso CoD é mais popular por que Shooters em primeira pessoa se tornaram mais queridos por todo mundo desde muito tempo.

    Por outro lado games como GTA Sandbox em adventure por cidades são poucos, e os outros não tem a qualidade ou liberdade que permite rivalizar com GTA, logo o estilo está isolado a um único jogo e por isso tende a ter evoluções mas vagarosas sendo assim atraindo menos audiência para casa.


    Agora vamos fazer uma abstração de outra forma, entre quais jogos, quais deles respeita mais os fatores de "GAME" e quando eu digo game eu falo sobre teoria de jogo e não de gameplay. GTA é um bom sandbox? Não. Comparamos a Minicraft sobre características de um sandbox.

    Script de roteiro
    GTA sim Minicraft não

    Interação com mundo a nivel
    GTA alguns pontos de destruição e scripts do roteiro
    Minicraft conteúdo totalmente resistivo

    Ações abitarias
    GTA paciais sujeito ao script do gameplay
    Minicraft Dinâmicas sujeitas a interação com outras pessoas.

    Estilo de arte
    GTA não editável construídas com editores complexos
    MiniCraft editável dentro do game.

    Ordem no mundo
    GTA tem conjunto de regras fixas simulando eventos reais
    Minicraft sem regras jogador faz elas.

    Veja que GTA não pode combater Minicraft no seu gênero puro, ao mesmo tempo que se eu comparar a outros sandbox daria resultados bem próximos. Não somente isso GTA tem elementos de ação e Shooter se eu comparar elementos puros ele tbm não pode ser o melhor nisso.

    Então obviamente se a Rockstar traça seu caminho em torno de compor elementos de outros segmentos como por exemplo roteiro, personagens, trama obviamente eles deixarão elementos puros de lado para fazer valer estes novos conceitos. E nesse ponto o jogo perde sua capacidade de aprimora-se desse modo subtraindo também sua capacidade de atingir novos jogadores.


    Por último jogos Sandbox não se tornaram altamente populares ainda, embora no passado ter havido uma quantidade significante deles as limitações do hardware não permitia se exceder. O melhor desempenho que já vi foi The Legends of Zelda do Nes que vendeu 6,5 milhões e foi o terceiro jogo mais popular da época perdendo para Mario e Duck Hunt. Se levar em conta a comparação de mercado de 1985 para 2011 com globarização, mídia óptica, serviços de download, programas de tv, sites especializados etc coisa que não teria naquela época é um índice impressionante; Tão impressionante que a série continua sendo vendida até hoje mesmo tendo abandonado características vitais de seu gênero.

    Então minha conclusão é, se houvesse títulos sandbox em maior quantidade e se GTA tivesse evoluído dentro do conceito diante dos jogos passado ele estaria pau a pau com CoD, de outro modo nada pode rivalizar com o titulo da Activision se não mais um FPS. E para isso acontecer este FPS tem que fazer melhor o que CoD faz coisa que Battlefield algum nunca fará pois caminha para o mesmo objetivo que a Rockstar caminha com GTA.

    ResponderExcluir
  6. Dá pra jogar Call Of Duty no GTA. Tirem suas conclusões.

    ResponderExcluir