Perfil: Shiva (Final Fantasy)

" Wind, fade to silence and light, give us power! Shiva! "   Quem jogou alguns dos títulos de Final Fantasy , sabe ... (por Anônimo em 02/12/2011, via PlayStation Blast)

"Wind, fade to silence and light, give us power! Shiva!"

Shiva_(FFXI)

 

Quem jogou alguns dos títulos de Final Fantasy, sabe como Shiva é uma das melhores e mais belas invocações. Não só pela aparência estonteante, mas por seu alto poder de devastação, ainda mais quando seus oponentes são elementais de fogo. Mais que um corpo bonito, Shiva possui literalmente um sangue tão frio que é encarada algumas vezes como inimiga, que faz seu grupo sofrer um bocado antes de possuí-la. Leia um pouco mais sobre a possuidora do famoso Diamond Dust

Uma pequena volta às origens

shiva Shiva é um deus hindu que divide o Trimurti ao lado de Brama e Vixnu. Na tradição Hindu, Shiva é denominado o Destruidor e o Renovador ao mesmo tempo, possuindo uma linha que tende a recomeçar do zero. Em uma das suas primeiras representações, no Neolítico, Shiva foi colocado como o “Senhor dos Animais”.

Segundo a tradição, Shiva possui um tridente chamado Trishula ao qual é usada para destruir toda a ignorância humana e cada uma de suas pontas representam a inércia, o movimento e o equilíbrio.

A serpente que envolve algumas respresentações de Shiva também possui um significado bastante astuto. Ela representa a vitória sobre a morte e a imortalidade adquirida, como também a ativação de um estado de hiperconsciência, em que a mente se expande para o horizonte.

Existem várias outras referências a figura de Shiva, como o fogo que entra em contradição com a Shiva do mundo de Final Fantasy. Aqui ela domina o fogo que significa a transformação e a renovação. Mas, isso é outra história. Vamos para o que interessa.

shiva_parvati_and_ganesha_seated_against_a_shiva_or51

Shiva é uma invocação (ou summon) do mundo mágico de Final Fantasy. Possui um ataque assinatura chamado Diamond Dust em que pulveriza todos seus inimigos com uma cortida densa de gelo. Admita! Mulheres de azul sempre foram sedutoras e altamente perigosas. Shiva nunca teve uma história de grande importância. É considerada a mais amigável das invocações e, conhecida como a Rainha de Gelo, teve papéis nos enrendos de Final Fantasy pouco expressivos. Em Final Fantasy XIII, Shiva é personificada em um par de irmãs chamadas Nix e Stiria.

Beleza que paralisa

Artwork de Shiva para FFXIII Shiva possui a forma de uma mulher com um corpo pálido de cor azul, usa pouca roupa e não carrega armas. Utiliza seu ataque principal com gestos manuais e mais tarde, utiliza-se de socos e chutes. E, sim, eu sei que continua pensando na parte em que ela veste pouca roupa. Eu também.

Gelo pra todo lado

DFFShiva

Confira a seguir, algumas das zilhões de aparições de Shiva no mundo de Final Fantasy.

Shiva, em Final Fantasy IV, tem um alto custo de invocação, porém um grande poder. Custo de 40 mp e um ataque de 120, geralmente atacando todos os inimigos em batalha.

Shiva, em Final Fantasy V, é facilmente encontrada na Torre do Walse Castle. Esta é a primeira vez que você encara Shiva como um chefe. Ela tem um custo de 10 mp e usa ataques de gelo medianos.

Shiva, em Final Fantasy VI, aparece como um Esper e em determinado momento, Kefka drena seu poder juntando-a com Ifrit. O poder de invocação de Shiva é de 52 e o custo para invocá-la é 27 mp.

Shiva, em Final Fantasy VII, é uma Materia obtida depois que Cloud derrota o chefe Bottoswell. O poder de encanto de Shiva equivale a 1.5x a base de dano mágico.

Shiva, em Final Fantasy VIII, é uma GF (Guardian Force) adquirida nos primeiros momentos do jogo. Muito útil na luta contra Ifrit durante a primeira dungeon, Shiva inova com seu devastador Diamond Dust e nova aparência.

Shiva, em Final Fantasy IX, é uma Eidolon invocada pela princesa Garnet. Segundo algumas antigas escrituras, Shiva foi encontrada em forma de criança e com o passar do tempo cresceu até adquirir sua forma adulta. Shiva custa cerca de 24 mp para ser invocada.

Shiva, em Final Fantasy X, é obtida depois que Yuna visita o templo Macalania. Durante a batalha contra Seymour mostra um grande poder de evasão e agilidade. Com seu Heavenly Strike ao atingir o oponente, além de causar dano, atrasa seu turno. Na versão Pal-m de FFX, você encara Dark Shiva, uma forma tenebrosa que te fará cruzar as pernas, passar batom e mudar seu nome para Gorete, após as inúmeras derrotas consecutivas.  Já, em Final Fantasy X-2, ela volta sob a forma de um chefão.

Shiva, em Final Fantasy XI, é uma dos seis avatares celestiais. Aparece depois que completa a quest “Trial By Ice”. Aqui, seu poder de ataque é tão devastador quanto picles com mostarda. Alguém gosta disso? Claro que não.

Shiva, em Final Fantasy XIII, são duas irmãs gêmeas chamadas Stiria e Nix. Em Final Fantasy XIII-2 são vistas possuindo cores diferentes do jogo original, o que leva a crer que são uma forma alternativa de Shiva.

Shiva, em Final Fantasy Tactics, é uma das melhores escolhas e pode te livrar de situações bastante embaraçosas. Apenas alguém da classe Summoner poderá invocá-la com um custo de 24 MP.

Agora que você soube um pouco mais sobre Shiva, contemple sua evolução durante todos os jogos da franquia neste video:

Revisão: Leandro Fernandes


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook