Jogamos

Análise: Kingdom Hearts: Birth by Sleep (PSP)

Kingdom Hearts é a série da aclamada Square Enix que combina com sucesso os universos Disney e Final Fantasy numa história original e abs... (por Luciano Alencastro em 01/04/2012, via PlayStation Blast)

Kingdom-Hearts-Birth-by-Sleep-1Kingdom Hearts é a série da aclamada Square Enix que combina com sucesso os universos Disney e Final Fantasy numa história original e absurdamente envolvente. A sequência Birth by Sleep na verdade é uma volta ao passado, explicando as origens da Keyblade e muitas lacunas deixadas por Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II, para PlayStation 2. Se você é novato na série, esse título é um excelente começo. Muitas surpresas e reviravoltas te esperam nesse sucesso imperdível para PlayStation Portable. Não se preocupe, não estragarei nenhuma delas. Pode ler à vontade!

A primeira jornada


Terra, Aqua e Ventus são três amigos que treinam para se tornar um Keyblade Station_CharacterMaster, seguindo os ensinamentos do Mestre Eraqus. É chegado o grande dia para escolha do próximo mestre: Terra e Aqua decidirão na presença de um ilustre convidado e antigo conhecido da série. Porém, algumas coisas fogem do controle e fazem com que Ventus também participe, ainda que sem concorrer ao título. Numa trama de enganações e meias verdades, os três partem em rumos diferentes na descoberta do universo que os cerca e em busca da verdadeira razão pela qual usar uma Keyblade. A batalha entre luz e escuridão toma proporções que te fazem até pensar na luta interna desses dois elementos dentro de nós mesmos.

kingdom_hearts__birth_by_sleep_wall_4
ven1
Cada um dos personagens segue uma história diferente e complementar, onde só é possível ter um entendimento completo do jogo após finalizá-lo com os três personagens separadamente. Por incrível que pareça, não é uma tarefa repetitiva, já que alguns cenários possuem áreas exclusivas para determinado personagem, assim como bosses e mini games.

Dessa vez você visitará cenários já conhecidos, porém por outros ângulos, e também cenários ainda não vistos no universo de Kingdom Hearts, mas com uma diferença - sozinho. Pateta e Donald não estãoKeyblade_Glider_(Ventus) aqui para te ajudar através dessa jornada. Os summons agora dão lugar ao D-Link: em vez de chamarmos o próprio personagem para batalha por um momento, eles emprestam sua habilidade especial para a keyblade, por um curto espaço de tempo.

Tornando-se um Keyblade Master


Kingdom-Hearts-Birth-By-Sleep---Battle-SystemJá ouvi dizer que Kingdom Hearts é um jogo button mashing, onde basta apertar os botões descontroladamente e então está tudo resolvido. Com certeza a pessoa que falou isso passou pelos jogos na dificuldade mais baixa possível. Em Kingdom Hearts: Birth by Sleep, a mecânica é a mesma – batalha em tempo real com possibilidade de desvio e com tempo para recarregar ataques. É possível customizar o deck de movimentos, o que dá bastante trabalho. Existem 4 modos de jogo. O Standard Mode te dá certo grau de dificuldade, caso você nunca tenha jogado nenhum jogo da série. Para os veteranos, Proud Mode dá um desafio legal e deixa o jogo mais divertido. O Critical Mode deixa até mesmo os experts no jogo com vontade de mandar o PSP pelos ares de tamanho é o dano que o personagem sofre. Nada que um bom treino e persistência não resolvam. As recompensas continuam sendo por nível de dificuldade, então vale muito a pena se esforçar um pouco mais para descobrir a verdade por trás de tudo.

A dificuldade de se conseguir munny é alta, te fazendo voltar aos cenários de Star_seekerbatalha para juntar uma graninha e comprar aquela habilidade que acabou de aparecer na lojinha. As habilidades, por sua vez, são encontradas nas batalhas, nas lojas e podem ser combinadas para criar novas. Descobrir que tipo de combinações formam quais habilidades sem nenhum guia é um jogo à parte (sugiro sempre ter um caderninho para anotar os resultados). Ataques novos e antigos combinados com as diversas keyblades disponíveis te farão testar toda a sua destreza contra os inimigos... mas não é só isso.

jp94sqwv8kybmkplz1fkb8vzdp9wg7z8A Mirage Arena é um dos mundos acessíveis no mapa de Birth by Sleep. Nela é possível conectar-se a outros jogadores, online ou off-line, e testar suas técnicas de batalha no set que você criou para cada personagem. Como recompensa, seu nível de arena aumenta e novos (e raros) itens ficam disponíveis para compra. Há também um modo de treinamento que te dá pontos na arena.


CommandBoardMainMenuOs famosos mini-games da série também estão presentes. É possível fazer uma corrida de karts, tiro-ao-alvo, entre outros. Através do Command Board, disponível no menu, você pode desafiar personagens diferentes num divertido jogo de tabuleiro onde você aposta suas cartas de habilidades e pode elevar seus níveis e até ganhar outras. Novos boards são liberados à medida que você avança no jogo e completa quests diferentes.

aqua1Ao final do jogo, é possível acessar os Trinity Archives¸ que são arquivos que guardam o progresso e os vídeos de cada um dos três 94px-Aqua_Charm_Artworkpersonagens. Aqui é possível ter uma timeline verdadeira dos eventos em Birth By Sleep, fornecendo uma clareza maior para quem jogou com os personagens em ordem diferente. Além desse presente, você também pode liberar 8 troféus no jogo. Infelizmente não contam para seu nível de jogo da PSN, mas aparecem no menu inicial para você se gabar dos seus feitos com seus amigos.

A magia de Kingdom Hearts


A trilha sonora de Kingdom Hearts é sempre recheada dos clássicos da Disney, e dessa vez não poderia ser diferente. Dependendo do cenário que você está, é possível reconhecer a música tema do filme de animação ao qual ela pertence. Nos momentos de tensão a música ajuda a criar o clima e aumentar o nervosismo. Infelizmente, por diversas vezes toda a coisa se torna repetitiva e cansativa, principalmente nos replays e na hora de treinar o seu personagem. Contudo, nada que te faça querer jogar sem fone de ouvido.

No aspecto gráfico, Birth by Sleep é lindo como todo jogo da Square Enix e, apesaVanitasr das limitações do PSP, é o que apresenta melhor qualidade gráfica dentre as versões lançadas para Sony. O mundo cartoon é muito bem retratado e bonito de se ver. Os poderes de maior força também são um espetáculo à parte. Mas nem tudo são flores: as falhas de câmera durante as batalhas e na hora de um ataque específico não são tão raras. Às vezes, a visão gira para baixo do personagem e tudo que você vê é uma tela preta e o esqueleto gráfico deles.

A combinação da música tema com a abertura do jogo te faz querer assistir tudo de novo a cada vez que você inicia o PSP. Utada Hikaru dá mais um show com a música Simple and Clean, que te convida a entrar na magia e na história do jogo.

Abertura de Kingdom Hearts–Birth by Sleep (PSP)

Se você é fã de RPG e teve uma infância recheada de filmes da Disney, Kingdom TERRA1_100520112627Hearts é uma franquia imperdível. Nada melhor que fazer parte das histórias que você apenas assistia e enfrentar antigos vilões e, quem sabe, até ficar do lado deles?
Keyblades
Kingdom Hearts: Birth by Sleep – PlayStation Portable (PSP) – Nota Final: 9.0
Gráficos: 9.0 | Som: 9.0 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 9.0

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook