Blast from the Past

Blast from the Past: Marvel VS Capcom: Clash of Super Heroes (PS)

Após várias tentativas de jogos de lutas envolvendo crossovers pouco  satisfatórios, a Capcom acerta a mão e lança Marvel VS Capcom: Clash o... (por Anônimo em 24/03/2012, via PlayStation Blast)

imageApós várias tentativas de jogos de lutas envolvendo crossovers pouco  satisfatórios, a Capcom acerta a mão e lança Marvel VS Capcom: Clash of Super Heroes para Playstation. A versão original vem do Arcade e, mais certo que o Sol nascer no outro dia, a versão para PS se tornou limitada. Contudo, apesar da versão ser inferior à original, essa conversão para o 32-bits da Sony não fez feio e, de longe, é até hoje um dos melhores jogos de luta para o console.

Enredos nada caprichados

Apresentar Marvel VS Capcom inicialmente pelo enredo não é uma das coisas mais sábias a se fazer ao querer dizer que o jogo é bom. Mas ninguém se importa. Estamos falando de um jogo feito para os Arcades, onde o que mais importava para você era encher a cara do adversário com socos e pontapés como se não houvesse amanhã.

Basicamente, o enredo de MVC se passa em um momento crítico onde professor Xavier recruta vários heróis da Marvel e da Capcom para detê-lo antes que ele se funda com Magneto e saia por aí destruíndo lares e casas de rosquinhas.

Só não dá para entender uma coisa: Por que então raios os lutadores lutam contra si se o objetivo é detê-lo evitando a tal fusão? Ahhh! Estamos falando de um jogo de luta da Capcom! Então, que não percamos mais tempo!!

Pancadaria rolando solta

Aqui você escolhe entre 15 jogadores (com capacidade de desbloquear mais outros secretos). Após selecionar o primeiro jogador, você tem a opção de escolher entre “Partner Heroes” – um segundo jogador entre os 15 – e “Especial Heroes” – onde você escolhe entre 20 lutadores que te auxiliam com golpes curtos durante a luta. Depois de selecionado, você opta pelo modo de seleção que engloba as opções “Manual”, “Easy” e “Beginner”. O modo “Easy” é o mais recomendado para iniciantes, pois os golpes são semiautomatizados e há combos de fácil execução.

A partir daí, pronto! As possibilidades de combinações de golpes e especiais são quase que infinitas.

Os bons e velhos sprites

Seguindo a fórmula dos jogos de sucesso, Marvel VS Capcom conserva a jogabilidade e os gráficos em 2D. Para jogadores da frenética época dos arcades e dos consoles de 16-Bits, isso é o mesmo que servir uma gelada com um churrasco em uma casa cheia de mulheres durante um jogo clássico do campeonato brasileiro. E não diga que não!

Mesmo com gráficos em duas dimensões e bons efeitos, o jogo peca em acrescentar zoom quando o oponente é agarrado ou combos aéreos são executados. Para os mais exigentes, isso termina por estragar um pouco o encanto visual do jogo. Mas nada que comprometa e doa nos olhos.

Músicas conhecidas

Outro bom atrativo de MVC é o som. Efeitos sonoros excitantes e que transpiram impacto são bastante notáveis e realistas durante cada batalha. Dá para sentir o peso na armadura do Homem de Ferro e do Máquina de Guerra quando os dois andam ou recebem golpes em sua lataria. E isso fica ainda mais divertido com várias músicas bastante conhecidas de ambas as franquias. O tema de Strider está presente, ainda como temas cantados, como o de Roll, que divertem bastante durante a pancadaria.

No todo, Marvel VS Capcom: Clash of Super Heroes, apesar de suas perdas e acréscimos em relação a sua versão Arcade continua sendo ainda um excelente jogo para o Playstation. Quem o jogou sabe o quanto era divertido somar especiais e ainda jogar com o chefão e vencer o melhor amigo em uma partida a dois.

 

Revisão: Alan Murilo


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. pensei q esse cara ja tinha pego o beco?
    as matérias dele sempre são horriveis!!!

    ResponderExcluir
  2. O site não paga salário, que eu lembre. Então, acho dificil o tio Sybas, Sybellus ou Shitbella cair fora tão cedo.

    ResponderExcluir
  3. o mais engraçado q esses comentários, vcs respondem?
    mais a respeito de outra pergunta q fiz, nenhum me respondeu!
    na nintendo blast, o pessoal são mais criativos e respeitam o público, é por isso q vcs não te moral nenhuma!
    agora vcs irão vir pra debater isso?
    mais vou dar uma sugestão, vamos ver se vcs vão prestar a atenção? melhoream o conteúdo, se vcs não ganham pra isso, entaum deviam dar espaço para pessoas q realmente tem gosto para fazer com mais vontade. pode ser q vcs sejam criativos? mais acho dificil.... porém vcs podem tbm ser preguiçosos?

    ResponderExcluir