Game Music

Game Music: L.A. Noire (PS3)

Trilha sonora e Rockstar são coisas que costumam andar juntas. Os jogos da desenvolvedora são sempre uma maravilha na ambientação, e a tril... (por Unknown em 19/07/2012, via PlayStation Blast)

playstationblast_ln_01Trilha sonora e Rockstar são coisas que costumam andar juntas. Os jogos da desenvolvedora são sempre uma maravilha na ambientação, e a trilha sonora faz parte disso. As rádios de GTA IV possuem sua própria personalidade, as músicas em Red Dead Redemption complementam os momentos mais emocionantes da história. Mesmo L.A. Noire sendo um trabalho do Team Bondi, o jogo tem aquela "alma Rockstar", e sua trilha sonora é impecável, representando uma das maiores vitórias do jogo. Está num clima vintage? Então acompanhe-nos nessa viagem ao passado.

Os responsáveis pela trilha sonora de L.A. Noire são Andrew e Simon Hale. Simon é bastante conhecido por ter produzido arranjos para artistas como Björk, Supergrass, Josh Groban e para musicais como Spring Awakening. Com uma bagagem tão grande, eles souberam imprimir nas músicas a ambientação desejada pelo Team Bondi e pela Rockstar.

Fumaça, melancolia e chuva

O gênero noir, em que o jogo foi inspirado, traz um clima bem sombrio, melancólico. O jazz e o blues quase sempre acompanham, já que unem esse clima triste a uma elegância muito específica, que casa bem com a ambientação. O tema de L.A. Noire é a exemplificação perfeita. A música toca no menu inicial do jogo.

Cada "seção" do jogo tem um tema específico. A de Homicídio é especialmente memorável, grandiosa e ao mesmo tempo aflitiva. A impressão é que tem algo enorme e perigoso aproximando-se. E tem mesmo: cada cena de crime traz mais detalhes horríveis para se desvendar, dando um frio na barriga. É facilmente uma das melhores músicas na trilha sonora.

Mas um pouco de festa não mata ninguém...

Quem mata são os assassinos. Para aliviar o clima, a trilha sonora é pontuada por músicas mais divertidas e agitadas, incluindo alguns sucessos reais dos anos 40. Uma das mais divertidas é Ain't Nobody Here But Us Chickens, de Louis Jordan.

É interessante também ver como essas músicas foram utilizadas no rádio do carro. Impossível não se sentir dentro daquela cidade, naquela época.

Um pouco de originalidade

Para completar o pacote, foram produzidas três canções originais, sem fugir da temática noir/40's. São cantadas por Claudia Brücken e compostas por uma banda britânica chamada The Real Tuesday Weld. Elas carregam o mesmo clima sombrio do resto da trilha, e fecham de forma competente toda a maravilha que é a ambientação de L.A. Noire.

A Rockstar lançou um album com as faixas da trilha sonora, confira a tracklist abaixo (você pode clicar no nome de cada música para ouvir no YouTube).

1. "Main Theme"  
2. "New Beginning, Pt. 1"  
3. "New Beginning, Pt. 2"  
4. "New Beginning, Pt. 3"  
5. "Minor 9th"  
6. "Pride of the Job, Pt. 1"  
7. "Pride of the Job, Pt. 2"  
8. "Noire Clarinet"  
9. "Temptation, Pt. 1"  
10. "Temptation, Pt. 2"  
11. "Temptation, Pt. 3"  
12. "J.J."  
13. "Redemption, Pt. 1"  
14. "Redemption, Pt. 2"  
15. "Redemption, Pt. 3"  
16. "Slow Brood"  
17. "Use and Abuse, Pt. 1"  
18. "Use and Abuse, Pt. 2"  
19. "Use and Abuse, Pt. 3"  
20. "Use and Abuse, Pt. 4"  
21. "Fall from Grace, Pt. 1"  
22. "Fall from Grace, Pt. 2"  
23. "Murder Brood, Pt. 1"  
24. "Murder Brood, Pt. 2"  
25. "Main Theme (Redux)"  
26. "(I Always Kill) The Things I Love"  
27. "Guilty"  
28. "Torched Song" 

E também lançou um album especial com remixes das músicas tocadas no rádio do carro. Esses remixes foram produzidos por DJs famosos, como DJ Premier, Ticklah e Moodyman. Abaixo você confere a lista, os links para as músicas originais, e caso o remix esteja disponível no YouTube, o link para ele.

1. "Stone Cold Dead in the Market (Ticklah remix)"  
2. "Hey! Ba-Ba-Re-Bop (Midnight Sun remix)"  
3. "A Slick Chick (Maximum Balloon remix)"  
4. "Ain't Nobody Here But Us Chickens (DJ Premier remix)"  
5. "Sing Sing Sing (Truth & Soul remix)"  
6. "That Ole Devil Called Love (Moodymann remix)"

E aí, entrou no clima? Antes que você vista seu chapéu e sobretudo e saia por aí investigando crimes (ou cometendo-os), comente e nos conte qual a sua música preferida da trilha de L.A. Noire!

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook