Vem aí

Prévia: Sword Art Online: Hollow Fragment levará Aincrad para o PSVita

Kirito, Asuna e seus amigos retornam ao mundo virtual para explorar a Hollow Area, um território até então desconhecido e repleto de mistérios.

Se você está lendo essa matéria, provavelmente você joga vídeo games. Também é possível que já tenha jogado algum título multiplayer online. Conhece Ragnarök Online? E Perfect World? Já jogou Fly For Fun? RPGs com multiplayer online costumam ter legiões de fãs que passam horas e horas explorando cavernas, calabouços e florestas toda semana. O objetivo? Se tornar mais forte, conseguir novos itens, criar guildas. Tudo isso enquanto interage com diversas pessoas de diferentes localidades.


A premissa de Sword Art Online é a seguinte: em um futuro próximo, a tecnologia avançou a ponto de existir um equipamento capaz de criar a experiência de realidade virtual perfeita. Com o uso de um capacete capaz de se conectar remotamente ao cérebro do usuário, o apetrecho desliga a consciência do usuário no mundo real e o faz imergir completamente no virtual. O jogador pode sentir cheiros, gostos, falar, andar, correr, dormir, chorar, enfim, pode fazer tudo o que faria no mundo real… só que sem mover um músculo, sem derramar uma gota de lágrima ou suor sequer.

Utilizando essa tecnologia, um dos desenvolvedores do jogo acaba prendendo todos os milhares de jogadores em Aincrad, o mundo do game Sword Art Online, e todos só serão libertados se alcançarem o 100º andar do jogo. Mas há alguns poréns: quem morrer no jogo, morre na vida real; quem tiver seu capacete de realidade virtual removido também perde a vida. E assim começa a jornada de Kirito, Asuna e seus amigos rumo à libertação.

The Hollow Fragment

Baseado no Anime e Mangá homônimo, Sword Art Online: Hollow Fragment é um título exclusivo do PlayStation Vita. Apesar do nome, a campanha principal do jogo pode ser jogada totalmente offline, mas a graça mesmo é jogar com amigos — no caso, até quatro pessoas simultâneamente.  A trama vai se desenrolar em Aincrad, em um local não explorado chamado “Hollow Area” que vai aparecer como um buraco no céu. Lá, Kirito vai acabar cruzando o caminho de Filia, uma misteriosa “Orange Player” (jogadora que já cometeu algum crime no jogo, como matar outra pessoa).


SAO Hollow Fragment é uma continuação de Sword Art Online Infinity Moment, para PSP, e por isso alguns locais vão parecer bem familiares para quem conseguiu jogar o game do antecessor do PSVita. Ainda comparando com Infinity Moment, as batalhas de Hollow Fragment prometem ainda mais fluidez e dinamicidade do que as do game anterior.

Status do relacionamento: Enrolado
Assim como no anime, em Hollow Fragment Kirito vai estar rodeado de belas moças que podem ser interesses românticos em potencial. Vai ser possível interagir com essas personagens de diversas formas, seja se juntando em grupos para explorar a Hollow Area ou para sair em um encontro! Isso aí, você vai poder sair por aí de mãos dadas com a Asuna no seu Vita.

Durante os encontros vai ser possível estreitar ainda mais seus laços com os outros personagens. Para isso, vai ser preciso ficar atento a um ícone amarelo que vai surgir na cabeça de seu parceiro — essa é a deixa para iniciar um bom bate-papo. Se sua lábia for boa o suficiente, vai ser possível até mesmo levar a relação a outro patamar: a conversa pode passar a rolar enquanto o casal está deitadinho na cama.


Apesar de, por padrão, o personagem principal seja o Kirito, ao começar o seu jogo vai ser possível personalizá-lo completamente, mudando os cabelos (cor e corte), cor dos olhos, modelo do rosto, voz e até seu nome. Isso significa que, ao jogar online, vai ser bem mais fácil de identificar os seus amigos. Já pensou em um grupo com quatro Kiritos completamente idênticos? Seria bem confuso. Esses grupos, aliás, podem ser montados via conexão ad-hoc contendo até 8 personagens, sendo 4 jogadores e 4 NPCs. Quando estiver jogando o modo single player, você vai poder convidar até três NPCs para o seu grupo, incluindo personagens conhecidos como Klein e Brahams.




Durante as batalhas vai ser possível selecionar alguns comandos para os seus companheiros controlados pela inteligência artificial do jogo. Como se trata de um action RPG, e não de um jogo em turnos, você não vai poder controlar exatamente tudo o que seus amigos vão fazer. O que vai ser possível, na verdade, vai ser selecionar o tipo de comportamento que cada um deles vai ter durante os combates, bem como quais skills eles vão utilizar em determinadas situações. Com certeza esse sistema vai ser de grande ajuda na hora de explorar as regiões da Hollow Area.

Monte sua party!
Vários personagens do anime vão dar as caras em Sword Art Online: Hollow Fragment, e diversos deles vão poder participar do seu grupo. Vamos conhecer alguns dos que já foram confirmados no jogo?
  • Sachi – É uma tímida garotinha membro da guilda Moonlit Black Cats, da qual Kirito já fez parte.
  • Kibaou – Foi o primeiro a chamar Kirito de “Beater” (gíria pejorativa usada em SAO, misturando as palavras Beta e Cheater). Ele não vai com a cara de beta testers.
  • Argo – Assim como Kirito, foi uma beta tester. É chamada de “Argo the Mouse” por causa de sua aparência, e é uma das mais importantes informantes de Aincrad.
  • Yuuki Konno –  É uma espadachim de qualidade, acumulando o título de “Absolute Sword” (Espada Absoluta). Sabe se virar muito bem durante batalhas, apesar do seu visual de menina boazinha.

Assim como em todo jogo do gênero, SAO Hollow Fragment vai contar com um sistema de quests chamado “Hollow Mission”. Ao finalizar essas missões, Kirito vai receber desde itens a habilidades especiais. Quanto maior a dificuldade da missão, melhores serão os espólios. Mas não se afobe e tente aceitar somente as quests que sejam compatíveis com seu nível. Vai ser mais seguro dessa forma.




Além de poder mudar seu próprio equipamento, você vai poder dar itens de presente para seus companheiros. Dessa forma, eles vão ficar mais fortes (e, consequentemente, bem mais úteis) e estilosos. Alguns equipamentos encontrados ao longo do game podem ser bem raros e até mesmo conterem habilidades especiais. Inclusive, muitos desses itens diferenciados só podem ser encontrados na Hollow Area, então vai ser uma boa ideia passar um tempo nessa região, né?

Podemos esperar um Sword Art Online para PS4?
Futami Takakai, produtor de Hollow Fragment, gostaria de fazer o próximo jogo da série para o PS4. “Se formos fazer outro jogo de SAO, eu gostaria de fazê-lo para o PlayStation 4. Um romance original passado em um RPG online de nova geração, ou mais do que isso, um romance sobre experiências e conexões pessoais”. Com o anúncio do Project Morpheus, os óculos de realidade virtual da Sony, fica mais fácil imaginar um jogo perfeito de Sword Art Online totalmente imersivo. Cruzemos os dedos!

Sword Art Online Hollow Fragment já foi lançado no Japão e tem lançamento nas Américas previsto para ainda esse ano. O título é exclusivo do PSVita e vai ter suporte ao PlayStation Vita TV, onde os comandos de toque vão ser substituídos pelos controles tradicionais no DualShock.


Sword Art Online Hollow Fragment (PSVita)
Desenvolvimento: Bandai Namco Games

Gênero: Action RPG
Lançamento: Inverno brasileiro de 2014
Expectativa: 5/5
Revisão: Marcos Silveira
Capa: Vitor Nascimento


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook