Perfil

Perfil: Jin Kazama (Tekken)

Apesar de sua primeira aparição ter sido em Tekken 3, Jin Kazama ganha cada vez mais destaque dentro da história de Tekken . Apesar de os ... (por Unknown em 18/03/2012, via PlayStation Blast)

180px-2086.JinKazamaTekken6Apesar de sua primeira aparição ter sido em Tekken 3, Jin Kazama ganha cada vez mais destaque dentro da história de Tekken. Apesar de os fãs mais antigos da franquia argumentarem que o personagem é apenas uma cópia de Kazuya Mishima, feita para prolongar a franquia e fazer a Namco arrecadar mais dinheiro, Jin conta uma base muito grande de simpatizantes e é escolha constante em campeonatos de Tekken, provando ser uma grande ameaça quando controlado por gamers experientes.
Descubra a seguir os detalhes sobre a conturbada relação entre Jin, Heihachi e Kazuya.
Embora muitos gamers não liguem para a história por trás de um jogo de luta, você encontrará spoilers a seguir. Prossiga com cuidado!

A origem do clã Mishima

Para entender a ligação de Jin com seu avô Heihachi, é preciso voltarmos quatro gerações na história e examinar a fundação da Zaibatsu Mishima. Para quem não sabe, zaibatsu é um termo japonês que designa grandes conglomerados industriais que influenciavam fortemente a política e a economia do Japão. Pois então, Jinpachi era considerado um dos dez melhores lutadores do mundo em sua época. Após confrontar seu filho Heihachi por este estar levando a empresa para fins estritamente militares, Jinpachi é destituído da presidência do grupo, acusado falsamente de corrupção. Mais tarde, Jinpachi tenta retomar o controle da empresa; porém, perde a luta para Heihachi e é aprisionado durante 50 anos na ilha de Hon-Maru. Durante esse tempo no qual estava comandando a empresa, Heihachi treina seu filho Kazuya na arte do Mishima Karatê. Quando Kazuya completa 5 anos Heihachi joga-o de um penhasco, apoiando-se no argumento de que seu herdeiro tem de ser uma pessoa que não apenas sobreviva à queda, mas que tenha força suficiente para ainda escalar o penhasco de volta – e é a partir daqui que temos estabelecida toda a base que explica a maldição que ronda a família Mishima.
Heihachi contra Jinpachi

Heihachi contra Jinpachi

Após ter sido atirado do penhasco, Kazuya entra em contato com uma entidade sobrenatural conhecida apenas como Devil, que oferece força suficiente para que ele sobreviva e tenha poder para destruir Heihachi em troca da sua alma. Após aceitar fazer o pacto, Kazuya continua treinando e participando de vários torneios pelo mundo, até que finalmente Heihachi organiza um campeonato conhecido como “O Rei do Torneio Punho de Ferro”. Kazuya avança até as finais sem muitos problemas e, na última luta, vence e humilha seu pai publicamente. Seu primeiro ato após vencer o torneio é jogar Heihachi ainda desmaiado do mesmo penhasco do qual ele próprio foi atirado.
Sob o comando de Kazuya, a Mishima Corporation se torna cada vez mais corrupta, envolvendo-se com atividades ilegais, como sequestro e assasinato.
Dois anos após o primeiro torneio, Kazuya anuncia o “O Rei do Torneio Punho de Ferro 2”. O que ninguém imaginava era que Heihachi sobreviveu à queda e ainda iria vencer Kazuya na final do novo torneio. Para se certificar de que Kazuya não volte novamente, Heihachi decide jogar seu corpo em um vulcão.

Jin finalmente entra em cena

Logo após a final do torneio, uma organização chamada Corporação G encontra o corpo de Kazuya e o ressucita. Com o intuito de obter o máximo poder possível do Devil gene, Kazuya se entrega à pesquisa do grupo.
Durante a segunda edição do torneio, Kazuya Mishima e Jun Kazama tiveram um filho. Já estava passando da hora de o Jin aparecer na seção, não estava?
Como Kazuya ficou desaparecido por quinze anos, Jin foi treinado por sua mãe no estilo Kazama de autodefesa.
Sentindo um grande perigo se aproximar, Jun comenta com Jin que se alguma coisa grave lhe acontecesse ele deveria procurar por seu avô. Logo após completar 15 anos, Jin é surpreendido pela morte de sua mãe e jura vingança contra Ogre, o ser que a matou.
A presença de Ogre é justificada pela ambição de Heihachi, que ouve falar de uma antiga lenda americana sobre uma criatura extremamente poderosa. Heihachi fica ainda mais fascinado com o poder da criatura ao saber que o grupo que havia enviado para investigá-lo foi dizimado. A partir desse momento, Heihachi já trama uma maneira de absorver o poder de Ogre: Jin seria a isca perfeita por possuir o mesmo Devil gene de Kazuya. Mais para frente, temos mais uma edição do torneio.
Curiosamente, a final é feita entre Ogre e o rival de Kazuya, o lutador Paul Phoenix. Paul derrota Ogre em sua forma humanoide, mas o pior ainda estava por vir e sobra para Jin derrotar True Ogre, sagrando-se agora como o novo campeão do torneio.

O confronto de três gerações

Pra variar um pouco, Heihachi tenta se combinar com os genes de True Ogre. Porém, para isso é necessário a presença do Devil gene, presentes em Jin e em Kazuya. Com o intuito de atrair um dos dois para se tornar ainda mais poderoso, o que acontece novamente?
Isso mesmo, agora já estamos na 4ª edição do Torneio do Punho de Ferro. Durante o torneio, Heihachi consegue capturar Jin e vencer Kazuya. Os três têm seu derradeiro encontro na Hon-Maru, no mesmo local onde o patriarca do clã foi aprisionado muito tempo atrás. O objetivo de Heihachi era promover uma grande batalha para poder fazer experiências com o Devil gene de seus descendentes. Entretanto, enquanto Jin está preso, Kazuya se funde totalmente com o Devil gene e derrota Heihachi mais uma vez. Com a intensidade dos combates, Jin também fica totalmente possuído pelo Devil gene e derrota seu pai. Heihachi acorda e tenta impedi-lo em um movimento, mas em vão. Porém, no exato momento em que iria matar Heihachi, Jin tem uma visão de sua mãe e sai voando do santuário, deixando seu avô vivo.
As três gerações do Clã Mishima

O retorno de Jinpachi

Logo após Jin sair de Hon-Maru, a Corporação G envia um exército de robôs para exterminar definitivamente Heihachi e Kazuya. Os dois chegam a lutar juntos por algum tempo, porém o Devil gene toma controle novamente e Kazuya foge, deixando seu pai morrer sozinho. Com a explosão causada pela autodetonação dos robôs, Jinpachi é libertado.
Com medo de que o Devil gene se apodere completamente de seu corpo, Jinpachi organiza a 5ª edição do torneio, na esperança de que alguém o mate.
Nesse ponto, vemos que a Nanco já esgotou totalmente a fonte de onde tirava tantas traições e ressurreições, pois Heihachi não estava morto, já que, com a explosão, ele foi arremessado para muito longe e, graças a seus poderes depois de ter se combinado a Ogre, ainda permanece vivo.
A final do torneio ocorre entre o primeiro e último herdeiro da linhagem Mishima, e nesse confronto quem se dá melhor é Devil Jin, que assume mais uma vez a Mishima Corporation e começa a declarar guerra contra algumas nações, apenas para disseminar o caos.

O derradeiro final, por enquanto

Em Tekken 6, após ser derrotado por Lars Alexandersson, que se revela como um filho não reconhecido por Heihachi, é revelado o motivo pelo qual Jin disseminou tanto mal: ele pretende acordar o demônio Azazel, que emerge à terra sempre que há algum grande mal presente. Ele também revela que a única criatura no mundo capaz de destruir o Devil gene é Azazel.
E eis que surge Azazel em sua forma demoníaca; mas, apesar de Lars também tê-lo derrotado, Jin diz que apenas um portador do Devil gene pode derrotá-lo definitivamente. Após a batalha final entre Jin e Azazel, o monstro é derrotado e atirado em um abismo.
Ao sair do templo, Jin ainda derrota seu pai e Heihachi novamente. Porém, ao final da luta, o templo começa a ruir e desaba. No final, Jin é encontrado na areia, desacordado. É muito provável que ele esteja vivo, dando margem para a Namco produzir outro Tekken.
Devil Jin em Tekken 6

Curiosidade

Jin é o único personagem que se sagrou campeão do torneio em duas edições consecutivas, em Tekken 3 e 4.

Uma pequena amostra dos combos de Jin em Street Fighter x Tekken

Revisão : Felipe Biavo

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook