Vem aí

Prévia: Silent Hill: Downpour (PS3)

Silent Hill é uma das principais séries do gênero survival horror, ao lado de Resident Evil e Fatal Frame . O mês de março é, praticamente, ... (por Alex Sandro de Mattos em 08/03/2012, via PlayStation Blast)

Silent Hill: DownpourSilent Hill é uma das principais séries do gênero survival horror, ao lado de Resident Evil e Fatal Frame. O mês de março é, praticamente, o mês da série. Foi lançado Silent Hill: Collection HD, que reúne os três primeiros episódios em alta definição, no dia 6 de março para PlayStation 3; o PS Vita receberá Silent Hill: Book of Memories, game exclusivo para o novíssimo portátil e ainda há o lançamento do aguardado Silent Hill: Downpour, para a nossa querida caixa preta. E assim como os últimos episódios, o oitavo título da franquia vem com diversas mudanças, mas sem deixar o espírito que conquistou inúmeros fãs de lado.

“Welcome to Silent Hill”

Murphy Pendleton é prisioneiro. Sinal de coisa boa ele não fez...Diferentemente da série Resident Evil, Silent Hill aposta no terror psicológico e no envolvimento do personagem com a cidade homônima do game. E Downpour não será diferente. O protagonista é Murphy Pendleton, um prisioneiro que escapou após o veículo que o transportava capotar na estrada. E adivinha para onde ele foge? Para Silent Hill. Seria mais aconselhável que ele fosse para a prisão mesmo...

A Konami promete que Silent Hill: Downpour será imenso. Boa parte da história se passará em uma região que nunca foi explorada em outros jogos da série. Curiosamente, alguns locais clássicos que apareceram em games anteriores, como a escola e o hospital, não serão exploráveis, porém, a cidade será tão grande que haverá até um trem para o jogador se locomover mais rapidamente. A sensação de solidão também continua e haverá alguns personagens, como um carteiro, uma garotinha e uma policial para interagir.

O título Downpour, que seria algo como “chuva torrencial”, faz referência a um dos elementos essenciais no game, a água. Enigmas envolvendo o líquido e chuva estarão presentes em diversos momentos. E por falar nos enigmas, será possível aumentar o nível de dificuldade dos mesmos, assim como dos inimigos. Esperamos que haja vários puzzles para serem solucionados, pois os últimos títulos da franquia ficaram devendo nesse aspecto.

Dançando na chuva? Não. Correndo de monstros na chuva!
Downpour seguirá a mesma linha de Shattered Memories, lançado para PlayStation 2 e Nintendo Wii, onde o comportamento e decisões tomadas pelo jogador influenciarão no enredo. As características com games anteriores também se refletem nos combates. Assim como Silent Hill: Origins (PSP e PS2), as armas que Murphy carrega possuem durabilidade, ou seja, são quebráveis. Além disso, o protagonista só carregará uma única arma por vez. Evitar os combates com os inimigos pode ser uma solução mais viável do que arriscar sofrer danos.

O presidente da Konami, Shinji Hirano, disse que a “equipe está trabalhando para criar um game de horror da nova geração que os fãs realmente desejam, em honra à rica história e legado de Silent Hill”. No que depender das palavras de Hirano, Downpour promete resgatar o espírito dos três primeiros episódios da série, considerados por muitos como os melhores.

Uma sala de estar em Silent Hill, é um sinal de "estar" ferrado "Deixa eu testar essa marreta e ver se funciona..."

Névoas de incertezas

As incertezas sobre Downpour estão relacionadas às mudanças que a série vem sofrendo desde que o Team Silent, a equipe que desenvolveu a franquia até o terceiro título, foi desfeita. Após a Climax, estúdio que cuidou de Silent Hill a partir de Origins, Downpour está nas mãos da Vatra Games, um estúdio tcheco, especialista em FPS (jogos de tiro em primeira pessoa). Um dos maiores medos é que o novo game foque em combate, assim como ocorreu com o criticado SH: Homecoming. Porém, já foi confirmado que o jogo será em terceira pessoa.

"Ô coisinha tão bonitinha do pai" Ficar perdido em Silent Hill não é uma das melhores coisas que se pode acontecer.

Outra mudança que a série vai sofrer é no áudio. O mestre Akira Yamaoka deixou a Konami e as canções, sempre destacáveis em todos os games da franquia, estão por conta de Daniel Licht. Licht prometeu que não irá alterar o estilo consagrado de Yamaoka e que o áudio de Downpour será tão bom quanto os episódios anteriores. Para quem não sabe, Licht é responsável pelas composições na série de televisão Dexter.

O visual do game também vem sendo criticado. Downpour usará a Unreal Engine 3, uma engine gráfica lançada em 2005. Mesmo assim, Silent Hill nunca apostou em um visual estrondoso, mas aceitável o suficiente para a proposta do game, que foca na história. Portanto, não espere gráficos ultra-realistas.

A gigante e explorável Silent Hill

Chuva de medo

Que o gênero survival-horror está escasso de títulos, isso não é novidade para ninguém. Downpour está aí para provar que jogos de terror ainda podem surpreender. Só nos resta aguardar e ver se o game cumprirá o que promete ou se irá escoar com a água da chuva. Portanto, só aguardar até o dia 13 de março para colocar o medo à prova.

Silent HillSilent HillSilent HillSilent Hill
Silent Hill: Downpour (PS3)
Produtora: Konami
Desenvolvedora:Vatra Games
Gênero: Survival horror
Lançamento: 13 de março de 2012
Expectativa: 4/5
 Revisão: Leandro Fernandes

é formado em Gestão de TI. Entre se aventurar por Hyrule e se perder em Silent Hill, gosta de publicar fatos interessantes e bobagens no PlayStation Blast. Pode ser encontrado jogando games 2D e também no Facebook.

Comentários

Google
Disqus
Facebook