Perfil

Perfil: Cole MacGrath (inFAMOUS)

Imagine que você é um simples entregador de pacotes. Em um dia comum de trabalho, a sua vida muda em fração de segundos. Você fica des... (por Unknown em 01/09/2012, via PlayStation Blast)

Imagine que você é um simples entregador de pacotes. Em um dia comum de trabalho, a sua vida muda em fração de segundos. Você fica desacordado por um tempo, mas quando se levanta, descobre que pode controlar a eletricidade. Esse é o início da história de Cole MacGrath, um herói ou um temido vilão, dependendo de suas escolhas na série inFAMOUS. Curioso para saber mais sobre Cole e como ele ganhou a sua fama? Então não deixe de ler esse nosso Perfil!

Atenção: este texto contém spoilers de inFAMOUS e inFAMOUS 2. Continue lendo por sua própria conta e risco.

De um garoto para um homem


Cole MacGrath é um conhecido entregador de encomendas em Empire City, sempre montado em sua bicicleta. Seu melhor amigo é Zeke Dunbar e ele possui um relacionamento sério com Trish Dailey. Em uma bela tarde, Cole ficou encarregado de entregar um pacote no Distrito Histórico de Empire City. Ao chegar no local, ele é informado por uma mulher que ela não havia pedido nada. Logo em seguida, Cole recebe uma ligação de um homem chamado Kessler, oferecendo 500 dólares caso Cole abrisse o pacote. Sem pensar duas vezes, o protagonista faz o que lhe foi atarefado e, sem saber, ativa uma bomba que destrói metade da cidade e mata milhares de pessoas. MacGrath acorda em uma cratera que não havia sofrido danos pela explosão. Se sentindo meio estranho, ele procura por Zeke. No meio do caminho, Cole sofre uma forte descarga elétrica que mataria qualquer um que fosse atingido por ela. Mas não ele.

Levado para um hospital por ter desmaiado ao se encontrar com Zeke, Cole descobre que uma praga atingiu a cidade, deixando a população doente. Além disso, diversos crimes como roubos e assassinatos estão acontecendo, em uma tentativa desesperada de sobreviver. Sem alternativa, o governo dos Estados Unidos decide colocar Empire City em quarentena.


Ao sair do hospital, Cole descobre que pode manipular a eletricidade e que é imune a grandes quedas, por exemplo. Zeke fica muito impressionado e começa a fazer diversos planos para esses poderes, enquanto Trish acaba o namoro com Cole. Em uma longa jornada em busca de respostas, MacGrath descobre que a explosão despertou poderes também em outras pessoas, chamadas de conduítes.

A verdade dói


Enfrentando alguns conduítes que queriam controlar a cidade, Cole conhece um em especial: Kessler, o homem que o fez ativar a bomba. Ele recupera a bomba, chamada de Esfera de Raios, e o leva consigo junto com Zeke, que se aliou a ele e traiu a amizade que tinha com Cole. Se já não bastasse isso, Kessler põe seis médicos pendurados em um prédio e Trish em outro. Cole só tinha tempo de salvar um dos grupos e opta pelos médicos (escolha do bem), fazendo com que Trish caísse e, consequentemente, viesse a falecer.

Trabalhando agora junto com um agente especial, John White, Cole descobre a localização da Esfera de Raios. Os dois partem e enfrentam alguns homens dos Primeiros Filhos, uma organização secreta liderada por Kessler. Ao encontrar a Esfera, Cole a destrói (ou a ativa, na escolha maléfica), mas por um preço: John definitivamente evapora no meio da explosão.

Após ser contatado por Kessler, Cole o encontra onde tudo começou, na cratera que estava intacta mesmo após a ativação da bomba que destruiu metade da cidade. Kessler conta ao protagonista que o acompanhou em toda a sua vida, deixando Cole confuso. Após muito esforço, MacGrath consegue derrotar Kessler, mas em uma última tentativa, o vilão mostra uma visão para o herói: Cole MacGrath era um homem feliz, casado com Trish e pai de duas filhas, seu melhor amigo era Zeke Dunbar.


Em um certo dia, um poderoso monstro chamado de “A Fera” destrói Empire City, forçando Cole a fugir com a sua família para outro lugar. Não importava para onde eles iam, a Fera vinha atrás. A sua família morre e Cole, aproveitando seus poderes, volta no tempo para mudar tudo isso. Kessler era Cole MacGrath, e tinha que preparar aquele Cole para enfrentar a Fera, forçando-o a tomar difíceis escolhas, como a de salvar ou não Trish. Kessler morre e Cole, novamente amigo de Zeke, se mostra determinado a derrotar a Fera, mesmo ainda não concordando e odiando a Kessler pelo o que ele fez.


New Marais, old problems


Para poder conseguir derrotar a Fera, Cole precisava partir para New Marais e se apresentar ao Dr. Wolfe, pois só ele poderia o ensinar a ficar forte e conseguir novos poderes. Então ele faz isso partindo em um barco ao lado de Zeke e da Agente Kuo, a “nova John”. Chegando à nova cidade – que ele já havia visitado há alguns anos com Zeke para ambos praticarem parkour -, Cole se depara com a ditadura de John Bertrand, antigo parceiro de negócios de Kessler, e de sua Milícia.

Após se encontrar com Wolfe, é explicado a Cole como ele poderia derrotar a Fera. Ele deveria usar o RFI, um inibidor de raios que suga os poderes de um conduíte, mas para isso deveria coletar Núcleos de Explosão que eram a fonte de alimentação do RFI. Em outra longa jornada, Cole conhece Nix, uma anti-heroína que iria lhe conduzir a ações do mal. Também conhece a nova Kuo, que ganhou poderes de gelo por possuir gene de conduíte e que levaria Cole a praticar boas ações. Cabe ao jogador escolher a quem se aliar nas missões de inFAMOUS 2.

A decisão final


inFAMOUS é uma série conhecida por dar oportunidade ao jogador de fazer escolhas boas ou ruins, lapidando a própria história de Cole MacGrath. inFAMOUS 2 possui dois finais diferentes, um heróico e outro maligno. Contaremos a vocês os dois, já que o protagonista pode ter dois caminhos diferentes.
  • Final Karma do Bem: Cole conseguiu absorver todos os Núcleos de Explosão e agora é forte o suficiente para poder usar o RFI. Porém, há um preço caso ele utilize o aparelho: todos os conduítes serão mortos, inclusive Cole. Kuo discorda disso e vai se aliar à Fera para impedir que isso aconteça. Junto com os Rebeldes de New Marais, ele derrota Kuo – que se dizia arrependida – e a Fera. Morre como um verdadeiro herói e ganha um monumento em sua lembrança na cidade, com as pessoas curadas da praga graças ao RFI, mas aqueles com genes de conduítes mortos. Como Zeke disse, “milhares morreram, mas salvaram a vida de bilhões”.
  • Final Karma do Mal: Aliando-se à Kuo e à Fera, Cole opta por não ativar o RFI, indo contra Nix e Zeke. Ele mata ambos por estarem em seu caminho e vira a nova Fera, pois a outra não tinha muito tempo de vida. Ao lado de Kuo, Cole parte para ativar os poderes daqueles que possuíam os genes de conduítes e matar todos aqueles que estavam doentes por causa da explosão da Esfera de Raios em Empire City, exatamente como a Fera fazia.

Jogos em que Cole MacGrath aparece

  • inFAMOUS (PS3)
  • inFAMOUS 2 (PS3)
  • inFAMOUS: Festival of Blood (PSN)
  • Street Fighter X Tekken (PS3/PSVita)
  • PlayStation All-Stars Battle Royale (PS3/PSVita)
Revisão: Leandro Freire

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook