Na reta final, produtores confirmam: PS4 é 50% mais rápido que o XOne

De acordo com o noticiado pela revista EDGE , vários produtores garantem que o novo console da Sony é 50% mais rápido que o Xbox One . As... (por Nivaldo Cavalcante em 14/09/2013, via PlayStation Blast)

De acordo com o noticiado pela revista EDGE, vários produtores garantem que o novo console da Sony é 50% mais rápido que o Xbox One. As fontes descrevem a diferença de desempenho como significativa e óbvia.

A explicação que favorece o PlayStation 4 é baseada na memória escolhida pela Sony, que possui uma capacidade de leitura entre 40% e 50% mais rápida que a do XOne. A ALU (Unidade de Lógica Aritmética) também é 50% mais rápida.

Num simples exemplo, sugere-se que, sem otimização para qualquer console, um projeto multiplataforma rodaria a 30fps com uma resolução de 1920x1080 no PS4 e a 20 (e poucos) numa resolução de 1600x900 no XOne.

De acordo com um produtor entrevistado pela revista, o novo Xbox é mais fraco e a Microsoft sabe disso, por isso, recentemente a empresa aumentou a velocidade da GPU e da CPU do seu console. Ele ainda afirma que essa alteração não muda muita coisa, mas é melhor que nada.

Um outro desenvolvedor ressalva que até a data de lançamento muita coisa pode mudar, e tanto a Sony quanto a Microsoft, trabalham dia-a-dia para tornar seus drivers mais potentes. Um dos entrevistados chega a afirmar que, num primeiro momento, os títulos multi serão bem parecidos e o apelo será por parte do uso do touchpad do DualShock 4 e do novo Kinect. Mas também teve produtor que foi além, considerando os drivers gráficos do XOne horríveis na comparação.

Agora, um ponto para o Xbox...

Existe uma situação onde o XOne supera o PS4, isso ocorre quando não há muitas texturas e outros elementos que dependam da ALU, quando o conteúdo está escrito na memória, nesse caso o console da Microsoft se dá melhor.

Para encerrar, algumas palavras preocupantes foram ditas por outro desenvolvedor. Segundo ele, para o mercado geral, não é vantajoso ter um console muito mais poderoso que o outro, pois as produtoras podem se queimar com isso. Para que não haja problemas, é bem provável que o poder do PS4 seja "castrado" para que ele fique no mesmo nível do XOne.

E você, já escolheu seu console da próxima geração? Xbox One ou PlayStation 4?

é formado em Filosofia e também em Ciências Contábeis, trabalha na área de Auditoria Tributária, mora no interior de São Paulo e sempre reserva um tempinho para os videogames. Além disso, também gosta ler, assistir a filmes, seriados e animações.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. eu não acho que pode ser ruim para as produtoras, pois na produção dos jogos, é nivelado por baixo, nesse caso, pelo xboxone, logo não teremos diferenças enormes entre os consoles.
    As diferenças serão vistas nos jogos exclusivos, ai a sony pode investir pra mostrar a superioridade de hardware, que tambem acho que não será muito mais que o xboxone.

    ResponderExcluir