Rumor: nova patente registrada pela Sony sugere PS5 com retrocompatibilidade

Apesar da patente não mencionar nenhuma plataforma específica, tudo leva a crer que o próximo console da Sony será capaz de executar os jogos dos consoles anteriores.


Enquanto as empresas começam a esquentar os motores preparando-se para uma nova geração de consoles, começam a surgir os primeiros rumores. Do lado da Sony, uma patente registrada pela empresa no último dia 20 de janeiro sugere que o próximo Playstation contará com retrocompatibilidade com consoles anteriores da marca.

A patente detalha um processo que pode executar softwares de dispositivos anteriores de forma perfeita em um novo dispositivo. Ela também observa que os componentes (CPU, por exemplo) podem ser mais rápidos no novo dispositivo, não correspondendo de maneira exata como nos hardwares anteriores. Desta forma, esta nova tecnologia faz o sistema novo emular os sistemas antigos para executar os softwares de forma mais próxima ao original. Ou seja, o bom e velho emulador.
A arquitetura complexa do PS3 é um dificultador para a retrocompatibilidade
Publicada dia 31 de janeiro pela Sony Interactive Entertainment, a patente registra como inventores o arquiteto do PS4, Mark Cerny, e o principal programador da Sony Entertainment Europe, Simon Pilgrim. Este último tem em seu currículo "desenvolver matemáticas cross-plataforma otimizadas, animações e geometrias para as plataformas Playstation 3, Playstation Vita e Playstation 4", o que fortalece ainda mais o rumor.

É importante deixar claro que a patente não faz referência a nenhum hardware específico, mencionando apenas uma nova aplicação para um dispositivo — o que pode até mesmo significar a aplicação desta técnica no próprio Playstation 4. No entanto, é mais fácil acreditar que a retrocompatibilidade está sendo planejada para o lançamento do próximo console da empresa.

E você, tem interesse em tirar o pó de seus jogos de Playstation antigos para jogar em um novo console?

Fonte: IGN

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook