Blast from the Past

Blast from the Past: Chocobo’s Dungeon 2 (PS)

Imagine um jogo meigo, com elementos fofos e uma música mais fofa ainda. Imaginou? Acrescente agora um tema ingênuo e personagens simpáti... (por Anônimo em 05/11/2011, via PlayStation Blast)

cd2Imagine um jogo meigo, com elementos fofos e uma música mais fofa ainda. Imaginou? Acrescente agora um tema ingênuo e personagens simpáticos de Final Fantasy. E agora? Some isso a elementos de RPG, algumas músicas já conhecidas do mundo de Final Fantasy e voilá, eis que surge Chocobo’s Dungeon 2 para seu PlayStation. Lançado em 1999 na América do Norte, este é um título com um tema bastante ingênuo, lembrando muito jogos infantis.

Visual meigo

Boco_(Chocobo_'s_Mysterious_Dungeon_2)Elementos infantis, personagens carismáticos e em miniatura. Cores vivas e um jeito inocente. Não é óbvio? Este jogo exige que você o enxergue (e jogue) com os olhos de uma criança. Não espere por nada tão fantasticamente agressivo como os Limit Breaks de Cloud ou o Blasting Zone ou Lion Heart de Squall, tudo aqui é bem ingênuo e com um humor bobo. Os personagens são todos no estilo SD, o que já remete a algo mais leve e, todos os personagens, são sprites renderizados. Os cenários, diferente dos personagens, são em 3D e dão um verdadeiro “ar da graça” ao jogo.

chocobos_dungeon_2_002 

chocobos_dungeon_2_003 chocodungeon2psx_004-large

Jogatina enjoativa

Apesar de toda a fofura na aparência do jogo e seus personagens, a jogabilidade do game é totalmente tediosa. Andar pelas dungeons, coletar itens e matar inimigos se torna enjoativo já nas primeiras dungeons. Você pode tentar criar armas no seu inventário. Quem sabe não fique tão repetitivo assim. Outro fator que, para muitos jogadores, era algo desanimador, se mostra quando você morre durante uma dungeon. Todos seus itens ganhos são perdidos e você retorna ao início da mesma.

Sempre em dupla

CD2_ShiromaNão se desespere se em algum momento do jogo você estiver só. Esses momentos são raros. Há vários companheiros que ajudarão o pequeno Chocobo nessa empreitada, entre eles: A maga branca Shiroma, o mecânico Cid e o conhecido Moogle. Quando a situação apertar, serão eles que estarão te ajudando a chutar umas bundas.

Som “squareano”

O som segue o estilo padrão da Square. Batidas e músicas no estilo Jazz somados aos efeitos sonoros 16-bit bastante comuns da empresa. Algo semelhante à Final Fantasy VIII. Ao contrário de muitas críticas do tempo, em que falavam que o som era repetitivo e te faria preferir explodir as caixas de som da TV, as músicas e os efeitos sonoros fazem bem o seu papel. Afinal, são músicas tradicionais da série, bem compostas e com muitos anos de criação.

Finalizando

ChocoD2CidFatChocobo&Boco Mesmo com dungeons repetitivas e uma aparência infantil, Chocobo’s Dungeon 2 é um jogo que merece ser jogado até pelos mais hardcores. Afinal, se trata de um personagem da franquia de Final Fantasy e, você, como fã da série, se viu mais que obrigado a jogá-lo também. As cores, a boa música e a qualidade já popular da empresa fazem desse jogo um dos títulos obrigatórios para todo e qualquer fanático por RPGs.


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. deveria ter revista p/ baixar que nem tem nintendo blast

    ResponderExcluir
  2. -Esse jogo é excelente!
    fez parte da minha infância eu recomendo já zerei ele umas 2 vezes.
    mais queria saber mesmo do primeiro da serie nunca achei acho que só ficou no japão.
    -sem falar que o sistema de pokemon mysteri dungeon foi baseado nesse jogo pois é uma copia *coisa feia n?* mas como tudo é copia hoje em dia fazer o que v:
    -tem uma versão de wii no estilo desse mas n chega aos pés da do PS1 ainda.

    ResponderExcluir