Perfil: Solid Snake (Metal Gear)

Solid Snake foi catapultado ao estrelato após o lançamento do sensacional Metal Gear Solid , para o finado PlayStation. Mas bem antes di... (por Unknown em 19/01/2013, via PlayStation Blast)

Solid Snake foi catapultado ao estrelato após o lançamento do sensacional Metal Gear Solid, para o finado PlayStation. Mas bem antes disso, ainda no final dos anos 1980, ele já estava invadindo bases terroristas ao redor do mundo. Baseado nos grandes heróis de filmes de ação da época, o personagem nem tinha uma aparência bem definida. No primeiro jogo, ele tinha uns traços parecidos com Kyle Reese, de O Exterminador do Futuro, enquanto no segundo ele parecia com o Mel Gibson, astro de Mad Max na época. Além disso, ele utilizava um uniforme verde, muito mais parecido com o de um soldado militar. Vamos conhecer um pouco mais sobre este grande herói dos games.

O início de carreira


A primeira missão importante de Snake como membro da equipe FOXHOUND foi se infiltrar na nação de Outer Heaven para resgatar seu companheiro Gray Fox, que desapareceu em ação. Porém, antes de desaparecer ele revela o surgimento de uma nova arma de destruição em massa chamada Metal Gear. Snake parte então para a missão sem saber que na verdade estava caindo em uma armadilha. Outer Heaven era comandada pelo líder da FOXHOUND, Big Boss, que estava utilizando Solid Snake apenas para encobrir suas operações. Ao final da primeira missão, Snake derrota o traidor e começa a aprender que não se pode confiar inteiramente em ninguém.

Após os eventos do primeiro jogo, Solid Snake passa a ser o homem de confiança da FOXHOUND e o especialista em acabar com armas nucleares. Além disso, como todo bom operativo do grupo, Snake é treinado em infiltração sem o uso de qualquer tipo de equipamento. Geralmente o personagem chega ao local de uma missão apenas com seu uniforme tático, tendo que conseguir todo o resto dos equipamentos em território inimigo. Para isso, ele possui treinamento com o uso de praticamente qualquer arma de fogo, além de ser um especialista em combate corpo a corpo.

Snake na capa do primeiro jogo e Kyle Reese
Com tudo isso, não demora para que ele seja chamado para uma segunda missão de extrema urgência: invadir uma base terrorista na ilha de Zanzibar, que se declarou uma potência nuclear. Nesta época, Snake acaba sendo surpreendido novamente quando descobre que Gray Fox está do lado dos terroristas. Não apenas isso, mas Big Boss também sobreviveu ao confronto anterior e está no comando dos soldados de Zanzibar. No confronto final com seu antigo mentor, Solid Snake quase não sai vivo quando o vilão aciona o sistema de autodestruição da base. Mas como todo bom herói de filme de ação, o personagem sobreviveu para lutar novamente.

Passado revelado

Apesar dos dois primeiros jogos possuírem histórias legais, foi em Metal Gear Solid que o protagonista começou a ficar realmente interessante. Ele começa como um agente que é retirado da aposentadoria para resolver uma grande crise. A unidade FOXHOUND da qual ele fez parte um dia, foi tomada pelo terrorista Liquid Snake e agora cabe ao velho soldado consertar tudo. E por que é aqui que Solid Snake fica mais interessante? Simples. É neste jogo que é revelado que o protagonista é um clone do maior soldado da FOXHOUND: Big Boss. E não apenas ele: Liquid Snake é outro clone.

Alguém está prestes a morrer
Ambos foram criados no projeto Les Enfants Terribles, que visava criar um soldado perfeito. O mais interessante do projeto é que um dos clones era criado apenas com os genes recessivos, enquanto o outro recebia os genes dominantes. Liquid Snake se ressentia de seu “irmão” por ele ter ficado com os genes dominantes, mas ao final do jogo é revelado que Solid Snake na verdade possuía os genes recessivos. Ou seja, todas as suas habilidades, tanto físicas quanto mentais, eram fruto de seu próprio esforço, provando que ele era um soldado muito superior a qualquer outro.

Old Snake
Depois de derrotar o irmão e destruir mais um Metal Gear, Snake abandonou o governo dos EUA e criou sua própria organização para combater armas nucleares, a Philanthropy. Em uma das missões ele descobre a existência de Metal Gear Ray e forja a própria morte para conseguir agir nas sombras. Durante mais este incidente, Snake descobre que um terceiro clone de Big Boss foi criado, Solidus Snake. Alguns anos depois, mais um golpe para o personagem, que envelheceu precocemente devido ao processo de clonagem.

Enfim, a paz

Assim, mesmo possuindo apenas 42 anos de idade, Snake ficou com a aparência de um senhor com mais de 70 anos. Porém, isso não o impediu de lutar mais uma vez, derrotando Liquid Ocelot, que havia tomado o controle de uma inteligência artificial que comandava todo o planeta. Como a vida de Solid Snake nunca é fácil, ele acaba descobrindo que o vírus FOXDIE que está no seu organismo sofreu uma mutação e pode acabar matando grande parte da população. Snake pensa então em cometer suicídio, mas é impedido por Big Boss, que aparece lá vivão todo lépido e faceiro. Snake acaba se reconciliando com seu velho mentor (e “pai”) e decide viver o resto de seus dias em paz, isolado das guerras e conspirações políticas que os governos vivem criando.

Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook