Perfil

Perfil: Sonic The HedgeHog

Rápido e ágil, Sonic é um dos personagens mais velozes dos games. Com todo seu carisma, possui como um ideal: livrar todo o mundo da mald... (por Anônimo em 29/08/2011, via PlayStation Blast)

Sonic_the_hedgehog_2006_game1Rápido e ágil, Sonic é um dos personagens mais velozes dos games. Com todo seu carisma, possui como um ideal: livrar todo o mundo da maldição robótica de seu arqui-inimigo, Dr. Robotinik. Em meio as aventuras, Sonic se depara com muitos outros personagens que, com o passar do tempo, entendem a razão do ouriço e juntam-se a ele em sua empreitada. Com as esmeraldas do Caos, Sonic adota superpoderes que, junto de seus amigos, se prepara para instalar, de vez, a paz na Terra.

Conhecendo o Ouriço

171507_sonic_the_hedgehog Sonic é um ouriço. Não sabe o que é um ouriço? Vamos lá, então. Um ouriço pertence a família dos Erinaceidae, que são mamíferos que se alimentam de insetos. Possui o dorso coberto de pequenos espinhos e, na parte inferior, de pelos.

Bom, agora você já sabe o que é um ouriço. E saber é metade da batalha. Pois bem, continuemos.

Sonic é um daqueles personagens criados em uma época onde consoles duelavam fortemente por um lugar no mercado. Depois de um tempo, Sonic se tornou um personagem comum em diversas plataformas, inclusive o PlayStation 2. De cor azul e tênis (antes sapatos) vermelhos, ele usa e abusa de toda sua velocidade nos mais variados terrenos do universo. Ele possui a capacidade de girar no chão, aumentado sua velocidade ou derrotando inimigos, pode usar de socos e até arriscar uma palinha em um jogo de tênis.

sonic-the-hedgehog-screenshot-_43

Super_Sonic

Quando consegue as 7 esmeraldas do Caos, Sonic desbrava um enorme poder que o muda completamente. Sua cor azul dá lugar ao amarelo brilhante e, além de mais rápido e poderoso, tem a capacidade de flutuar sobre todas as superfícies, inclusive água.

 

Era 128 bits em diante

Como é o nicho do site, serão tratado apenas os jogos do ouriço a partir do PlayStation 2.

Com vários títulos para o console de 128 bits da Sony, o azulão marca presença em: Sonic Riders, Sonic Heroes, Sonic Unleashed e vários outros títulos, incluindo coletânea com seus jogos da época dos famosos 16 bits. É possível experimentar vários jogos antigos do ouriço, os melhores e os piores.

cena_do_game_sonic_and_sega_all_stars_racingtg3_322_1340

Após salvar o mundo várias vezes, Sonic decide curtir um pouco suas férias jogando um pouco de tênis ou disputando corridas com seus amigos de trabalho. São jogos divertidos que mudam um pouco o típico esquema correr e pegar anéis, não são jogos fabulosos, mas garantem um bom tempo de diversão.

Uma época de poucos anéis

Se a algo que pode ser dito durante a era tridimensional do ouriço, é que houve títulos que deixaram a desejar. E houveram muitos.

mzl.klwqhklw.320x480-75 Sonic-and-Knuckles-Sonic-3-2.gif1

 

 

 

 

 

 

Nos anos 90, a mudança do estilo 2D para 3D se tornou o auge da época e muitas franquias aderiram de forma natural e satisfatória à novidade. Mas no caso de Sonic, as coisas não funcionaram tão bem assim. Depois de inúmeros títulos lançados como os já citados Sonic Heroes, Sonic Unleashed, Sonic Riders, a crítica disparou comentários que não levantavam em nada a moral do ouriço. A grande parte dos jogos lançados recebiam notas medianas e nenhum jogo, de fato, surpreendia aos jogadores. Boa parte dos motivos eram sobre os diferentes papéis e mudanças que Sonic tinha em seus games.

sonic riders 061027 7

Uma das mais estranhas, com certeza, foi o fato de Sonic se transformar em um lobisomem. Sério! Existe alguma correlação, ou mais do que isso, existe alguma lógica? Claro que não! Somente no núcleo de criação da SEGA, ouriços poderiam se transformar em lobos.

Sonic_The_Werehog

E toda essa mediocridade continua até que…

… Sonic volta às origens

sonic4-21-500x281

Depois de toda a crítica acerca dos duvidosos títulos de Sonic, a Sega parece resolver adotar a moda retrô e embarca de vez na produção de Sonic 4.

sonic_4_4

Contudo, a produção não foi nada que trouxesse um retorno triunfal do azul para os consoles da nova geração. Ao contrário, o jogo tinha uma jogabilidade bastante incomum, totalmente diferente da antiga assim como a famosa física do jogo que também foi deturpada. Fora isso, o jogo cumpre bem seu papel de voltar às origens e chega a passar uma leve sensação de nostalgia para os jogadores mais velhos que conheceram as origens do velocista azul.

Jogos em que aparece*

  • Sonic Heroes (PS2)
  • Sonic Riders(PS2)
  • Sonic Unleashed(PS2)
  • Shadow The Hedgehog
  • Sonic Riders: Zero Gravity (PS2)
  • Sonic Revals(PSP)
  • Sonic Revals 2 (PSP)
  • Sonic The HedgeHog (PS3)
  • SEGA Superstars Tennis (PS2 e PS3)
  • Sonic e SEGA All-Stars Racing (PS3)
  • Sonic Gems Collection (PS2)
  • Sonic Mega Collection (PS2)

(*) jogos da Sony

Curiosidades

  • A transformação de Sonic em um ouriço amarelo foi baseado no personagem Goku, da séria animada de Dragon Ball Z.  Yuji Naka, criador de Sonic, é fã da série.
  • Sonic é rápido por que seu criador tinha um porsche veloz e da mesma cor.

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. com certeza meu personagem preferido

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o de muitos, caro Israel.

    ResponderExcluir
  3. Meu personagem favorito também. E agora veio o Sonic Generations para PS3, MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  4. Essa curiosidade do Sonic ser rápido tá errada. Yuji poderia ter um porsche azul, mas não foi o motivo do Sonic ser rápido e azul.

    ResponderExcluir
  5. O Motivo é que ele é azul devido ao logo da SEGA, e que ele é veloz, por que o Yuji Naka gostava de carros potentes, que no qual ele queria um personagem que tivesse velocidade.

    ResponderExcluir
  6. mas que mario é melhor, com certeza e.e

    ResponderExcluir
  7. @Emmanoelbs Digamos que isso já é questão de opinião, alguns preferem Mario, outros Sonic. Eu já prefiro o Crash, acho ele muito mais divertido do que os dois. Mas não critique o gosto dos outros, por favor, aposto que você não gostaria se eu dissesse que Crash é melhor que Mario, apesar que na realidade é mesmo XD

    ResponderExcluir