Perfil

Perfil: Megaman

Megaman é um dos personagens mais famosos da Capcom. Criado para ser uma simples ajuda, Megaman se vê em um mundo que necessita de suas ... (por Anônimo em 30/12/2011, via PlayStation Blast)

311px-X6_xsaber Megaman é um dos personagens mais famosos da Capcom. Criado para ser uma simples ajuda, Megaman se vê em um mundo que necessita de suas habilidades para que coexista por mais tempo. Com isso, seu poder de roubar as habilidades de seus inimigos se torna uma grande vantagem em sua luta pelo bem. Sua versão mais madura, X, mostra um lado mais sério da franquia em um mundo pós-apocalíptico em que humanos e Reploids – seres capazes de tomar decisões por conta própria – vivem um caos maestrado pelo emblemático vilão Sigma.

Primórdios do menino lata

270px-MM10-MegaManMegaman, conhecido como Rockman no Japão, é uma criação do Dr. Thomas  Light em sua busca por um robô humanóide perfeito. Este robô poderia demonstrar uma poderosa inteligência artificial que fosse capaz de tomar decisões baseadas em direções e comandos.

Antes de criar, de fato, nosso azulão, Dr. Light apelidou seu projeto de “Robot Master” o qual seria capaz de supervisionar o trabalho de outros robôs. Sua primeira criação foi Proto Man. Este, ao ser completamente finalizado, decidiu fugir como se não houvesse amanhã. Revoltado por ter gasto tanto tempo em projetos de um robô que pudesse mostrar um pouco de responsabilidade ao invés de sair fugindo por ai no universo, Dr. Light decide que é hora de fazer o trabalho certo, antes que cabeças rolem e ele perca o último capítulo de sua novela favorita, e decide criar não um, mais dois robôs que se chamariam: Rock e sua irmã Roll, a qual o auxilia no laboratório.200px-RushRoadster

Porém, nem tudo são flores, Dr. Light tinha como “amigo” o invejoso Dr. Willy, o qual ao reparar Proto de seus danos, termina por descobrir uma maneira de reprogramar todas as criações de Dr. Light. Então, sobra para o robô azul pôr um fim nos planos maléficos de Dr. Willy a tempo de que o mundo não entre em colapso e Dr. Light possa assistir a reprise de sua novela. Outra vez.

O modelo “X”

250px-Megaman3MHXX marcou a franquia do robô azul ao adicionar mais maturidade à série.  Fisicamente mais velho, X possui mais detalhes no corpo, é mais alto e possui uma postura mais séria do que sua versão infantil.

Criado por Dr. Light, “o noveleiro”, X é o primeiro da geração dos Reploids – robôs com IA capazes de dedicidirem o que quiserem da própria vida sem ter nenhum programa enchendo o seu saco. Entretanto, seu pai noveleiro temia que o filho pudesse se tornar uma ameça grave ao mundo (talvez se lembrando da parábola de Proto) e o decidiu aprisioná-lo a nível de testes para saber até onde poderia ir o discernimento de X em fazer o certo e não o errado. Pois bem, passaram-se 30 anos e Dr. Light, já de partida para o céu, decidiu programar seu sistema para que liberasse X apenas quando os testes estivessem concluídos. Após o sucesso no teste, X se vê com a obrigação de tornar possível que humanos e Reploids coexistam em paz.

Habilidade de “roubar”

140px-MegamanVolnuttMMLParece contraditório, mas é verdade. O herói encarregado pela segurança do mundo e pelo cultivo da paz entre as raças existentes, é um ladrão. Sim! O Senado está cheio deles e você aí, criticando o papel de nossos representantes. Que feio, não?!

Bem, o ato de “roubar” nada mais é que uma habilidade herdade de seu criador, Dr. Light, para que Mega pudesse usufruir em algum momento com sabedoria. E assim o fez. Megaman consegue copiar as habilidades de seus inimigos ao derrotá-los, cedendo seus poderes e mudando o design de Megaman. As habilidades “furtadas” ajudam o azul a combater outros inimigos e são de grande utilidade para desvendar áreas secretas das fases.

Se é desonesto? Bem, ele está salvando o mundo neste exato momento e você está aí, sentado lendo este texto. Quem é o errado agora, hein?

Upgrade na lataria

First, Second e Third Armor

São as armaduras de Megaman X, Megaman X2 e Megaman X3, respectivamente. Possuem habilidades diferentes e suas partes são coletáveis nos diversos estágios dos respectivos jogos.

Nota: A Third Armor é também chamada de Max Armor e sua versão dourada de Hyper Especial.

230px-Mhx_armor 230px-X2armor 230px-X3armor

Gaea Armor

200px-X5armorgaea Essa armadura sacrifica toda agilidade e maneirabilidade em troca de um grande poder ofensivo e defensivo. Encontrada em Megaman X5, a Gaea Armor garante ao nosso azulão imunidade contra espinhos e reduz drasticamente o dano recebido.

A Buster usando a armadura é diferente das demais. O tiro dissipa a uma certa altura, porém, é goliescamente poderoso a curta distância. Sendo, de longe, o mais poderoso que os busters normais. Tanto o tiro carregado como o Giga Attack são poderosos a curta distância. A lerdeza parece ser um preço baixo a se pagar diante de tamanho poder.

Glide Armor

200px-Glide_ArmorX Encontrada em Megaman X7, é a única armadura obtível do jogo. Ela difere das demais armaduras de Megaman X5 e X6, pois pode funcionar com cada parte de uma vez, ao contrário das outras que só eram funcionais quando completas por inteiro.

As Foot Parts cedem a X o poder de planar, enquanto as Body Parts garantem ao nosso herói dano reduzido pela metade, além de um ataque poderosíssimo. As Arm Parts são que aumentam os tiros de X, permitido a ele atingir um inimigo várias vezes em uma única vez; As Head Parts permitem a X absorver cápsulas de energia a longa distância.

Falcon Armor

250px-X5_falconarmor Encontrado em Megaman X5 e X6, a Falcon Armor possui como principal característica uma função de voo. Porém, um voo de asas quebradas, pois não chega nem ao menos a decolar. Mas a falta de um voo “digno” é compensava com a invunerabilidade da armadura a tudo, menos a objetos de morte instantânea como espinhos e buracos.

O Giga Attack é uma boa para aqueles momentos em que tudo que gritar para sua mãe também não parece ser suficiente. Diante de todo o caos e barras de vida indo para o espaço sideral, este ataque extermina praticamente tudo que se move na tela com projéteis afiados passando por todos os lados.

Em Megaman X6, a armadura foi reparada por Alia e o modo de voo se encontra em desuso durante todo o jogo, porém permite, além de um rápido tiro carregado, carregar também outras armas.

Shadow Armor

270px-X6armorshadowSendo a versão modificada da Gaea Armor de Megaman X5, ela apresenta como  uma das principais características a invunerabilidade contra espinhos de morte instantânea. É também capaz de se segurar em paredes sem deslizar.

O X-Buster foi cruelmente modificado para a armadura. X atira shurikens para direções aleatórias e, como um tiro carregado, invoca uma Z-Saber que pode acertar, várias vezes, em um único ataque seus inimigos.

A armadura se resume simplesmente em ceder poderes de grande agilidade e reflexo a X. Atirar shurikens, se segurar em qualquer plataforma e resistir a espinhos fatais são habilidades que faz de X uma dávida dos ninjas. Que exploda Lion Man com seu jato de propulsão à pólvora. X com armadura de ninja é o que há!

Blade Armor

240px-Blade_Armor Esta armadura é exclusivamente focada em sua mobilidade. Com um Z-Saber acoplado no X-Buster, a mais interessante característica da Blade Amor é seu Mach Dash. Este é executado após segurar os botões de pulo ou dash forem pressionados enquanto X está no ar, fazendo-o congelar até que solte o botão ou depois de alguns segundos. Depois disso, X realiza um ataque de longa distância que, ao tocar, causa dano em seus inimigos.

Com o X-Buster, o tiro carregado é uma versão mais fraca do Plasma Shot. Segurando para cima, X descarregará um ataque com sua Z-Saber alcançando uma grande área da tela. O Giga Attack da Blade Amor consiste em produzir duas gigantes ondas de energia que acertam com mais força a distância.

Neutral Armor

200px-X8armorsEsta armadura não garante nenhuma grande diferença no design, porém, tendo  a roupa completa ela ativará a abilidade Giga da armadura.

Resumidamente, dividi-se na Icarus Armor que foca basicamente na força, e na Hermes Armor, que foca na mobilidade. Quando completa, a Hermes Armor concede a X pulo e velocidade melhorada.

 

X Fire

Essa armadura é um Hyper Mode de Megaman: Command Mission, que concede a X, foco no combate a curta distância e é elemental de fogo.

Fourth Armor

280px-Force_armor Algumas vezes chamada de “Force Armor”, esta armadura é encontrada em Megaman X4. Durante o game, ela se torna, lentamente, mais poderosa de acordo com as partes coletadas.

A mesma armadura também pode ser conseguida em Megaman X5, com X selecionado, e iniciar um novo jogo. Pronto! Agora você poderá aproveitar seu Plasma Shot e as outras habilidades da Fourth Armor.

As partes da armadura podem ser encontradas da seguinte maneira: Helmet Part (Cyber Peacock), Body Part (Magma Dragoon), Arm Part (Storm Owl) e Leg Part (Web Spider).

Ultimate Armor

200px-Ultimate_ArmorX

É uma armadura secreta que melhora e muito todas as principais habilidades do nosso amigo azul. Em Megaman X4, X5 e X6, a amardura Ultimate aparece como uma versão melhorada da Fourth Armor.

Em Megaman X4, caso o código for ativado, a armadura será obtida em uma das cápsulas secretas do Dr. Light ao longo de suja jornada. Em Megaman X5 e X6, a armadura será habililtada em um novo jogo, caso código tenha entrado corretamente. Detalhe para Megaman X5 em que você pode conseguí-la visitando, como X, a cápsula especial na terceira estação do Zero Virus Stage.

180px-X8armorult Em Megaman X8, a armadura é obtida com código ou também com um save do jogo completado 100% com X.

No jogo, ela aparece como sendo a versão negra da Neutral Armor que garante a proteção da Icarus Armor, o Shoryuken (ou Dragon Punch), como também retém o Plasma Shot do Fourth Armor.

Esta versão da Ultimate Armor possui uma Nova Strike mais limitada, porém, não menos poderosa. A velocidade com que ela cessa é compensada pelo estrago que ela causa durante seu pouco tempo de ação. É uma arma muito poderosa contra chefes, podendo deixá-los apenas com uma unidade de vida. Mas não espere que ela o mate usando uma segunda vez.

Em Megaman: Command Mission, ela é o segundo Hyper Mode de X obtida após derrotar Raffesian.

Esta armadura, como em Megaman X8, é totalmente diferente das antigas versões. Em vez de seguir o modelo tradicional, X ganha canhões nos braços, lentes e outros acessórios que o transformam num verdadeiro arsenal de guerra ambulante. Toma Robocop! Você já era ultrapassado em Detroid.

Megaman é um personagem que evoluiu muito até chegar a temas mais complexos como os abordados na série X. Foi uma das mais excelentes criações da Capcom e viajou bastante por vários estilos de games diferentes. De um jogo de plataforma 2D a um jogo de RPG, este é um dos personagens mais importantes da história dos games e com certeza um dos mais respeitados e cultuados pelos jogadores.

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook