Blast from the Past

Blast from the Past: Bully (PS2)

Bully é um jogo de ação lançado em 2006 exclusivamente para PlayStation 2  (mais tarde migrou para outras plataformas na edição "Schol... (por Unknown em 03/09/2011, via PlayStation Blast)

Bully é um jogo de ação lançado em 2006 exclusivamente para PlayStation 2 (mais tarde migrou para outras plataformas na edição "Scholarship"). Publicado pela Rockstar Vancouver, Bully certamente ficou entre os melhores jogos da plataforma, sendo muito bem recebido pela crítica, e é claro, pelos jogadores. No game você controla o protagonista Jimmy Hopkins, um adolescente encrenqueiro que foi internado por seus pais na Academia de Bullworth após estes não saberem mais como controlá-lo. No colégio interno, Jimmy é visto como valentão, mas logo descobre que há facções e outros obstáculos que deverão ser enfrentados para que ele se consagre como o "Rei de Bullworth".

Bem vindo a Bullworth Academy!


Jimmy Hopkins é o tipo de aluno que nenhuma escola deseja "carregar nas costas". Seu histórico nem um pouco bom: ele já cometeu vandalismo, usou linguagem imprópria com superiores, pichou muros e praticou bullying. De saco cheio, sua mãe decide colocá-lo em um internato para que ela possa viajar em lua-de-mel (com o padrasto de Jimmy) tranquila e sem ter que se preocupar com o garoto. O único lugar que aceitou se responsabilizar por Hopkins foi a Academia de Bullworth, consagrada escola da cidade de Bullworth.


Chegando em na Academia de Bullworth, Jimmy é recebido pela secretária do internato, que o avisa que ele deve ir ver o diretor Crabblesnitch imediatamente. O garoto resmunga, mas vai ao encontro do diretor. Lá os dois se apresentam e logo o Dr. Crabblesnitch fala sobre as normas da Academia e que Jimmy deve respeitá-las. Hopkins se retira para o seu dormitório, onde conhece Gary e Peter, que logo se tornam seus amigos.

Lugares de Bullworth Academy


A Academia de Bullworth certamente é um ótimo colégio interno, com a exceção de alguns alunos que fazem com que o colégio pareça o pior do mundo. Leia abaixo alguns dos principais lugares desse enorme lugar onde Jimmy estuda:
  • Prédio Principal: como o próprio nome diz, é o lugar principal do campus. Aqui se encontram as salas de aula, sala dos professores, lanchonete, teatro, armários (bom lugar para prender aqueles alunos chatos) e as salas administrativas, como a direção e a secretaria.
  • Biblioteca: a biblioteca é o point dos Nerds da Academia. Ali eles se encontram para, obviamente, estudar e marcar reuniões do Clube de Astronomia de Bullworth. Pelo pátio da biblioteca, é possível ter acesso a um atalho para o Observatório.
  • Ginásio/Campo de Futebol: os dois lugares são onde os Jocks, time de futebol de Bullworth, usa para treinar, além de servir para as aulas de educação física. No ginásio é possível praticar dodgeball e luta, além de abrigar a piscina olímpica (no jogo ela não está disponível para uso do jogador). Na parte externa há duas quadras de basquete. O campo de futebol é uma das grandes atrações do colégio e palco das maiores partidas de futebol americano de Bullworth.
  • Casa dos Harrington: prédio pertencente aos Preppies. Foi fundado pelo pai de Derby, Mr. Harrington, e é o lugar que os Preppies usam para se reunir e aonde dormem (apesar de que quando ligamos o alarme no dormitório, vemos alguns Preppies saindo). Dentro do prédio há obras de arte, monumentos, objetos de grande valor e um andar botânico.
  • Mecânica: lugar que serve para as aulas de mecânica, propriamente dito. Neste lugar encontram-se os Greasers, que adotam visuais dos anos 50. Aqui também é o local onde Jimmy adquire o skate, que facilita o deslocamento pela escola e pela cidade.
  • Dormitório dos Meninos: No dormitório se encontra o quarto de Jimmy, onde ele guarda suas roupas e coisas, além dos troféus e conquistas que ele ganha durante o jogo. Vemos nesse lugar os Bullies como maioria. A partir das 19:00h é o toque de recolher, com limite de quatro horas para você ir dormir. Jimmy acorda às 8:00h.

Lugares de Bullworth


A partir do Capítulo 2, o portão do colégio é aberto e você pode ir a diversos outros lugares - que vão sendo liberados conforme você progride no jogo. Confira alguns deles a seguir:
  • Centro de Bullworth: o Centro é a parte comercial de Bullworth, abrigando várias lojas, como barbearias, lojas de roupas e mini-mercados e também onde se localiza a Prefeitura da cidade. O Centro é o lugar mais frequentado pelos Nerds, além do parque de diversões.
  • Vale da Velha Bullworth: o Vale da Velha Bullworth pode ser dividido em duas partes: uma comercial, menor que o Centro, que abriga o cinema, o porto, o parque de diversões, a loja de bicicletas e o centro de boxe dos Preppies. A outra parte é completamente residencial e é onde mora a maioria dos Preppies e o líder dos Bullies, Russel Northrop.
  • Nova Coventry: certamente o bairro mais pobre de Bullworth. Aqui é o lugar preferido dos Greasers e abriga ferrovias abandonadas e a maioria dos mendigos da cidade.
  • Parque Industrial Céus Azuis: como o próprio nome diz, é a zona industrial de Bullworth. A maioria das casas são completamente rurais e ficam ao lado de grandes fábricas e prédios industriais. Os Townies gostam bastante daqui.
  • Manicômio Volts Felizes: O manicômio de Bullworth fica entre o Parque Industrial e a Academia de Bullworth. Aqui, como qualquer hospício, abriga diversos loucos da cidade, em sua maioria os Townies. Jimmy não pode entrar aqui sem o uniforme de funcionário, que é adquirido no Capítulo 5.

As Facções


Como você leu anteriormente nesta matéria, Bully é um jogo que contém diversas facções, espalhadas pela Academia e pela cidade de Bullworth. Enquanto progride nas missões, você irá enfrentar cada uma delas, e no final dos capítulos, seus respectivos líderes. Quando você vira amigo de uma facção, você pode pagar alguns dólares para certos membros dela para lhe ajudarem a bater em outras facções. Confira abaixo mais um pouco sobre elas:
  • Bullies: os Bullies é a única facção que não possui um esconderijo no jogo. Podem ser identificados por vestirem o uniforme branco, calça jeans azul e tênis. Seu líder e primeiro chefe do jogo é o valentão Russel Northrop, que vira grande amigo de Jimmy ao decorrer do jogo.
  • Preppies: todos os Preppies são ricos e gostam de praticar boxe. São identificados por vestirem o uniforme xadrez de cor azul e por seus cabelos bem arrumados. Na Academia, encontram-se sempre na Casa dos Harrington, e na cidade, no Vale da Velha Bullworth. Seu líder é Derby Harrington.
  • Greasers: os Greasers, ao contrário dos Preppies, não esbanjam riqueza. Podem ser identificados por vestirem jaquetas jeans ou de couro e por seus cabelos bem modelados com gel. No campus, são vistos na Mecânica, e na cidade, em Nova Coventry. Seu líder é Johnny Vincent.
  • Nerds: os Nerds usam os suéteres verdes do Clube de Astronomia. Também usam óculos, andam errado e ou são muito altos ou muito baixos, assim como gordos ou magricelos. Não sabem lutar bem, mas são responsáveis por criar alguns lançadores de projéteis muito úteis para Jimmy. Encontram-se na biblioteca do colégio ou na loja de quadrinhos do Centro. Seu líder é Earnest Jones.
  • Jocks: os Jocks são os mais fortes do colégio por serem atletas, mas com certeza são os mais burros (ao contrário dos Nerds, que são fracos e inteligentes). Sempre quando há algum Nerd perto do ginásio, eles não hesitam em atacá-lo. Raramente são vistos fora do campus, há não ser no parque de diversões. Seu líder é Ted Thompson.
  • Townies: os membros dos Townies consistem naqueles alunos que foram expulsos da Academia de Bullworth. São extremamente rebeldes e vândalos e geralmente são vistos agredindo qualquer pessoa que passe perto deles. Encontram-se em massa no Parque Industrial e são vistos espalhados pelo Centro e por Nova Coventry. Seu líder é Edgar Munsen.

As Namoradas de Jimmy


Jimmy pode namorar algumas garotas no jogo, geralmente affairs dos líderes das facções. Você pode dar presentes à ela, como flores e bombons. Quando conquista uma garota, você recebe uma foto dela que fica ao lado da sua cama no dormitório. Confira abaixo cada uma delas:
  • Beatrice Trudeau: Beatrice faz parte dos Nerds. Não é vista com nenhum garoto, com exceção de Jimmy. Você pode conquistá-la ao recuperar seu diário, no Capítulo 1.
  • Pinky Gauthier: Pinky faz parte dos Preppies. Geralmente, é vista com o líder, Derby Harrington. Você pode conquistá-la ao levá-la ao parque de diversões e ao cinema, no Capítulo 2.
  • Lola Lombardi: Lola faz parte dos Greasers. Geralmente, é vista com o líder, Johnny Vicent. Você pode conquistá-la ao ganhar de Johnny na corrida de bicicletas, no Capítulo 3.
  • Mandy Wiles: Mandy é líder de torcida e faz parte dos Jocks. Geralmente, é vista com o líder, Ted Thompson. Você pode conquistá-la ao recolher os pôsteres dela espalhados pelo Centro, no Capítulo 4.
  • Zoe Taylor: Zoe faz parte dos Townies, porque também foi expulsa da Academia de Bullworth. Não é vista com nenhum outro rapaz a não ser Jimmy. Você a conquista ao terminar o jogo, no Capítulo 5.

Matérias e Professores


Como em qualquer colégio - ou pelo menos na maioria - você deve estudar. Na Academia de Bullworth não é diferente: na versão de PlayStation 2, o jogo apresenta seis matérias, que são divididos em três dias (uma matéria é durante a manhã e outra a tarde). Se você não aparecer na aula em até meia hora depois do sinal, os monitores irão atrás de Jimmy (a não ser que seja uma matéria que você já tenha completado). Confira abaixo mais um pouco sobre elas e seus respectivos professores:
  • Artes: a aula de artes é muito simples: você deve desenhar o quadro traçando linhas e evitando obstáculos, como tesoura e borracha. A recompensa por cada aula é você aperfeiçoar sua "técnica" com garotas, tal como beijá-las e recuperar dano. A professora dessa classe é a Srta. Philips.
  • Química: a aula de química talvez seja a mais fácil, ainda mais para quem joga God of War. Basta você ir apertando os botões que aparecem na caixa preta, sem errar nenhum. As recompensas são instrumentos para Jimmy usar nos seus inimigos, como pó-de-mico, bombas de fedor e fogos de artifício. O professor dessa classe é o Dr. Watts.
  • Inglês: a aula de inglês pode ser considerada a mais difícil. Em cada aula são dadas várias palavras, que estão embaralhadas em poucas letras e devem ser montadas em certo tempo. As recompensas para cada aula são você aperfeiçoar sua capacidade de "enrolação", como pedir desculpas a monitores por algo que você fez de errado. O professor dessa classe é o alcoólatra Sr. Galloway.
  • Educação Física: a aula de educação física com certeza é a mais divertida. Ela varia a cada dia, sendo num luta e noutro dodgeball (a nossa famosa "queimada"). As recompensas são você aperfeiçoar o seu combate e a precisão com as armas. O professor dessa classe é o pervertido Sr. Burton.
  • Mecânica: a aula de mecânica lembra bastante a de química, mas nessa as novidades são você girar os analógicos e apertar seguidamente os botões. A cada aula completa, Jimmy ganha uma nova bicicleta, que pode ser pega em qualquer garagem espalhada por Bullworth. O professora dessa classe é o Neil.
  • Fotografia: a aula de fotografia, assim como a de educação física, é muito divertida. A cada aula é pedido que você tire fotografias de algo, como da Academia ou de lugares de Bullworth, porém, isso deve ser feito em certo tempo. As recompensas são bem relativas a classe, como a câmera digital e um álbum de fotografias (que pode ser acessado pelo menu do jogo). A professora dessa classe, assim como a de artes, é a Srta. Philips.

Recepção do jogo


  • Pela crítica: Bully foi um jogo muito bem recebido pela crítica, assim como a maioria dos da Rockstar. Algumas das notas incluem um 8.9/10 do IGN, 9/10 do Games Radar e 8.7/10 do Gamespot, além de estar entre os 10 melhores jogos de 2006 de acordo com a PlayStation Magazine. Dentre os prêmios, incluem-se "Melhor Jogo de Ação de PlayStation 2" e "Melhor Trilha Sonora" dados pelo IGN e Gamespot, respectivamente.
  • Pelo Governo: o Governo, tanto americano quanto brasileiro, viu Bully como um jogo violento e incentivador às práticas de bullying nos colégios. O jogo quase foi proibido no estado da Flórida, nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil foi banido pelo juiz Flávio Mendes Rabelo, alegando que o jogo pode ser prejudicial para adolescentes e até para adultos. Em 2007, foi listado pelo Yahoo! Games como um dos jogos mais controversos de todos os tempos.
Apesar da má recepção do jogo pelos pais e educadores, Bully certamente é um jogo que vale a pena jogar mais de uma vez, pois é muito difícil de enjoar dele (eu mesmo o zerei três vezes no PlayStation 2 e duas no Nintendo Wii). Se você ainda não jogou e possui um PS2, não perca essa chance. Infelizmente, a Rockstar não anunciou nenhum Bully 2, mas a esperança é a última que morre, não? (e nós gamers sabemos muito bem disso).

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. From the past? Que triste só o joguei no ano passado...

    ResponderExcluir
  2. Saudades de quando tava zerando.
    As missoes são faceis,mas nem por isso chatas.
    Excelente jogo.

    ResponderExcluir
  3. Adorava jogar esse jogo!
    Me lembro que meu primo, que não sabia jogar, me pediu para zera-lo para ele... Acabei zerando duas vezes.

    ResponderExcluir