Mass Effect 3: Autópsia de uma polêmica

Desde o lançamento de Mass Effect 3 , o jogo foi envolto por polêmicas, desde o lançamendo de um DLC na data de lançamento do jogo, passand... (por Unknown em 22/03/2012, via PlayStation Blast)

mass-effect-3 Desde o lançamento de Mass Effect 3, o jogo foi envolto por polêmicas, desde o lançamendo de um DLC na data de lançamento do jogo, passando pelo erro ao tentar importar o rosto dos personagens e chegando finalmente à maior de todas: o final. Fãs sentiram-se enganados e mostraram sua insatisfação a respeito do final da trilogia, que, de fato, deixou diversas pontas soltas e um sentimento de vazio. Nos últimos dias, a polêmica se acirrou, já que a Bioware finalmente se pronunciou a respeito. Toda essa polêmica trouxe à tona um problema bastante sério: a abordagem tendenciosa da mídia especializada.

Vamos aos fatos: o anúncio (que você pode ler na íntegra, em inglês, clicando aqui) veio do co-fundador da Bioware, chamado Ray Muzyka. Segue a tradução dos primeiros trechos mais importantes:

“… é muito doloroso receber o feedback de nossos fãs mais fieis mostrando que os finais não estavam à altura de suas expectativas. Nossa primeira reação é defender nosso trabalho e apontar para as excelentes críticas recebidas – mas, por respeito a nossos fãs, precisamos aceitar as críticas e o feedback com humildade.

Acredito apaixonadamente que games são uma forma de arte, e que o poder de nosso meio flui de nossa audiência, que está profundamente envolvida com a forma que a história se desenrola, e que tem o direito incontestável de oferecer críticas construtivas. Ao mesmo tempo, também acredito em apoiar as escolhas artísticas tomadas pelo time de desenvolvimento. Temos pensado muito sobre como resolver essa questão e ainda manter a integridade artística do jogo.”

Muzyka já resume aqui a ideia: tentar achar um meio-termo. Mas o texto prossegue:

“Baseando-se nessa pesquisa [em relação às opiniões que os fãs expressaram nas redes sociais], o produtor executivo Casey Hudson e o time estão trabalhando muito em algumas iniciativas de conteúdo para o jogo que irão ajudar a responder perguntas, oferecendo mais clareza para aqueles que procuram maior encerramento às suas jornadas.”

Agora, sem especulação, o que ele disse? As palavras chave são: responder perguntas, oferecer mais clareza e maior encerramento. Em nenhum momento ele disse que irá alterar alguma coisa. A Bioware vai oferecer MAIS: mais respostas, mais clareza, maior sensação de encerramento. Tudo que os fãs estavam pedindo.

wpid-MassEffect3nuoveimmaginieinformazionidaOXM

No entanto, a mídia especializada (basicamente todos os grandes sites, e basta uma rápida pesquisa no Google para ver quais são, não irei mencionar os nomes) está divulgando: “Bioware promete novo final para Mass Effect 3”, “Bioware curva-se perante os fãs e altera o jogo”, “Um triste dia para o videogame, em que os fãs conseguiram mudar o projeto artístico”, e por aí vai. O mais triste é que as pessoas estão engolindo essa informação pela metade, uma interpretação completamente parcial de um texto longo, e demonizando os fãs da série.

Não entrarei no mérito de “os fãs estão certos ou não?”. Acredito apenas que alguns passaram dos limites das críticas construtivas. Mas, de fato, os finais não são satisfatórios, e essa perspectiva de ter uma clareza maior, com um epílogo ou algo do tipo é muito agradável. A Bioware está mostrando algo muito raro no mundo dos games: a capacidade de ouvir e cuidar de seus fãs, e equilibrar isso com a sua própria obra.

Para quem ainda tinha dúvidas ou apenas confiou nos destaques sensacionalistas que rolaram por aí: Mass Effect 3 NÃO receberá um novo final, mas sim conteúdo EXPANDINDO o que já foi mostrado no jogo.


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook