Stage Select

Stage Select: Liberty City (GTA)

A Rockstar Games já ficou famosa por seus jogos sandbox (caixa de areia), em que você tem total liberdade de movimento, normalmente em ... (por Unknown em 16/09/2011, via PlayStation Blast)

Liberty City: O Pior Lugar da AméricaA Rockstar Games já ficou famosa por seus jogos sandbox (caixa de areia), em que você tem total liberdade de movimento, normalmente em grandes cenários. Em Red Dead Redemption, você tem o Sul dos EUA e o Norte do México. Em L.A. Noire, Los Angeles dos anos 40. E em diversos títulos da série GTA, temos uma recriação de New York, chamada Liberty City, que em alguns momentos parece mais viva do que muitas cidades reais.

Primeiras versões

No primeiro título da série, lançado em 1997, ainda com aquela visão 2D superior, Liberty City já era uma das localidades à disposição do jogador para causar o caos e cometer seus crimes. A cidade era parecida com a New York real, com duas grandes ilhas divididas por um rio, e uma ilha menor, lembrando Manhattan, no centro. Já naquela época estava presente o metrô e as pontes como meio de transporte.

gtaiii_3[1]Grand Theft Auto III, lançado em 2001, foi o primeiro jogo da série em 3D. Totalmente reformulada, a cidade agora é representada como "o pior lugar da América", por causa do crime e corrupção abundantes. Dessa vez, a cidade é dividida em três áreas, que, por sua vez, são separadas em distritos e vizinhanças. Cada uma das três áreas tem um hospital, uma delegacia e um quartel general dos bombeiros. Já nessa época também estavam presentes os cartões postais da cidade, como os equivalentes ao Empire State, ao Central Park, entre outros que são representações de outras cidades americanas, como Boston e Chicago. Além do metrô e das pontes, agora o transporte entre as ilhas se dá através de túneis.

Em GTA III, a cidade está repleta de gangues, e isso se torna um elemento importante no jogo. Cada área é dominada por uma gangue, e o jogador interfere diretamente nas batalhas entre elas.

Chegando à nova geração

A cidade é novamente palco principal em GTA IV, lançado em 2008. Agora, o design da cidade é muito mais parecido com a cidade de New York, e é muito maior do que as suas versões anteriores. Ela continua a ser chamada de "O Pior Lugar da América". Com uma população de aproximadamente 15 milhões de habitantes (e é claro que no decorrer do jogo, graças ao jogador e ao protagonista, Niko Bellic, esse número diminui bastante), a cidade tem vida, com um clima próprio e diversas pequenas histórias acontecendo por trás da história principal.

neighbor

Agora os cartões postais estão mais reconhecíveis, contando com versões da Estátua da Liberdade (no jogo, é chamada de Estátua da Felicidade), a ponte do Brooklyn, estação central, Wall Street (The Exchange) e Central Park (Middle Park).

Liberty City agora é dividida em quatro boroughs (o que pode ser traduzido como sub-prefeituras):

  • 3356_gtaiv_algonquin_times_square_shopper[1]Algonquin (O auto-proclamado centro de tudo)
    É o equivalente a Manhattan no jogo. Algonquin é o centro financeiro da cidade, e é a maior ilha dentre as quatro. É nessa ilha que está o quartel-general da polícia de Liberty City. Ela tem três ilhas menores que são consideradas partes dela própria: Charge Island, uma ilha com um porto e alguns locais para caminhadas e corridas; Colony Island, uma área bastante residencial e com presença industrial; e Happiness Island, o lar da Estátua da Felicidade e somente acessível através de barco, helicóptero ou a nado (sim, a nado).
  • Broker[1]Broker (Igrejas e hipsters: você vê por aqui)
    Broker é baseada no Brooklyn, e é repleta de fábricas e indústrias. As pessoas nessa região são, em sua maioria, estrangeiros, trabalhadores e hipsters. É nessa ilha que Niko inicia sua jornada de vingança por Liberty City. A maior parte dos prédios nessa parte da cidade está mal cuidada. 
  • dukesDukes (Tipo o subúrbio, mas bem pior)
    Baseado no bairro nova-iorquino do Queens, é onde fica o aeroporto da cidade, o Aeroporto Internacional Francis. É uma área mais abastada da cidade, com condomínios de alto padrão e áreas arborizadas. Curiosamente, ele fica na mesma ilha que Broker, mesmo sendo quase exatos opostos.
  • bohan[1]Bohan (É o que você chama de gueto)
    A área mais perigosa de Liberty City (e isso é realmente perigoso), Bohan é o local mais maltratado, mal-frequentado, mal-cheiroso, enfim, é ruim. Baseado no Bronx, aqui é que se encontram os conjuntos habitacionais. É onde fica a segunda casa de Niko no jogo.
  • 3324_gtaiv_alderney_liberty_ferry_terminal[1]Alderney (Subúrbio infernal + Lixo industrial)
    É um pequeno estado localizado ao oeste de Liberty City. Os moradores da cidade principal não gostam de lá, ou mesmo de seus moradores, e Alderney é taxada de "a irmã feia de Liberty City". É o último lugar ao qual o jogador ganha acesso.

LibertyTreeNewspaper[1]Para completar, todas as ruas de Liberty City têm nomes próprios e individuais, realçando a noção de realidade. Os moradores andam pelas ruas, dirigem seus carros, causam acidentes, brigam, são presos, tentam pegar seus carros de volta e podem até atirar em você, dependendo da vizinhança em questão. Durante suas longas viagens de carro, você pode ouvir o rádio, que tem uma narração completa e realista, e várias estações de rádio (a melhor é a Radio Broker, fica a dica) . Na TV, em casa, você pode assistir a programas de TV, séries, sitcoms e reality shows. Na internet, há a possibilidade de marcar encontros, ler notícias (ligadas ou não à história principal), ler e responder e-mails e acessar alguns easter-eggs do jogo. E, por fim, andando pelas ruas, você encontra algumas pessoas que proporcionam side quests, incluindo uma envolvendo um serial killer.

Chinatown Wars

Grand-Theft-Auto-Chinatown-Wars-1.0.0[1]A última aparição da cidade na série GTA foi no jogo Chinatown Wars, para diversos consoles, incluindo o PSP, lançado em 2009. As mesmas localidades de GTA IV estão disponíveis. Mantendo a tradição polêmica, nesse jogo o objetivo é ser o líder da gangues de traficantes de drogas da cidade. Por causa do ângulo de visão diferente do jogo (agora aéreo, mas inclinado na direção da ação), a cidade teve de ser levemente reformulada para se adaptar.

Sempre presente

Mesmo não sendo palco para a ação, Liberty City é citada em outros jogos da série. Em Grand Theft Auto: Vice City (lançado em 2002), o protagonista, Tommy Vercetti, é um membro da máfia da cidade, que, após passar 15 anos na prisão, é enviado por seu chefe mafioso para Vice City, uma vez que Liberty City lhe oferece agora um grande risco. Já em San Andreas (lançado em 2004), CJ passou 5 anos em Liberty City, até a morte de sua mãe, quando foi obrigado a retornar à cidade natal. Ele volta a Liberty City ao final, para assassinar um membro da máfia.

20_big[1]

Esses dois jogos não fazem parte da mesma "linha canônica" de GTA IV e GTA: Chinatown Wars, já que a cidade mudou completamente, e até o estilo de jogo é diferente. De qualquer maneira, Liberty City tornou-se quase uma personagem da série GTA, sempre recorrente e tão trabalhada até nos mínimos detalhes que, para muitos, tornou-se o centro de GTA IV.

Jogos em que aparece como cenário: Grand Theft Auto, Grand Theft Auto III, GTA IV e Grand Theft Auto: Chinatown Wars.


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Ótima matéria, Leandro, parabéns.

    Só uma dúvida: não tem um missão no San Andreas em que a gente vai rapidamente para Liberty City?

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive paciência pra jogar GTA por muito tempo, mas admiro a cidade do jogo, é bem viva.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado!

    Isso, é a última missão, acho. Eu mencionei ela brevemente ali no finalzinho. Não sou muito fã do San Andreas (podem me apedrejar), então dei foco no IV mesmo.

    ResponderExcluir